Questões de História do ano 2011

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Julgue os itens a seguir, relativos à Europa moderna e contemporânea.

Vincula-se a ascensão do fascismo na Itália, em 1920, à derrota italiana na I Guerra Mundial e à xenofobia que caracterizava a sociedade italiana da época.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à Europa moderna e contemporânea.

Na Europa Ocidental, após a II Guerra Mundial, as políticas públicas de proteção social fortaleceram-se.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à Europa moderna e contemporânea.

O realismo socialista, política cultural da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, incentivou as vanguardas artísticas, como o Surrealismo, com o objetivo de denunciar o conservadorismo artístico do mundo capitalista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à Europa moderna e contemporânea.

Em maio de 1968, as greves estudantis e operárias na França radicalizaram-se a ponto de colocar em crise a estrutura de poder.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos à Europa moderna e contemporânea.

A União Europeia, além da integração econômica, visa a integração cultural da Europa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Observe a figura.

Segundo especialistas, como arqueólogos e antropólogos, uma das razões que levaram as pessoas da pré-história a retratar figuras como as da imagem acima foi, provavelmente,

  • A.

    a necessidade de deixar vestígios e proteger suas habitações.

  • B.

    a falta de símbolos gráficos, ligada ao excesso de misticismo.

  • C.

    o desconhecimento da escrita, relacionado a ideias religiosas.

  • D.

    a caça como atividade lúdica e modo de enfeitar a moradia.

  • E.

    a preocupação pela sobrevivência, associada a ritos mágicos.

O professor, ao trabalhar com a figura, pretendeu que os alunos percebessem que os sumérios, em aproximadamente 2.500 a.C., possuíam uma sociedade

  • A.

    avançada, que já dominava a domesticação de animais, atividade que possivelmente constituía a base de subsistência da população.

  • B.

    complexa, em que já se havia estabelecido a divisão social, comportando a presença de pobres, certamente dominados, e ricos, certamente dominantes.

  • C.

    organizada, na qual os grupos humanos, ao trocarem a vida sedentária pela vida nômade, tornaram-se produtores e organizaram-se politicamente.

  • D.

    agrícola, na qual os camponeses tinham a obrigação de entregar parte da produção ao governo, sendo controlados pelos funcionários do Estado.

  • E.

    gentílica, na qual a propriedade da terra era comunal e a agricultura e a domesticação de animais consistiam as atividades econômicas básicas.

Tucídides pretende que sua obra sobreviva aos tempos. Essa mesma pretensão é encontrada na arquitetura monumental legada pela Grécia Antiga, que pode ser considerada pelo historiador, segundo propõe Jacques Le Goff em História e memória, como

  • A.

    documento material que evoca a celebração do poder e sua perpetuação.

  • B.

    templo da Antiguidade que deve ser reverenciado e mantido para fins religiosos.

  • C.

    prova arqueológica de uma civilização superior, na história da humanidade.

  • D.

    fonte histórica para o conhecimento da cultura letrada da Antiguidade.

  • E.

    patrimônio artístico despido de intencionalidade, que deve ser analisado esteticamente.

Considere as imagens e o texto.

De acordo com o texto, o estudo da forma de produção retratada nas figuras leva a uma comparação entre o camponês medieval, que vivia numa sociedade agrária e marcada por relações sociais baseadas na servidão, e

  • A.

    as grandes propriedades rurais da atualidade, em que, sendo praticamente autossuficientes, predomina o trabalho temporário.

  • B.

    o camponês da atualidade, que, por não ter direito à terra, sobrevive da produção agrícola de subsistência nas zonas rurais.

  • C.

    as relações de trabalho no campo da atualidade, que são marcadas pela prática do trabalho compulsório e sem remuneração.

  • D.

    o trabalhador rural da atualidade, que, por possuir os meios de produção, vive nas cidades, onde predomina o trabalho autônomo.

  • E.

    o trabalhador rural da atualidade, que vive numa sociedade industrial, na qual predominam o trabalho assalariado e a vida urbana.

Com base no conhecimento sobre as representações ideológicas existentes sobre a África, pode-se afirmar que a comparação que o autor faz entre alguns povos africanos e a Europa ocidental, na época medieval, revela uma posição

  • A.

    antropocêntrica da evolução histórica dos povos que viviam no continente africano, considerados no estágio pré-histórico pelos europeus.

  • B.

    racionalista, que formulou princípios políticos, éticos e morais que justificam o domínio europeu no continente africano no final do século XIX.

  • C.

    equivocada da dinâmica cultural própria da África, tratando as especificidades dos povos africanos segundo padrões da civilização nativa.

  • D.

    contrária à ideia de que os africanos eram povos primitivos, inferiores e incapazes de construir civilizações evoluídas como a europeia.

  • E.

    favorável à ideia de que os povos africanos não têm condição de ultrapassar os limites de selvageria e de buscar um novo estado de existência.

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