Questões de História do ano 2007

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Em toda a América Latina houve mudanças substanciais nas estruturas agrárias, entre as décadas de 1930 e 1980. Dentre as principais mudanças verificadas ao final desse período, pode-se constatar

  • A.

    a centralização da produção agrícola e do agronegócio pelo Estado, que passou a instituir regras de mercado e leis protecionistas que inibiram os grandes proprietários.

  • B.

    a diversificação das práticas agrícolas, contribuindo para a pulverização e para o enfraquecimento desse setor, ao provocar desmedida concorrência entre as regiões de um mesmo país.

  • C.

    a superação, pela indústria e pelos setores de serviços, da contribuição fornecida pela agricultura para o Produto Interno Bruto, alterando o significado social e político dessa atividade.

  • D.

    o predomínio da produção voltada para o mercado interno devido ao aumento da população urbana, aniquilando o papel exportador da América Latina na economia mundial.

  • E.

    o crescimento da agroindústria devido às políticas de substituição das importações, fator que resultou em grande diminuição das desigualdades sociais nos países latino-americanos.

Um dos efeitos a que o autor se refere pode ser sintetizado em:

  • A.

    os países europeus aderiram incondicionalmente à política exterior dos EUA diante da ameaça soviética de invasão do continente.

  • B.

    alguns países europeus criaram uma "comunidade" econômica porque temiam a hegemonia política tanto dos EUA como a da URSS.

  • C.

    a Europa manteve-se distante dos conflitos entre as superpotências porque possuía estruturas econômicas e políticas inabaláveis.

  • D.

    os governos da maioria dos Estados europeus, diante do poder dos EUA e da URSS, adotaram uma estratégia política isolacionista.

  • E.

    os Estados europeus, abalados com a ordem bipolar, preferiram evitar o alinhamento político-ideológico com EUA e URSS.

Análise de texto.

Num debate em sala de aula, o professor de História trabalhou com seus alunos o ponto de vista dos liberais e dos keynesianos em relação ao papel do Estado no domínio econômico. Após a leitura do texto de Hobsbawm, os alunos perceberem, após a orientação do professor, que

  • A.

    o governo dos Estados Unidos optou pelo ideário liberal enquanto o britânico preferiu a defesa do chamado Estado do Bem-estar social.

  • B.

    os dirigentes das duas potências hegemônicas foram coerentes em suas ações políticas com os fundamentos elementares do livre mercado.

  • C.

    os dois governantes tomaram decisões contraditórias em relação ao ideário defendido, por imposições da realidade ou pressões políticas.

  • D.

    os governantes, além de adotarem medidas intervencionistas, defenderam arduamente a cartilha ditada pelos monetaristas keynesiamos.

  • E.

    a primeira ministra de Grã-Bretanha manteve-se fiel aos princípios liberais, contrariando o governo dos EUA que se tornou intervencionista.

Reflita sobre o texto.

A partir da análise do texto, é possível concluir que o autor

  • A.

    concorda com a concepção marxista quando defende a idéia da existência de diferentes modos de produção.

  • B.

    critica os defensores do etnocentrismo quando adota implicitamente a tese da evolução histórica marxista.

  • C.

    concorda com a visão eurocêntrica quando critica veementemente os teóricos do marxismo-leninismo.

  • D.

    discorda dos marxistas-leninistas quando diz que eles não possuíam critérios para demarcar o tempo histórico.

  • E.

    discorda da periodização marxista quando critica a idéia de universalização da história da humanidade.

Segundo Leila Leite Hernandez, em A África na Sala de Aula, o período entre guerras repôs na África o velho problema da resistência à opressão. Nesse contexto histórico, a independência da Etiópia representou uma quebra em um dos primeiros grilhões da África acorrentada, tendo um papel decisivo na constituição do imaginário africano. Ela destaca ainda outros fatores que tiveram um peso decisivo para o processo que deu impulso às lutas de independência, dentre os quais,

I. a experiência adquirida por muitos africanos que participaram diretamente das duas guerras mundiais.
II. as perdas materiais e humanas sofridas pelos países europeus em razão das guerras mundiais.
III. a influência dos movimentos fascistas que estimulavam a descolonização dos países africanos.
IV. o movimento revolucionário soviético que representou um modelo para países do terceiro mundo.
V. a invasão dos Estados Unidos nos países de origem islâmica que provocou revoltas em massa.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I, II e V.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    III, IV e V.

Considere o texto.

A análise do texto permite afirmar que a autora

  • A.

    estuda as diferentes sociedades africanas baseada numa visão etnocentrista, na qual prevalecem as teorias de "civilização" e de "povos primitivos".

  • B.

    reforça a visão de que na África, antes da chegada dos europeus, havia grupos de indivíduos incapazes de assimilar a cultura dos povos civilizados.

  • C.

    desconsidera, em suas reflexões, a história dos africanos muçulmanos que conviveram pacificamente nas regiões onde missionários europeus atuavam.

  • D.

    aponta fatores comuns sobre determinados aspectos da história dos africanos, sem deixar de considerar as especificidades de cada um dos povos da África.

  • E.

    rejeita a tese de que os africanos possuem sua própria identidade cultural, pois enfatiza demasiadamente o ponto de vista dos povos colonizadores.

Analise o texto de um livro didático para alunos africanos escrito, em meados do século XX, por Georges Hardy, inspetor-geral da África Ocidental Francesa.

 

Tendo como referencial a abordagem teórica de Marc Ferro, pode-se afirmar que esse texto didático

  • A.

    revela o trabalho dos educadores europeus na formação intelectual dos africanos.

  • B.

    reproduz uma concepção eurocentrista de legitimação dos direitos do colonizador.

  • C.

    mostra que os africanos sentiam-se engrandecidos por estudar a cultura francesa.

  • D.

    traduz o sentimento de igualdade que os colonizadores tinham pelos africanos.

  • E.

    enaltece o direito de o povo africano lutar contra os dominadores estrangeiros.

O movimento das idéias que proclama a liberdade de todos os homens, em todos os níveis e em torno da razão, denomina-se

  • A.

    Iluminismo.

  • B.

    Absolutismo.

  • C.

    Materialismo.

  • D.

    Metafísica.

  • E.

    Mecanicismo.

A formação política de Sergipe, bem como seu peso econômico, social e cultural, da emancipação aos dias atuais, acompanhou o compasso da história nacional. A respeito desses temas, julgue os itens a seguir.

O algodão, especialmente depois da Guerra de Secessão nos Estados Unidos da América, passou a ocupar papel importante na economia sergipana nos fins do século XIX.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as informações contidas no texto acima e aspectos marcantes da História Contemporânea, julgue os itens que se seguem.

A Revolução Francesa assinala, sob o ponto de vista político, o início da contemporaneidade.

  • C. Certo
  • E. Errado
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