Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A economia brasileira, desde o final da década de 1970, apresenta índices de inflação alta, redução do crescimento econômico e dificuldades com endividamento externo e interno, que caracterizam os anos 80 como a chamada "década perdida". Assinale a opção que expressa corretamente uma característica do períod
A crise levou o governo a aumentar sua participação na economia, criando estatais ou assumindo empresas privadas, com o objetivo de manter os níveis de crescimento.
Os planos de estabilização (Cruzado, Bresser, etc.) eliminaram momentaneamente a inflação, mas seus resultados foram de curta duração.
A elevação da inflação brasileira está ligada à diminuição da produção de alimentos, decorrente do direcionamento da produção agrícola para o mercado externo.
O crescente endividamento brasileiro no exterior não repercutiu na economia interna, porque foi compensado pelos investimentos estrangeiros no país.
Assinale a opção que apresenta uma característica do quadro partidário brasileiro, entre 1945 e 1964:
Os partidos do período eram instituições fortemente marcadas por práticas democráticas e rigor doutrinário.
A UDN (União Democrática Nacional), principal força de oposição a Getúlio Vargas, foi a grande vencedora nas eleições nacionais do período.
A permanente e radical oposição entre PSD (Partido Social Democrático) e PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) pode ser associada à oposição rural-urbano.
Os maiores partidos políticos (PSD, UND e PTB) eram organizações criadas a partir de cúpulas, tendo limitadas bases populares.
Com relação à história de Cuba, no século XX, assinale a alternativa verdadeira.
A ditadura estabelecida sob a presidência de Fulgêncio Batista (1951-1959) caracterizou-se pela violência e pela repressão.
As reformas de 1960 prepararam o caminho para a implantação de uma democracia liberal fundada na livre-concorrência e no pluripartidarismo.
Fidel Castro era membro do Partido Comunista Cubano e, como os demais membros do partido, defendia a implantação da "ditadura do proletariado" na ilha, para combater o governo de Batista.
Desde 1952, muitas das organizações das camadas subalternas da população, como sindicatos, tiveram autonomia para eleger seus próprios dirigentes, sem interferência do poder estatal.
Associe corretamente, numa única alternativa, as duas colunas acima:
I-2, II-3, III-4, IV-5, V-1.
I-4, II-5, III-1, IV-2, V-3.
I-1, II-2, III-3, IV-4, V-5
I-3, II-4, III-5, IV-1, V-2.
"Naquela época não tinha maquinaria, meu pai trabalhava na enxada. Meu pai era de Módena, minha mãe era de Capri e ficaram muitos tempos na roça. Depois a família veio morar nessa travessa da avenida Paulista; agora está tudo mudado, já não entendo nada dessas ruas".
Do processo de crescimento urbano paulista no início do século atual, que desencadeou crises constantes entre fazendeiros de café e indústrias.
Da imigração européia para o Brasil, organizada pelos fazendeiros de café, nas primeiras décadas do século XX, com base em contratos de trabalho conhecidos como "sistemas de parceria".
Da imigração italiana, caracterizada pela contratação de mão-deobra estrangeira para a lavoura cafeeira, e do posterior processo de migração e de crescimento urbano de São Paulo.
Da crise da produção cafeeira da primeira década do século XX, que forçou os fazendeiros paulistas a desempregarem milhares de imigrantes italianos, acelerando o processo de industrialização.
Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas:
Puseram em prática os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolição das classes e do Estado.
Foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até 1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970.
Geraram resultados diferentes das intenções revolucionárias, pois tanto a burguesia francesa quanto a russa eram contrárias a todo tipo de governo autoritário.
Fracassaram, uma vez que, depois de Napoleão, a França voltou ao feudalismo com os Bourbons, e a união Soviética, depois de Gorbatchev, ao capitalismo.
Pela primeira vez na história, o mundo encontrava-se inteiramente partilhado, direta ou indiretamente, submisso às grandes potências européias e aos Estados Unidos da América. Em 1905, estavam conquistados 90% da África, 56% da Ásia, 100% da Austrália, 27% da América e 90% da Polinésia. Essa situação terminaria por provocar:
O choque de imperialismos entre grandes potências, resultando na Primeira Guerra Mundial.
A redução dos salários dos trabalhadores europeus, pela concorrência com a mão-de-obra cara nas áreas recém-dominadas.
O avanço cultural dos povos conquistados, beneficiados pela civilização européia, dado o seu caráter antiimperialista.
A preservação das identidades culturais e fronteiras étnicas dos povos submetidos.
No século XIX, a imigração européia para o Brasil foi um processo ligado:
Às políticas militares, estabelecidas desde D. João VI, para a ocupação das fronteiras do Sul e para a constituição de propriedades de criação de gado destinadas à exportação de charque.
A uma política organizada pelos abolicionistas para substituir paulatinamente a mão-de-obra escrava das regiões cafeeiras e evitar a escravização em novas áreas de povoamento no Sul do país.
A uma política oficial e deliberada de povoamento, desejosa de fixar um contingente branco em áreas estratégicas e atender grupos de proprietários na obtenção de mão-de-obra.
À política do Partido Liberal para atrair novos grupos europeus para as áreas agrícolas e implantar um meio alternativo de produção, baseado em minifúndios.
Simon Bolívar escreveu, na conhecida Carta da Jamaica, de 1815: "Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América [Latina] a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas do que pela liberdade e glória". Sobre essa afirmação podemos dizer que:
Tal utopia da unidade, compartilhada por outros líderes da independência, como San Martín e O'Higgins, não vingou, por ineficiência de Bolívar.
Essa idéia, de grande repercussão entre as lideranças dos movimentos pela independência, foi responsável pela estabilidade da unidade centro-americana.
Inspirou a união entre Bolívia, Colômbia e Equador, que formaram, por mais de uma década, uma única nação, fragmentada, em 1839, por problemas políticos.
Bolívar foi o primeiro a pensar na possibilidade da unidade. Idéia, posteriormente, retomada por muitos políticos e intelectuais latinoamericanos.
A "primavera dos povos", como foram batizadas as Revoluções de 1848 na Europa, trouxe uma novidade para o panorama político europeu. Pela primeira vez:
O regime republicano era instaurado sob o patrocínio exclusivo da burguesia, uma vez que os trabalhadores abdicaram da participação na reordenação política.
A proposta de um centralismo democrático na estruturação do Partido Liberal foi testada, tendo como resultado a efetiva conquista do poder por esse grupo.
A idéia de revolução foi conjugada com o ideal liberal de uma sociedade cuja organização fosse fundada num pacto social.
O proletariado fazia sua aparição com reivindicações classistas e propostas de mudança da ordem social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...