Questões de História do ano 2007

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Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos históricos, geográficos, sociais e culturais do Brasil, julgue os itens subseqüentes.

Quando o texto informa que a Constituição de 1824 foi outorgada, subentende-se que foi elaborada, debatida e aprovada por uma assembléia constituinte, isto é, uma assembléia convocada com o fim específico de produzir a primeira Carta Magna do Brasil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos históricos, geográficos, sociais e culturais do Brasil, julgue os itens subseqüentes.

A definição de quem seria considerado cidadão brasileiro, conforme a Constituição de 1824, mencionada no texto, era excludente por princípio, ao deixar de fora o imenso número de africanos e seus descendentes escravizados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos históricos, geográficos, sociais e culturais do Brasil, julgue os itens subseqüentes.

A Lei Áurea tornou ilegal a escravidão no Brasil, mas não foi seguida de medidas que viabilizassem a efetiva inclusão — sobretudo econômica e social — dos ex-escravos na sociedade brasileira.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos históricos, geográficos, sociais e culturais do Brasil, julgue os itens subseqüentes.

A educação reflete um dos traços definidores da desigualdade brasileira: restrita a poucos no passado, ao se expandir, nas últimas décadas, não foi capaz de garantir a indispensável qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos históricos, geográficos, sociais e culturais do Brasil, julgue os itens subseqüentes.

Sendo federativa, a República brasileira confere plena autonomia aos estados e aos municípios, restando à União (governo federal) atuar em setores restritos e recolher pequena parcela da arrecadação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos históricos, geográficos, sociais e culturais do Brasil, julgue os itens subseqüentes.

O sistema educacional brasileiro é um dos poucos setores da administração pública altamente centralizado, cabendo à União elaborar currículos, fixar o calendário escolar, contratar e remunerar os professores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos históricos, geográficos, sociais e culturais do Brasil, julgue os itens subseqüentes.

Este Brasil que foi "lenta e penosamente" construído ao longo do século XIX chegou ao século XXI cheio de contrastes — um país no qual convivem elementos modernos e arcaicos, em que a consolidada pós-graduação divide espaço com formas distintas e expressivas de analfabetismo

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos históricos, geográficos, sociais e culturais do Brasil, julgue os itens subseqüentes.

Integrado ao mundo contemporâneo, o Brasil é membro de diversos organismos multilaterais, como, por exemplo, a Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo suas agências especializadas, e a Organização dos Estados Americanos (OEA).

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos históricos, geográficos, sociais e culturais do Brasil, julgue os itens subseqüentes.

Para fazer face às circunstâncias da atual economia globalizada, que tem a constituição de blocos econômicos como uma de suas características marcantes, o Brasil integra o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), do qual foi um dos mentores.

  • C. Certo
  • E. Errado

O caráter litorâneo da colonização portuguesa e as imposições do Tratado de Tordesilhas foram fatores importantes para que, apenas no século XVIII, áreas interioranas, até então sob domínio oficial da Espanha, fossem incorporadas ao território brasileiro. As principais razões para que a região do atual estado de Mato Grosso se tornasse efetivamente brasileira incluem

  • A.

    o desinteresse espanhol e as ações militares portuguesas.

  • B.

    a pressão da Igreja Católica e o prestígio dos juristas lusos.

  • C.

    a cana-de-açúcar e a indústria madeireira.

  • D.

    o bandeirantismo e a descoberta do ouro.

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