Lista completa de Questões de História do ano 2003 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os desenhos, pinturas coloridas ou em preto e branco, gravados em rochas pelos primitivos habitantes da América recebem o nome de arte
rupestre.
tupi-guarani.
barroca.
nordestina.
gótica.
Uma das atividades artísticas utilizadas pelos índios xocós para ilustrar os dias festivos é a dança que recebe o nome de
carnaval.
aruanã.
toré.
zolani
kiki.
"É uma humilhação ter que vir um branco de fora para dizer se a gente é índio, porque nossa identificação está na nossa cultura. Nós que temos que dizer se somos índios e não eles" (Indio Timbalalá).
Considere as afirmações abaixo.
I. Índio é aquele filho de índio que preserva sua cultura, sua religião, que aprende com seus antepassados e continua a ensinar para as futuras gerações.
II. Índio são todas as pessoas que pertencem a uma comunidade indígena e são por elas reconhecidas.
III. Índios são todos aqueles que se identificam étnica e culturalmente com um grupo indígena.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Segundo as fontes históricas, os aldeamentos organizados por religiosos nas terras do município sergipano de Porto da Folha reuniram índios de diferentes etnias. Há registro da presença ali de índios
Tupinambá e Xokó.
Xokó e Tupi.
Aramuru e Xokó.
Kiriri e Aramuru.
Aramuru e Caeté.
Considere as afirmações abaixo.
I. Os padres que viviam nas missões aprendiam a língua dos índios.
II. Índios aldeados prestavam serviços aos colonos mediante pagamento.
III. Os padres missionários estimulavam as práticas das religiões indígenas.
IV. As missões não se enquadravam nos objetivos da colonização portuguesa.
V. Os índios aldeados eram usados como força de combate nas lutas contra índios inimigos, negros fugitivos ou invasores estrangeiros.
É correto o que se afirma APENAS em
I, II e V
I, III e IV
II, III e IV
II, IV e V
III, IV e V
Na tradição oral dos índios Xokó da Ilha de São Pedro até hoje restam as lembranças do último frade capuchinho que, no séc. XIX, entre eles viveu por quase trinta anos. Seu nome é Frei
Sobre a missão de São Pedro de Porto da Folha pode-se afirmar que:
I. As origens da missão de São Pedro datam de fins do séc. XVII.
II. Entre os Aramuru (Orumaru) os capuchinhos fundaram a missão que recebeu o nome de São Pedro.
III. A missão de São Pedro abrigava no séc. XIX também índios Xokó.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Após muita luta os descendentes dos habitantes da missão de São Pedro conseguiram ser reconhecidos pela FUNAI como índios com direitos sobre as terras da Caiçara e da Ilha de São Pedro, sendo que a invasão da ilha ocorreu no ano de
1970.
1979.
1981.
1991.
1993.
Considere as afirmações abaixo sobre o modo de vida dos Xokó na atualidade.
I. Seu modo de vida pouco difere das populações rurais da região.
II. A posse da terra é coletiva.
III. Praticam uma agricultura de exportação.
IV. Estão se transformando em criadores de gado.
V. A produção pesqueira destina-se ao mercado regional.
É correto o que se afirma APENAS em
I, II e IV
I, III e V
II, III e IV
II, IV e V
III, IV e V
Considere as afirmações abaixo a respeito da região dos Xokó.
I. O pajé detém o conhecimento necessário ao desempenho das funções medicinais e religiosas.
II. O toré é importante na reativação da identidade étnica.
III. É bastante visível e muito forte a presença do catolicismo entre os Xokó.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...