Lista completa de Questões de História do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os itens abaixo apresentam reescrituras de partes de um texto relativo ao Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB/RJ). Julgue-os quanto à correção gramatical.
No final da década de 80, resgatando o valor simbólico e arquitetônico do prédio, o Banco do Brasil, decidiu-se pela preservação do prédio ao transformá-lo em um centro cultural
Os itens abaixo apresentam reescrituras de partes de um texto relativo ao Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB/RJ). Julgue-os quanto à correção gramatical.
O projeto de adaptação preservou o requinte das colunas, dos ornamentos, do mármore que sobe do salão de entrada pelas escadarias e retrabalhou a cúpula sobre a rotunda.
Os itens abaixo apresentam reescrituras de partes de um texto relativo ao Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB/RJ). Julgue-os quanto à correção gramatical.
Com 17.000 metros quadrados, o CCBB/RJ transformou-se em pólo multimídia e fórum de debates, pois integra muitos espaços em um só, onde a arte está permanentemente em cartaz.
A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos geográficos e históricos de Roraima.
Jazidas de ouro, cassiterita e pedras preciosas, entre outras riquezas minerais, atraíram milhares de garimpeiros clandestinos e acirraram conflitos pela posse da terra em Roraima.
A República Brasileira nasceu de um golpe de estado apoiado por uma aliança heterogênea e pouco coesa entre militares positivistas, proprietários de terra e setores radicalizados da intelectualidade urbana, que se viam mal representados na estrutura de poder do Império. Com base nessa afirmação está CORRETO afirmar que:
A proclamação da República foi feita pelo Marechal Deodoro da Fonseca no dia 15 de Novembro de 1889, no Rio de Janeiro.
A proclamação da República foi feita por Benjamin Constant no dia 15 de Novembro de 1889, no Rio de Janeiro.
A proclamação da República foi feita por D. Pedro II no dia 15 de Novembro de 1889, no Rio de Janeiro.
A proclamação da República foi feita pelo Marechal Deodoro da Fonseca no dia 07 de Setembro de 1889, no Rio de Janeiro.
Analise as frases abaixo, procurando detectar as que apresentam coerência de fatos e justificativas sobre a transferência da capital de Sergipe de São Cristóvão para Aracaju.
I. A cidade de São Cristóvão recebia grande quantidade de migrantes de diferentes cidades do interior de Sergipe e do Nordeste; isso provocou reações da população desta cidade, que pressionou a Câmara Municipal para votar a transferência da capital para Aracaju.
II. A escolha de Aracaju como capital de Sergipe estava diretamente relacionada, entre outros fatores, à força econômica da região de Cotinguaba, que tinha dificuldades de escoar seu principal produto de exportação para o mercado interno e externo.
III. Nas décadas de 1910 e 1920, os jornais "O Estado de Sergipe" e o "Correio de Aracaju" exerceram uma poderosa influência sobre a população de São Cristóvão para que ela se manifestasse contra a transferência da capital para Aracaju.
IV. A transferência da capital de Sergipe estava inserida no contexto das transformações ocorridas no país das quais, dentre outros aspectos, destacaram-se os processos de modernização, de industrialização e de urbanização.
As frases corretas são APENAS
I e II
I e III
II e III
II e IV
III e IV
Mesmo com a situação de multilingüismo, os povos indígenas estabelecem entre si relações sociais e comerciais. Pode ocorrer, no entanto, o estabelecimento de uma língua, usada em comum acordo nessas ocasiões, que é considerada a
língua dominada.
língua normal.
língua-franca.
língua específica.
língua plena.
A Constituição Brasileira prevê o direito à inclusão de uma língua indígena no currículo escolar, com o objetivo de
considerar a língua indígena uma língua plena, colocando-a em igual valor ao da língua portuguesa.
evidenciar os preconceitos lingüísticos.
enriquecer os conhecimentos lingüísticos dos brasileiros.
acelerar o processo do deslocamento sociolingüístico.
tornar a língua indígena uma língua subalterna.
Geralmente, quando coexistem duas línguas na comunidade, ocorre, pouco a pouco, o estabelecimento de uma língua dominante, enquanto a outra vai sendo substituída e esquecida, desaparecendo do convívio social, deixando de ter funções. Esse processo é chamado:
Funcionalidade.
Deslocamento sociolingüístico.
Agrafia.
Sobrevivência lingüística.
Extermínio lingüístico.
Considere as afirmações abaixo sobre o ensino da língua portuguesa na escola das comunidades indígenas.
I. Interpretar e compreender as leis que governam o país, pricipalmente as que lhes dizem respeito.
II. Favorecer as relações socioeconômicas.
III. Ter acesso a informações e tecnologias variadas.
IV. Conhecer o funcionamento da sociedade envolvente.
É correto o que se afirma em
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...