Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia o texto a seguir.
Plutarco fez, no plenário do Senado romano, o seguinte comentário sobre Tibério Graco: "Tibério Graco, o tribuno adepto de uma Lex Agraria, denunciou o empobrecimento dos pequenos camponeses: 'Os homens que combatem e morrem pela Itália têm o ar e a luz, mas mais nada(...). Lutam e perecem para sustentar a riqueza e o luxo de outros, mas, embora sejam chamados senhores do mundo, não têm um único torrão de terra que seja seu' ". (Anderson, Perry - Passagens da Antigüidade ao feudalismo)
O texto acima oferece subsídios para a compreensão do seguinte aspecto da sociedade romana durante a Antigüidade:
implantação da monarquia;
organização da república;
início da crise da república;
fortalecimento da democracia;
crise do império.
A Renascença européia não pode ser dissociada do humanismo, que:
reforçou a idéia de submissão do homem à vontade divina;
situou o homem no centro das preocupações espirituais e dos estudos;
combateu o individualismo a partir da valorização do coletivismo;
recolocou Deus no centro dos debates filosóficos e políticos;
combateu os temas pagãos e o nu nas manifestações artísticas.
Martinho Lutero, em 31 de outubro de 1517, fazia afixar, em Wittenberg, 95 teses em que denunciava a falsa segurança alcançada pelas indulgências, cuja prédica (pregação) e venda o papa e Alberto de Brandemburgo tinham confiado aos dominicanos. Lutero chegou à opinião de que o homem, decaído em razão do pecado original, só podia ser salvo por:
méritos únicos de Jesus Cristo;
ações de caridade para com o próximo;
obras que o homem realizava durante a vida;
arrependimento e doações feitas à Igreja;
prática da comunhão e adoração aos santos.
Estabelecidos no sul do México, atuais Honduras e Guatemala, os maias criaram uma civilização original. Sobre os maias pode-se afirmar que:
possuíam apenas utensílios de pedra ou madeira e praticavam uma cultura nômade de milho, batata-doce e mandioca em campos queimados;
eram pouco numerosos, o cultivo era tarefa das mulheres, enquanto os homens se dedicavam à caça, à pesca e à guerra;
praticavam a agricultura, baseada no milho, e estavam organizados em cidades governadas por reis;
utilizavam o cobre em seus armamentos e utensílios, e seus deuses, como Quetzalcoatl (deus do vento), eram forças da natureza;
construíram estradas de pedras e realizavam o recenseamento da população por meio de cordas com nós - os kipus.
De 1831 a 1848, ocorreram diversas revoltas no Brasil. Esses movimentos protestaram, entre outras coisas, contra:
o domínio do partido português e o alto custo de vida;
a criação da Guarda Nacional e o domínio militar na política;
a política emissionista do governo e o fim do tráfico negreiro;
o alto custo de vida e a desvalorização da moeda;
o monopólio português sobre o comércio e a influência da Igreja.
Analisando a década de 1840, em termos mundiais, particularmente a Europa, pode-se afirmar que uma de suas características foi:
a crença no progresso, respaldada no desenvolvimento científico e na diminuição significativa da pobreza;
o fim da escravidão, exigência da nova ordem industrial que necessitava de mão-de-obra livre e assalariada;
o desaparecimento da monarquia como forma de governo dominante, substituída pela república;
o equilíbrio europeu, organizado a partir da ausência de uma potência exercendo a hegemonia econômica ou política;
o temor dos industriais em relação ao proletariado, reforçado com o surgimento de uma onda de revoluções na Europa.
Sobre a Lei de Terras, aprovada pelo governo brasileiro em 1850, pode-se afirmar que:
foi proposta por uma elite escravista para administrar a superação da escravidão;
doava terras a imigrantes para ocupar espaços vazios do território nacional;
previa o fim do registro de todas as terras efetivamente ocupadas para evitar ações contra o governo;
incentivava a aquisição de terras públicas para estimular a agricultura;
impedia a transformação da terra em mercadoria corrente para beneficiar os camponeses.
De 1820 a 1830, assistimos ao surgimento de uma cultura e, em particular, de uma literatura que se pretendiam "brasileiras". Paralelamente, ocorreu uma revisão da História, que juntamente com o Romantismo, voltou-se para a construção do herói arquétipo brasileiro, representado pelo:
lusitano;
índio;
caboclo;
negro;
mestiço.
Leia o texto abaixo.
"Procedeu-se às reformas do sistema de ensino que culminou com a Lei Orgânica do Ensino Secundário. Ocorreu a uniformização dos procedimentos pedagógicos e a padronização de conteúdos, currículos e livros didáticos em âmbito nacional. Criaram-se serviços na área de radiodifusão, comunicação e canto coral, este influenciado por Heitor Villa-Lobos, todos eles instrumentalizadores de uma imagem de Brasil integrado".
O texto refere-se ao governo de:
Juscelino Kubitschek;
Eurico Gaspar Dutra;
Getúlio Vargas;
Campos Sales;
Rodrigues Alves.
A disputa presidencial de 1960 foi marcada por jingles como, por exemplo, os relacionados abaixo:
"Lott
De leste a oeste
De sul a norte
Na terra brasileira
É uma bandeira
o marechal Teixeira Lott"
"Jânio
Varre, varre, varre, varre, vassourinha
Varre, varre a bandalheira
Que o povo já está cansado
De sofrer desta maneira
Jânio Quadros esperança deste povo abandonado.
"Jango ...
e o meu Rio Grande vai jangar
É Jango, é Jango, é o Jango Goulart
Pra vice-presidente nossa gente vai jangar
É Jango, é Jango, é o Jango Goulart"
Sobre esse processo eleitoral, pode-se afirmar que:
I - A dobradinha PSD-PTB lançou o marechal Teixeira Lott para presidente e, para vice, João Goulart.
II - João Goulart foi lançado candidato à vicepresidente pela UDN.
III - Jânio Quadros saiu candidato pelo PTN, que estabeleceu diversas alianças, inclusive com a UDN.
IV - As campanhas eram feitas em separado porque o voto era desvinculado - votava-se no presidente e no vice separadamente.
Estão corretos os itens:
I e II;
I e III;
I, III e IV;
II e III;
II e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...