Questões de História do ano 2003

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Plantado no litoral porque necessita de solos arenosos e de salinidade, chuvas abundantes e altas temperaturas, é produzido, sobretudo, nos municípios de São Cristóvão, Itaporanga d´Ajuda, Estância e Pacatuba.

O texto acima fala do cultivo de

  • a.

    abacaxi.

  • b.

    coco.

  • c.

    mangabeira.

  • d.

    milho.

  • e.

    mandioca.

Os remanecentes dos quilombos, para manutenção da saúde e da qualidade de vida, precisam de alimentação rica em carboidratos e proteínas, encontrados, respectivamente, no

  • a.

    arroz sem casca e na água.

  • b.

    peixe e na água.

  • c.

    arroz sem casca e nos pastos.

  • d.

    peixe e nos pastos.

  • e.

    arroz sem casca e no peixe.

O rio São Francisco é um exemplo de

  • a.

    teia alimentar.

  • b.

    nicho ecológico.

  • c.

    ecossistema aquático.

  • d.

    ecossistema terrestre.

  • e.

    cadeia alimentar.

A participação popular na escola pública contribui para o aprofundamento da democracia, não apenas na educação, mas também na sociedade brasileira como um todo. É o que pensa Luiz Antônio Cunha (Educação, Estado e Democracia no Brasil. 1991:72) que também aponta duas situações extremas que devem ser evitadas. São elas:

  • a.

    transformar a participação de meio em fim, perdendo-se de vista o aperfeiçoamento do conteúdo do ensino e a intromissão de funcionários nas questões pedagógicas da escola.

  • b.

    a interferência de crianças e jovens da definição das diretrizes administrativas e pedagógicas da escola e a presença de candidatos e políticos em reuniões.

  • c.

    a manipulação político-partidária, quando uns tantos correligionários simulam a participação popular e a realização de reuniões em dias letivos.

  • d.

    a intromissão de pais e mães analfabetos nos assuntos educacionais e a presença de dirigentes das secretarias de educação nas reuniões das escolas.

  • e.

    transformar a participação de meio em fim, perdendose de vista o aperfeiçoamento do conteúdo do ensino e a manipulação político-partidária, quando uns tantos correligionários simulam a participação popular.

A NÃO aceitação da escravidão em Sergipe gerou

  • a.

    no séc. XVI a fuga dos negros para o oeste formando quilombos.

  • b.

    a formação de ranchos e mocambos somente nos sertões.

  • c.

    a existência de guerrilhas, onde escravos fugitivos atacavam centros urbanos.

  • d.

    a separação entre os negros que ficavam nas senzalas e aqueles que fugiam.

  • e.

    a formação de grandes quilombos nas regiões canavieiras.

Os principais cultivos dos negros do Mocambo são:

  • a.

    frutas, arroz e mandioca.

  • b.

    trigo, feijão e milho.

  • c.

    cana-de-açúcar, arroz e feijão.

  • d.

    arroz, trigo e milho.

  • e.

    feijão, milho e mandioca.

Os índios que habitavam as margens do baixo São Francisco, no território vizinho ao Mocambo, foram:

  • a.

    Carapotó, Xokó e Aramuru.

  • b.

    Xokó, Tupinambá e Caeté.

  • c.

    Caeté, Xokó e Romari.

  • d.

    Aramuru, Xokó e Romari.

  • e.

    Aramuru, Xokó e Tupinambá.

A palavra "Mocambo" significa:

  • a.

    couto de escravos fugidos, na floresta.

  • b.

    local de moradia de negros nas grandes propriedades.

  • c.

    tipo de peixe próprio do rio São Francisco.

  • d.

    local de grande concentração de negros fugitivos.

  • e.

    remanescentes de antigos quilombos.

Considere as afirmações abaixo.

I. Na atualidade o povoado do Mocambo já foi reconhecido legalmente como local de remanescentes negros.

II. A terra do Mocambo não foi delimitada ainda devido a conflitos quanto aos limites das terras do Xokó.

III. O papel da igreja católica foi decisivo quanto a conscientização dos negros.

IV. Os grandes proprietários não chegaram ainda a um acordo com o Estado quanto ao valor das terras.

V. No baixo São Francisco não existem mais conflitos relacionados a etnicidade.

É correto o que se afirma APENAS em

  • a.

    I e IV

  • b.

    I e III

  • c.

    II e III

  • d.

    II e V

  • e.

    III e IV

Considere as afirmações abaixo.

I. A diversidade de interesses sempre afastou negros e índios sergipanos no sertão do baixo São Francisco.

II. A solidariedade entre negros e índios manifesta-se através da cessão gratuita de pastos pelos índios.

III. A memória em relação à ancestralidade foi um passo decisivo de união dos negros mocambeiros.

IV. Um traço identificador dos mocambeiros é a dança toré.

V. O uso fluente da língua nagô é um traço de união dos negros do Mocambo.

É correto o que se afirma APENAS em

  • a.

    I e II

  • b.

    II e III

  • c.

    III e IV

  • d.

    IV e V

  • e.

    I, III e V

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