Questões de História do ano 2009

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Além das causas citadas no texto, a revolta popular de 1874 foi também uma forma de repúdio à adoção do sistema métrico, razão pela qual ficou conhecida como

  • A.

    Sabinada.

  • B.

    Quebra-Quilos.

  • C.

    Balaiada.

  • D.

    Revolução dos Alfaiates.

  • E.

    Revolta do Vintém.

Semelhantemente ao que ocorria no Brasil até 1930, a economia paraibana ao longo da primeira fase republicana apresentava-se

  • A.

    modernizada, com forte dinamismo.

  • B.

    com inegável tendência à industrialização

  • C.

    assentada na agricultura, mantendo antigos padrões

  • D.

    vinculada a vigoroso comércio internacional

  • E.

    sustentada por um setor terciário em ascensão

Sob o ponto de vista político, na Primeira República, a Paraíba não era uma exceção no conjunto do país, pois, em ambos os casos, prevalecia

  • A.

    o amplo domínio das elites oligárquicas

  • B.

    a ocorrência de eleições limpas, imunes à fraude.

  • C.

    o voto secreto e universal, incluindo as mulheres.

  • D.

    a concepção liberal e democrática de política.

  • E.

    o moderno conceito de direitos sociais e de cidadania.

Constituem o patrimônio cultural brasileiro

I obras, objetos, documentos e edificações destinados a manifestações artísticas e culturais.

II criações artísticas, científicas e tecnológicas.

III modos de criar, fazer e viver.

IV sítios de valor paisagístico.

V formas de expressão.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

Assinale a alternativa que não apresenta objetivo das diretrizes da política de fomento do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI).

  • A.

    Promover a salvaguarda de bens culturais imateriais por meio do apoio às condições materiais que propiciam sua existência, bem como pela ampliação do acesso aos benefícios gerados por essa preservação.

  • B.

    Promover a inclusão social e a melhoria das condições de vida de produtores e detentores do patrimônio cultural imaterial.

  • C.

    Ampliar a participação dos grupos que produzem e permitem manifestações culturais de natureza imaterial nos projetos de preservação e valorização desse patrimônio.

  • D.

    Programar mecanismos para a efetiva proteção de bens culturais imateriais em situação de risco.

  • E.

    Respeitar e proteger direitos difusos ou coletivos relativos à preservação e ao uso do patrimônio cultural imaterial, principalmente no âmbito regional.

De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Um dos motivos de os museus existirem é a necessidade de valorizar as produções artísticas, culturais e históricas de um espaço urbano. A existência desses espaços de memória é atribuída à fundação e manutenção por parte de uma classe interessada nesses acervos (clero, aristocracia e burguesia).

  • B.

    A formação de um acervo, junto à sua pertinência urbanística, é produto da necessidade democrática de preservar um patrimônio. Daí esse caráter dos grandes museus.

  • C.

    As cidades, ao inserirem as questões urbanísticas na concepção de seus museus, estabelecem regras acerca do significado histórico de um acervo e, para isso, orientam a demolição de estruturas arquitetônicas antigas em detrimento da construção de prédios mais adequados à preservação e ao acesso ao acervo.

  • D.

    A memória rural e seus aparatos no espaço museal só tem sentido no contexto de sua origem: o campo. Daí a necessidade de investimentos em museus temáticos que preservem o patrimônio rural.

  • E.

    Cidade, história e museu dialogam intensamente no sentido de convergir possibilidades de resgatar, registrar, construir, manter, preservar e tornar acessível um acervo para a sociedade. Esse valor não se aplica apenas à sociedade inserida no contexto do museu, mas à diversidade em sua volta.

A respeito da relação entre identidade, patrimônio imaterial e preservação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Patrimônio e identidade dialogam intensamente no sentido de fomentar possibilidades de cunho sóciohistoriográfico.

  • B.

    A identidade de um povo necessita da oralidade para sua manutenção. Nesse sentido, os processos de registro histórico, nas sociedades não letradas, determinam a validade dos fatos.

  • C.

    A partir de um ângulo que considera a vinculação do processo de construção da pluralidade cultural, principalmente pela transculturalidade, a emergência de novas formas de manifestações culturais passa a figurar a imposição de uma cultura sobre a outra.

  • D.

    Somente no núcleo dos objetos comuns é que uma sociedade se constitui plural. A diversidade ritualística dos povos islâmicos, por exemplo, configura uma relação com um processo de destilação politeísta.

  • E.

    A pluralidade do mundo — expressa em seus produtos culturais — está evidente no mundo globalizado. Sociedades de relevante produção cultural e que, inseridas em contextos tecnológicos que garantam sua preservação, são mais visíveis que outras que ainda não dominam formas significativas de registros.

Assinale a alternativa incorreta acerca da inter-relação entre o museu e o papel sócio-historiográfico.

  • A.

    Os projetos museológicos precisam se integrar aos processos educacionais, interligando diversas áreas de ensino, reconhecendo no patrimônio cultural o suporte essencial para o desenvolvimento da cidadania e do desenvolvimento social e, principalmente, oferecendo ações firmativas aos segmentos sociais capazes de compreender o papel social e histórico do museu.

  • B.

    das instituições museológicas entre si e com outras instituições objetivando construções de projetos integrados, desenvolvendo ações transdisciplinares que extrapolem as visões disciplinares.

  • C.

    Ao buscar associações necessárias à compreensão do mundo, na sua integridade, reconhecendo no patrimônio cultural um instrumento de educação e desenvolvimento social, o museu se insere como instituição de mediação de construção, manutenção e acessibilidade às informações de cunho sóciohistoriográfico.

  • D.

    O museu é reconhecidamente um espaço privilegiado, onde é possível concretizar as propostas de diálogos entre as diversas áreas e, ao mesmo tempo, é capaz de produzir conhecimento a partir dos temas e problemas que são potencializados no desenvolvimento das ações de pesquisa, preservação e comunicação.

  • E.

    Um dos grandes desafios das propostas museais tange questões relativas à democratização do conhecimento e ao papel social do museu na construção de conhecimento transdisciplinar e de relevante interesse social.

Assinale a alternativa correta em relação ao teor das informações apresentadas no texto.

  • A.

    No caso da arte sacra, evidencia-se que, frente ao ocorrido, trata-se de um acervo de relevante valor universal.

  • B.

    O comércio de obras de arte roubadas configura ameaça para a preservação de acervos consideráveis, e uma das formas de impedir tal ação é a clausura das obras em ambientes próprios.

  • C.

    Uma das formas de evitar a disseminação dessa prática compete aos compradores de arte, que devem ir às exposições que antecedem os leilões de arte, tirar todas as dúvidas a respeito da procedência e do valor dos lotes com o leiloeiro.

  • D.

    É importante para os interessados em adquirir uma obra de arte fora do circuito comercial que façam uma visita acompanhada de alguém que entenda de arte e antiguidades com o objetivo de atestar a originalidade das peças pretendidas.

  • E. O Brasil possui uma legislação específica para esse tipo de ação e, desde 1978, com a criação do IPHAN, mantém um cadastro internacional de obras roubadas.

Para Lucien Febvre, a parte mais apaixonante do ofício de historiador é fazer com que coisas silenciosas se tornem expressivas. Para que isso seja possível, de acordo com o texto citado, é preciso

  • A.

    exaurir completamente os documentos por meio do método crítico.

  • B.

    propor questões e submeter os documentos a diferentes métodos.

  • C.

    elaborar uma narrativa histórica fazendo prevalecer a imaginação.

  • D.

    ampliar a noção de documento, incluindo e relacionando materiais diversos.

  • E.

    empreender extensa busca documental.

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