Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os itens abaixo apresentam reescrituras de partes de um texto relativo ao Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB/RJ). Julgue-os quanto à correção gramatical.
No final da década de 80, resgatando o valor simbólico e arquitetônico do prédio, o Banco do Brasil, decidiu-se pela preservação do prédio ao transformá-lo em um centro cultural
Os itens abaixo apresentam reescrituras de partes de um texto relativo ao Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB/RJ). Julgue-os quanto à correção gramatical.
O projeto de adaptação preservou o requinte das colunas, dos ornamentos, do mármore que sobe do salão de entrada pelas escadarias e retrabalhou a cúpula sobre a rotunda.
Os itens abaixo apresentam reescrituras de partes de um texto relativo ao Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB/RJ). Julgue-os quanto à correção gramatical.
Com 17.000 metros quadrados, o CCBB/RJ transformou-se em pólo multimídia e fórum de debates, pois integra muitos espaços em um só, onde a arte está permanentemente em cartaz.
A partir do texto, pode-se afirmar que Leonardo da Vinci foi um dos mais célebres pensadores renascentistas que se aproximou da:
Aplicação do princípio do método dedutivo.
Idéia do caráter mágico do conhecimento.
Realização do princípio da universalidade.
Conquista dos conhecimentos espaciais.
Leia as frases abaixo:
Com base nos textos é correto afirmar que a expansão marítima européia:Dependeu de progressos náuticos que, para a época, podem ser considerados verdadeiramente revolucionários
Demonstrou que os conhecimentos do homem moderno sobre navegação eram considerados extremamente precários.
Resultou da utilização de processos de fabricação e orientação náuticos desenvolvidos pelos chineses e polinésio
Desacelerou o desenvolvimento dos conhecimentos sobre navegação marítima do homem moderno.
A democracia era o sistema político predominante em Atenas. No entanto, pode-se fazer a seguinte ressalva à democracia ateniense:
Era uma democracia parcial, já que somente aos homens era possibilitado o seu exercício.
Era uma democracia excludente, pois não se aplicava às mulheres, aos estrangeiros e aos escravos.
Não se aplicava na prática, pois a sociedade permanecia oligárquica.
Assim como em Esparta, a política era uma atividade restrita aos homens guerreiros.
Para Platão, o homem atinge o mundo real:
Pela experiência.
Pelo conhecimento.
Pelas sensações.
Pela virtude pessoal.
A respeito da Revolução Agrícola, assinale a alternativa CORRETA:
Foi o primeiro salto evolutivo da cultura humana e permitiu os passos posteriores.
Perdeu sua importância como avanço cultural diante das tecnologias mais modernas.
Não está relacionada aos avanços técnicos posteriormente alcançados pela humanidade.
Por promover uma atividade ligada à natureza (agricultura), não influenciou as descobertas tecnológicas.
Considere a afirmação abaixo e assinale a alternativa CORRETA: As sociedades orientais da Antigüidade, especialmente a egípcia e a mesopotâmia, desenvolveram-se em regiões semi-áridas, que necessitavam de grandes obras hidráulicas para o cultivo agrícola. Nessas sociedades:
Desenvolveu-se o modo de produção escravista, intimamente relacionado ao caráter bélico e expansionista desses povos.
A superação das comunidades levou ao surgimento da propriedade privada e, conseqüentemente, à utilização da mão-de-obra escrava.
A produção de excedentes, necessária à intensificação das trocas comerciais e para o progresso econômico era garantida pela ampla utilização do trabalho livre.
Predominava a servidão coletiva, onde o indivíduo explorava a terra como membro da comunidade e servia ao Estado, proprietário absoluto dessa terra.
Sobre o surgimento da agricultura – e seu uso intensivo pelo homem, pode-se afirmar que:
Como tantas outras invenções, teve origem na China, donde se difundiu até atingir a Europa e, por último, a América.
De todas as invenções fundamentais, como a criação de animais, a metalurgia e o comércio, foi a que menos contribuiu para o ulterior progresso material do homem.
Ocorreu no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia) e daí se difundiu para a Ásia (Índia e China), Europa e, a partir desta, para a América.
Ocorreu, em tempos diferentes, no Oriente Próximo (Egito e Mesopotâmia), na Ásia (Índia e China) e na América (México e Peru).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...