Lista completa de Questões de História do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à geopolítica do mundo atual, julgue os itens seguintes.
Em 1912, o Tibete alcançou a independência, aproveitando-se da revolução chinesa. Contudo, meses depois, Mao Tse-Tung proclamou a soberania de Pequim sobre o Tibete. A ocupação chinesa operou inicialmente com o aval do Dalai Lama e mantémse assim até os dias de hoje
Um dos aspectos mais importantes da nova ordem mundial é a globalização. Esse termo, que surgiu na década de 1980, refere-se a um avançado estágio da interdependência de todos os povos e economias do mundo. A respeito da globalização e seus aspectos, julgue os itens seguintes.
A Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (APEC) não tem tido tanto êxito quanto é esperado devido ao seu potencial econômico, por causa de questões como as diferenças regionais, econômicas e políticas dos seus membros
Um dos aspectos mais importantes da nova ordem mundial é a globalização. Esse termo, que surgiu na década de 1980, refere-se a um avançado estágio da interdependência de todos os povos e economias do mundo. A respeito da globalização e seus aspectos, julgue os itens seguintes.
Desde o início do processo de globalização, os grandes mercados mundiais ou blocos comerciais constituem uma das características desse processo.
Um dos grandes problemas do mundo atual é que, com o aumento da população e da produção, aumentou o consumo de energia. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Desde sua criação, em 1960, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) tem sido uma instituição com grande força e importância, fazendo do petróleo a sua principal arma
Assinale a opção que identifica o país e a liderança aos quais o texto acima se reporta.
Vietnã – Ho Chi Min e Giap
Cuba – Fidel Castro e Che Guevara
Rússia – Lênin e Stálin
China – Mao Tsé-tung e Deng Xiaoping
Brasil – Getúlio Vargas e João Goulart
História - História Geral - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível. Esta frase do pensador Raymond Aron define o período em que a opinião pública mundial acompanhou o conturbado relacionamento entre os Estados Unidos e a União Soviética. Sobre a Guerra Fria, leia as afirmativas abaixo:
I. Logo após a 2ª Guerra Mundial, teve início o clima de oposição entre EUA e URSS. As duas grandes potências representavam sistemas políticos, econômicos e ideológicos antagônicos – respectivamente o capitalismo e o socialismo.
II. No imediato pós-guerra, a maior preocupação dos norte-americanos era conter a expansão soviética. Para tanto procuravam conquistar posições estratégicas na Europa Central e nos Bálcãs.
III. A Guerra Fria baseou-se no princípio conhecido como Doutrina Truman, segundo a qual os EUA agiriam para evitar a ampliação da área sob influência da URSS.
IV. Um dos episódios críticos da Guerra Fria ocorreu em 1948 quando EUA, Inglaterra e França decidiram reunir suas zonas de ocupação na Alemanha e criar uma Assembléia Constituinte. Em reação a este projeto os soviéticos bloquearam Berlim, fechando os acessos rodoviários e ferroviários à cidade.
V. Em 1949 os EUA detonaram experimentalmente sua primeira bomba atômica. A partir de então, a Guerra Fria entrou na ameaçadora fase da corrida nuclear.
Assinale a alternativa correta:
Apenas I, II e III estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I, II, III e V estão corretas.
Apenas V está incorreta.
Apenas IV está incorreta.
Analise a imagem a seguir e assinale a alternativa correta.
A pintura e a fotografia, assim como os documentos, são chamadas fontes secundárias e permitem uma reconstituição dos fatos passados.
Aliada a outras formas de registro, pintura, fotografia, gravura, desenhos e esculturas, por exemplo, podem servir de ilustração para um postulado histórico que considere determinado recorte cronológico ou espacial.
Nesse tipo de registro, o historiador encontra material suficiente para o desenvolvimento de seus estudos. Os registros pictóricos, assim com a escrita, esgotam o interesse do historiador.
Fonte secundária de estudos para o historiador, a pintura destaca-se pelo caráter realista de sua concepção.
Uma fonte como a pintura só tem valor como documento histórico quando se considera a importância de seus realizadores. No caso da pintura apresentada, seu autor era amigo do representado e isso tornou a fonte mais confiável.
Acerca da Escola dos Annales, assinale a alternativa incorreta.
Essa escola constitui-se em um movimento historiográfico e assim foi denominada pelo fato de ter surgido em torno do periódico acadêmico francês chamado de Revue des Annales.
Foi liderada, inicialmente, por Marc Bloch e Lucien Febvre.
Tratou de incorporar conhecimentos diversos das Ciências Sociais à especificidade da História.
Entre as obras de maior destaque daqueles que compuseram o movimento dos Annales, encontram-se os Reis Taumaturgos de Marc Bloch, publicado em 1924, ou seja, antes da fundação da revista, e o O Mediterrâneo de Fernand Braudel.
Iniciado em 1898, os encontros entre Marc Augé e Marc Bloch adentraram o século XX e, com a contribuição de Lucien Febvre fundaram, em 1921, o periódico homônimo.
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
A construção de recortes historiográficos, a partir da formação do historiador, reproduz as ideias dos idealizadores do processo histórico. Desse modo, a historiografia que considera a cultura indígena só tem sentido para os índios.
As relações apresentadas constituem-se elementos norteadores. Em todo recorte histórico, trabalho, lutas de classes e meios de produção corroboram para a construção de uma matriz histórica.
A percepção histórica a partir de uma ótica marxista é uma entre muitas possibilidades de perceber um evento social de relevância histórica.
Na tentativa de estabelecer ligações entre a contemporaneidade e o passado colonial, os processos de reconstrução histórica precedem de fontes confiáveis, de uma única corrente.
As influências marxistas ecoaram diretamente nas referências historiográficas brasileiras do século XIX.
Assinale a alternativa correta acerca da inter-relação de história e literatura.
Muitas vezes, a aproximação da história com a literatura constrói a possibilidade de tornar o ficcional uma realidade. O mercador de Veneza, de Wiliam Shakespeare, ao apresentar as características de um quadro histórico, transforma o tempo histórico inscrito no século XII em uma dimensão atemporal.
A sociologia da literatura, ao dividir o campo histórico em realidade e ficção, circunscreve o texto ficcional no seu tempo histórico.
A história, por seu lado, enriquecia por vezes seu campo de análise com uma dimensão cultural, na qual a narrativa literária era ilustrativa de sua época.
Um exemplo do aspecto ficcional possibilitado com a literatura é o caso da obra O nome da rosa, de Umberto Eco. A partir de referências históricas, ele constrói uma narrativa ficcional e poética que se mune dos contextos de um recorte histórico-geográfico.
A literatura, por seu caráter ficcional, ajuda o historiador como possibilidade de ilustração. Assim, as fontes literárias confrontam as fontes históricas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...