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O primeiro instrumento internacional que reconhece os direitos mínimos dos povos indígenas foi publicado em 1957. Trata-se:
da Declaração de Haia, reconhecendo aos povos indígenas o direito de se integrarem ao mundo civilizado.
da Convenção dos Povos Indígenas e Populações Aborígenes na luta pelo seu reconhecimento popular.
da Convenção sobre Proteção e Integração das Populações Aborígenes e outras populações Tribais e Semi-Tribais nos Países Independentes.
da Lei que trata de dissidência entre os povos tribais e aborígenes.
do Estatuto Internacional da Terra Indígena.
Os direitos dos povos indígenas na atualidade encontram- se respaldados:
na Lei da Terra Indígena de 2 de dezembro de 1980.
na Constituição de 1970 e no Estatuto do Índio.
apenas no Estatuto do Índio.
na Constituição de 1988, em alguns decretos e na LBDEN (Lei no 9.394/96).
na Lei dos Direitos dos Povos Aborígenes.
Na década de 70 teve início a estruturação de diferentes organizações indígenas com a União das Nações Indígenas (UNI). A partir daí, intensificou-se em todo o país:
a luta entre aldeias e nações indígenas que manifestavam interesses divergentes.
a realização de encontros de professores indígenas.
a migração dos índios para as áreas periféricas dos grandes centros urbanos.
o interesse dos índios pela ciência e pela tecnologia.
a participação dos índios na política, através da eleição de diversos parlamentares como seus representantes legítimos.
Um conjunto de visões simplificadoras e não fundamentadas formam o senso comum brasileiro com relação aos povos indígenas. Considerando a afirmação acima, é INCORRETO afirmar que os índios
têm uma cultura riquíssima.
são aculturados.
são todos iguais.
não têm história.
são seres primitivos.
Com o modelo econômico pelo governo militar a partir de 1964, com o apoio do capital internacional, o Estado nacional brasileiro procurou dinamizar o setor de extração mineral, principalmente a extração do petróleo, atividade que deu maior dinâmica a economia sergipana. Esse empreendimento coube a empresa estatal:
Petrobras.
CODEVASF.
Vale do Rio Doce.
Telergipe.
Telebras.
A escravidão negra no período colonial sempre sofreu uma forte resistência. Os trabalhadores negros escravos jamais aceitaram as condições subumanas a eles impostas. A revolta se manifestou de diversas formas, mas a mais temida era fuga e, em seguida, a organização de quilombos. No período colonial o quilombo mais afamado foi o
de São José do Rio das Mortes.
de Palmares, no sul da capitania de Pernambuco, hoje Alagoas.
do Ambrósio.
do Curral del Rei.
dos Xokós.
D. João III adotou uma medida administrativa que transferia para particulares a responsabilidade econômica da tarefa de ocupar e colonizar as terras brasileiras. Essa medida dividia o Brasil em:
unidades feudais.
estados federativos.
capitanias hereditárias.
municípios.
monarquias autônomas.
Os ideais iluministas, liberdade, fraternidade e igualdade, foram substratos ideológicos para alguns movimentos políticos no Brasil Colônia. Entre os movimentos, podemos citar:
Coluna Prestes e Conjuração Mineira.
Revolta dos Emboabas e Revolta da Chibata.
Restauração Portuguesa e Revolta Tenentista.
Revolta dos Mascates e Revolta dos Emboabas.
Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana.
Depois de conquistar o reconhecimento da independência por nações estrangeiras, o império brasileiro enfrentou internamente diversos obstáculos provocados por insurreições e revoltas que colocaram em risco a manutenção da unidade territorial,
do trabalho assalariado e do domínio do minifúndio.
do socialismo e do latifúndio.
da república e do domínio da pequena propriedade.
do trabalho escravo e do latifúndio.
do regime republicano e do trabalho livre.
A pesca do camarão no litoral sergipano constitui uma das principais atividades econômicas para os moradores de
Estância.
Indiaroba.
São Cristóvão.
Pirambu.
Brejo Grande.
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