Questões de História

Lista completa de Questões de História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao analisar os dois textos e tendo em vista o contexto do Estado Novo, assinale a afirmativa correta.

  • A. Apesar de todo o investimento e controle das mídias da época, o mito “Vargas” só alcançava respaldo nas camadas trabalhadoras mais pobres e rurais.
  • B. Se considerarmos o contingente ínfimo de pessoas a possuir rádio no Brasil da década de 1930, um luxo destinado à burguesia, o texto I torna‐se uma demagogia.
  • C. Conforme afirma o texto I, o mito do getulismo, construído pela máquina de propaganda do DIP, encontrou grande ressonância no imaginário das massas urbanas.
  • D. Os textos I e II, apesar de distintos, mostram a fragilidade de Vargas, que conseguia apoio das massas trabalhadoras urbanas, mas raramente o apoio do congresso e líderes dos estados.

Nas décadas de 60 e 70 do século passado, o Brasil tomou a iniciativa de explorar o potencial hidrelétrico da bacia do rio Paraná, o que gerou repercussões na Argentina e no Paraguai. No que se refere a esse assunto, julgue (C ou E) os seguintes itens. O governo argentino defendeu que, antes da construção de represas na bacia do rio Paraná, deveria haver consulta prévia obrigatória aos países ribeirinhos do curso inferior de rios internacionais de curso sucessivo, para evitar prejuízos em seus territórios.

  • C. Certo
  • E. Errado

A proclamação da independência garantiu, de um lado, a autonomia brasileira em relação a Portugal, inviabilizando a recolonização que ameaçava os interesses das elites nacionais; de outro, transformou D. Pedro I, no eixo da ordem política que nascia sem as amarras do dirigismo das cortes portuguesas. Neste período (Primeiro Reinado) da história brasileira,

  • A. deu-se basicamente a consolidação da independência e a inserção da nova nação ao sistema internacional, que também havia sofrido profundos abalos, sem os entraves colonialistas.
  • B. observa-se a intensificação das lutas políticas e sociais pelo predomínio político no cenário nacional, com a vitória das forças oligárquicas, que passaram a controlar a estrutura de poder no Brasil.
  • C. consolida-se o domínio oligárquico ao se estabelecer um governo de conciliação dos dois partidos dominantes no Império e aglutinar a burocracia estatal e os fazendeiros ligados à lavoura de exportação.
  • D. verifica-se uma modificação nas relações de dependência entre o país e o núcleo capitalista liderado pela Inglaterra e um rearranjo econômico incentivado pelas forças produtivas ligadas à lavoura açucareira.
  • E. percebe-se que o poder público era um meio através do qual os interesses e lucros particulares eram maximizados e visto como forma de impedir a participação dos setores populares na vida política do país.

Para os egípcios o Faraó tinha poder incontestável. Era responsável pela agricultura, pela justiça e pela administração do Império. O Egito antigo tinha, portanto, um governo de caráter:

  • A. Autocrático e teocrático, pois o faraó era considerado a encarnação terrena de um deus e exercia o poder pelo autoritarismo e tirania.
  • B. Aristocrático e burocrático, pois era a classe social superior que governava, no caso do Egito, através da distribuição de terras, trabalho e produção.
  • C. Tirânico e meritocrático, pois apesar da extensão ilimitada do poder do Faraó, as posições hierárquicas eram conquistadas, em tese, com base no merecimento.
  • D. Oligárquico e plutocrático, pois trata‐se de um sistema em que o poder era concentrado nas mãos dos detentores das fontes de riqueza da sociedade, no caso do Egito, a agricultura.

Durante parte da década de 80 até pelo menos a crise econômica de 2001, o realismo periférico (RP) despontou como importante corrente teórico-metodológica das relações internacionais na América Latina e, em particular, na Argentina. Julgue (C ou E) os seguintes itens, referentes ao arcabouço teórico do RP e (ou) à sua práxis política. O RP postula um tipo de política externa que corresponde ao conceito de Estado comerciante de Richard Rosecrance, em contraposição à premissa realista clássica segundo a qual os Estados nacionais devem pautar suas políticas externas por considerações de índole político-militar.

  • C. Certo
  • E. Errado

O texto permite afirmar que, os vínculos dominantes e íntimos das elites econômicas com o Estado deram conteúdo à forma imperial do Brasil independente a

  • A. imigração e a urbanização alteraram a realidade social brasileira e trouxeram uma nova ordem de problemas, pois, as oligarquias, principalmente as ligadas à lavoura cafeeira para manter seu poder econômico, estimularam o desenvolvimento industrial, no Segundo Reinado.
  • B. conciliação entre a modernização dos meios de produção e a escravidão, pois, estimulada pela forma democrática e descentralizada do parlamentarismo, no Segundo Reinado, garantia ao imperador governar em sintonia com os interesses econômicos das elites e os da população.
  • C. expressão política das estruturas de poder da ordem oligárquica brasileira, pois, com o controle político, as elites, especialmente a cafeeira, puderam acionar mecanismos para garantir e maximizar seus lucros e suas fontes de poder, firmando o caráter oligárquico do Segundo Reinado.
  • D. idéia do escravismo como única forma de trabalho possível começou a se fortalecer, pois com o controle político as elites oligárquicas, impulsionadas pela necessidade de mão de obra para as lavouras, impuseram a manutenção das formas de escravidão no Segundo Reinado.
  • E. questão da terra e do trabalho escravo marcou os problemas sociais do Segundo Reinado, pois, com a ascensão da oligarquia cafeeira, os trabalhadores livres ou ex-escravos passaram a reivindicar seus direitos e desestruturar o sistema de produção escravista, vigente desde a colonização.

No contexto da Roma Antiga, com as constantes manifestações contra arbitrariedades dos patrícios, os plebeus conseguiram, entre 451 e 450 a.C, a aprovação da “Lei das Doze Tábuas”, cujo fragmento é apresentado anteriormente. Essa lei marca profundamente o direito romano, pois:

  • A. Equipara política e economicamente as classes plebeia e patrícia, pondo fim a conflitos seculares.
  • B. Cria a função de “Tribuno da Plebe”, cargo que incentivou o surgimento de representantes diretos dos plebeus.
  • C. Possibilita finalmente a reforma agrária, através da ação efetiva dos irmãos Tibério e Caio Graco, Tribunos da Plebe.
  • D. Efetiva de forma mais concreta as reivindicações dos plebeus e traz, gradativamente, a substituição do direito consuetudinário.

Durante parte da década de 80 até pelo menos a crise econômica de 2001, o realismo periférico (RP) despontou como importante corrente teórico-metodológica das relações internacionais na América Latina e, em particular, na Argentina. Julgue (C ou E) os seguintes itens, referentes ao arcabouço teórico do RP e (ou) à sua práxis política. Atributo da política exterior argentina dos anos 90, consentâneo com os princípios do RP, foi a adoção de uma “agenda positiva” consubstanciada, por exemplo, na participação do país em missões de paz das Nações Unidas, no apoio aos EUA na Guerra do Golfo e na assinatura de diversos acordos bilaterais de garantias de investimentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere os itens abaixo.

I. Plano Nacional de Desenvolvimento I – PND, que visava, entre outras coisas, tirar proveito econômico do espaço brasileiro, associado à disponibilidade de recursos humanos.

II. Plano de Integração Nacional, com implicações demográficas e com projetos estratégicos que priorizavam regiões menos desenvolvidas e periféricas.

Relaciona corretamente a alguns efeitos dos Planos descritos nos itens I e II, no Espírito Santo, a partir da década de 1960:

  • A. A ampliação dos portos de Vitória e de Tubarão no Estado do Espírito Santo, prevista no PNs, para a exportação de minérios, contribuiu para a instalação de projetos industriais na região.
  • B. A construção de vias férreas como a Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo e os resultados dos PNs no Estado facilitaram a criação e implantação dos grandes projetos industriais.
  • C. As políticas do governo estadual de divulgação das vantagens locais do Espírito Santos e os PNs abriram possibilidades de implantar os grandes projetos industriais no Estado.
  • D. A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo e os PNs promoveram um intenso esforço de industrialização no Estado com a instalação das indústrias de base.
  • E. As instalações da Usina Siderúrgica de Tubarão e de uma forte infraestrutura no Espírito Santo e os PNs propiciaram o surgimento de um grande complexo industrial no Estado.

Vítimas principalmente dos Tribunais da Inquisição, as mulheres, quase nunca homens, experimentaram uma onda de perseguições que se prolongou, em alguns lugares, até meados do século XVII. Em relação às origens e justificativas dadas para esse procedimento, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Com a crise da Europa em fins da Idade Média, era necessário encontrar “bodes expiatórios” para explicar as desgraças que se abatiam na sociedade.

( ) Era uma forma de frear as reivindicações de liberdade e desejo de participação política e social das mulheres, que emergia com vigor.

( ) Era uma reação dos detentores do saber oficial no campo da medicina tradicional, contra a prática de uma medicina natural, à base de chás e ervas.

( ) Contribuiu para o fortalecimento do poder eclesiástico e também para uma maior acumulação de riqueza pelo clero.

A sequência está correta em

  • A. V, F, V, V.
  • B. F, V, V, V.
  • C. V, F, V, F.
  • D. V, V, F, F.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...