Questões de História do ano 2007

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Assinale abaixo a alternativa que apresenta características do governo Fernando Henrique Cardoso (1995 – 2002).

  • A. Privatizações, neoliberalismo, inflação descontrolada, maxidesvalorização do Real.
  • B. Neoliberalismo, privatizações, grave crise econômica, maxidesvalorização do Real.
  • C. Nova Constituição, Plano Real, neoliberalismo, privatizações.
  • D. Nova Constituição , grave crise econômica, neoliberalismo, privatização.

“Sem desenvolvimento não há segurança”. A máxima do Secretário de Defesa dos EUA, Robert MacNamara, foi levada ao pé da letra pelas autoridades brasileiras e pode ser vista através do gráfico abaixo.

Considerando os dados apresentados no gráfico e o período em destaque assinale a alternativa CORRETA

  • A. Entre os anos de 1968 - 1973, os índices de crescimento econômico estavam , em média, acima de 11% a.a. e o período foi chamado de “ Milagre Brasileiro”.
  • B. Até o ano de 1967, o crescimento econômico brasileiro caminhou a passos lentos, como conseqüência da política desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek.
  • C. A política desenvolvimentista do período em questão, representava os anseios das camadas médias urbanas.
  • D. A crise do petróleo nos anos 60 afetou nosso crescimento econômico gerando baixos índices no Produto Interno Bruto de 1964 - 1967.

As sucessivas oligarquias que, a partir do século XIX, dominavam a sociedade maranhense, a despeito das disputas entre elas, podem ser designadas pelas seguintes características:

  • A. promoviam o facciosismo e a divisão política provincial e, dessa forma, impediam o funcionamento partidário bem como buscavam ocupar os postos oficiais para exterminarem seus adversários e implantarem com exclusividade seus projetos políticos.
  • B. eram de origem urbana e instruídas, aglutinadoras das diversas correntes nacionais de opinião, além de intermediarem as relações entre a Corte imperial e a província.
  • C. no âmbito regional, aglutinavam facções e permitiam o jogo partidário, mediando as relações entre a Corte imperial e a província; eram oriundas de famílias de grandes proprietários rurais, além da utilização patrimonial do Estado.
  • D. de origem rural, provinham, sobretudo, da pequena agricultura e buscavam trazer para a província recursos do governo central, visando ao desenvolvimento agrícola para o Estado.
  • E. no âmbito regional, aglutinavam facções e correntes de opinião, tornando possível o jogo partidário; eram oriundas tanto do meio rural quanto urbano, sendo comandadas por intelectuais que tinham grandes dificuldades de acesso à Corte imperial e aos postos oficiais na província.

A forma que o crescimento econômico assumiu a partir da Revolução Industrial colocou em risco a sobrevivência humana, em razão do seu caráter predatório. Por isso, hoje se pensa em nova estratégia de crescimento que:

  • A. preserve a natureza de uma maneira geral, permitindo não só o seu uso pela presente geração, mas igualmente pelas gerações futuras.
  • B. diminua sistematicamente o ritmo do crescimento econômico e, dessa forma, contenha a pressão sobre os recursos naturais.
  • C. intensifique o uso dos recursos naturais, considerando que o desenvolvimento tecnológico é capaz de solucionar o problema.
  • D. privilegie acordos entre diversos governos no âmbito internacional, levando em conta os interesses nacionais.
  • E. delegue aos grandes grupos econômicos internacionais a escolha do melhor uso para os recursos naturais.

Planejada para ser a capital de Minas, Belo Horizonte surgiu em uma época de grandes transformações. O País vivia, por exemplo, os reflexos da abolição da escravatura e da Proclamação da República.

A história da cidade está marcada por momentos característicos:

I. A primeira vez foi a invenção política (18971914) com a obra da República que queria superar o passado colonialimperial considerado como período de atraso e estagnação.

II. A segunda vez foi a mercantil (19141950) com a privatização de serviços e o domínio dos interesses econômicos e a horizontalização da cidade e conseqüente modernização.

III. A terceira foi intervenção social com a caracterização das lutas sociais que consolidouse nos anos de 80 e 90 com uma série de iniciativas democráticas populares.

Tendo por base a bibliografia acima, ASSINALE:

  • A.

    Apenas o item I está correto.

  • B.

    Apenas o item II está correto.

  • C.

    Apenas o item III está correto.

  • D.

    Apenas o item II está incorreto.

Assinale a alternativa que corresponde à data de fundação do Município de Biguaçu:

  • A.

    19 de março de 1933.

  • B.

    17 de maio de 1833.

  • C.

    23 de março de 1733.

  • D.

    19 de maio de 1845.

A História do Município de Biguaçu começa em 1747, com a vinda dos portugueses açorianos e a fundação do povoado chamado de:

  • A.

    São Miguel.

  • B.

    Nossa Senhora do Desterro.

  • C.

    Laguna.

  • D.

    São Francisco.

São atrativos turísticos do Município de Biguaçu, EXCETO:

  • A.

    A Cascata do Inferninho.

  • B.

    A Capela do Arcanjo São Miguel.

  • C.

    A Cachoeira do Arcanjo.

  • D.

    O Aqueduto do século XIX.

Nas últimas duas décadas, têm sido elaboradas proposições de renovação do ensino da História para a Educação Básica que têm como objetivo:

  • A.

    estabelecer uma atitude crítica em relação à segmentação passado/presente/futuro, tendo em vista a impossibilidade da formação do conceito de tempo histórico pela criança.

  • B.

    possibilitar a formação no aluno da visão de ensino como transmissão de conhecimentos históricos para a conservação da memória.

  • C.

    extinguir em definitivo as permanências dos Estudos Sociais, possibilitando um tratamento uniforme dos conteúdos e abordagens conceituais homogêneas.

  • D.

    promover um currículo que assuma a existência de múltiplas possibilidades ao trabalho de professores e alunos a ser pautado pela diversidade cultural e social.

  • E.

    propor situações de aprendizagem que recuperem a experiência humana, a ser organizada em círculos concêntricos, de forma linear e cronológica.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de História propõem uma nova organização do currículo para o Ensino Fundamental. Segundo esse documento curricular, o ensino da História nortear-se-á pelos seguintes princípios e idéias, à exceção de:

  • A.

    incorporação dos conceitos de cultura e civilização com a realização de estudos culturais, aproximando a História das Ciências Humanas e Sociais.

  • B.

    valorização da idéia de diversidade cultural e questionamento da tese da superioridade cultural que fundamenta o preconceito e o racismo.

  • C.

    seleção e uso de diferentes fontes históricas, visando a apropriação pelo aluno das competências de leitor de diferentes linguagens.

  • D.

    problematização da realidade social e afirmação da participação de "pessoas comuns" na construção da História.

  • E.

    valorização da concepção de tempo contínuo, evolutivo, igual e único para toda a humanidade, abordagem essencial ao estilo de aprendizagem da criança.

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