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Assinale abaixo a alternativa que apresenta características do governo Fernando Henrique Cardoso (1995 2002).
Sem desenvolvimento não há segurança. A máxima do Secretário de Defesa dos EUA, Robert MacNamara, foi levada ao pé da letra pelas autoridades brasileiras e pode ser vista através do gráfico abaixo.
Considerando os dados apresentados no gráfico e o período em destaque assinale a alternativa CORRETA
História - História do Brasil - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
As sucessivas oligarquias que, a partir do século XIX, dominavam a sociedade maranhense, a despeito das disputas entre elas, podem ser designadas pelas seguintes características:
A forma que o crescimento econômico assumiu a partir da Revolução Industrial colocou em risco a sobrevivência humana, em razão do seu caráter predatório. Por isso, hoje se pensa em nova estratégia de crescimento que:
Planejada para ser a capital de Minas, Belo Horizonte surgiu em uma época de grandes transformações. O País vivia, por exemplo, os reflexos da abolição da escravatura e da Proclamação da República.
A história da cidade está marcada por momentos característicos:
I. A primeira vez foi a invenção política (18971914) com a obra da República que queria superar o passado colonialimperial considerado como período de atraso e estagnação.
II. A segunda vez foi a mercantil (19141950) com a privatização de serviços e o domínio dos interesses econômicos e a horizontalização da cidade e conseqüente modernização.
III. A terceira foi intervenção social com a caracterização das lutas sociais que consolidouse nos anos de 80 e 90 com uma série de iniciativas democráticas populares.
Tendo por base a bibliografia acima, ASSINALE:
Apenas o item I está correto.
Apenas o item II está correto.
Apenas o item III está correto.
Apenas o item II está incorreto.
Assinale a alternativa que corresponde à data de fundação do Município de Biguaçu:
19 de março de 1933.
17 de maio de 1833.
23 de março de 1733.
19 de maio de 1845.
A História do Município de Biguaçu começa em 1747, com a vinda dos portugueses açorianos e a fundação do povoado chamado de:
São Miguel.
Nossa Senhora do Desterro.
Laguna.
São Francisco.
São atrativos turísticos do Município de Biguaçu, EXCETO:
A Cascata do Inferninho.
A Capela do Arcanjo São Miguel.
A Cachoeira do Arcanjo.
O Aqueduto do século XIX.
Nas últimas duas décadas, têm sido elaboradas proposições de renovação do ensino da História para a Educação Básica que têm como objetivo:
estabelecer uma atitude crítica em relação à segmentação passado/presente/futuro, tendo em vista a impossibilidade da formação do conceito de tempo histórico pela criança.
possibilitar a formação no aluno da visão de ensino como transmissão de conhecimentos históricos para a conservação da memória.
extinguir em definitivo as permanências dos Estudos Sociais, possibilitando um tratamento uniforme dos conteúdos e abordagens conceituais homogêneas.
promover um currículo que assuma a existência de múltiplas possibilidades ao trabalho de professores e alunos a ser pautado pela diversidade cultural e social.
propor situações de aprendizagem que recuperem a experiência humana, a ser organizada em círculos concêntricos, de forma linear e cronológica.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de História propõem uma nova organização do currículo para o Ensino Fundamental. Segundo esse documento curricular, o ensino da História nortear-se-á pelos seguintes princípios e idéias, à exceção de:
incorporação dos conceitos de cultura e civilização com a realização de estudos culturais, aproximando a História das Ciências Humanas e Sociais.
valorização da idéia de diversidade cultural e questionamento da tese da superioridade cultural que fundamenta o preconceito e o racismo.
seleção e uso de diferentes fontes históricas, visando a apropriação pelo aluno das competências de leitor de diferentes linguagens.
problematização da realidade social e afirmação da participação de "pessoas comuns" na construção da História.
valorização da concepção de tempo contínuo, evolutivo, igual e único para toda a humanidade, abordagem essencial ao estilo de aprendizagem da criança.
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