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Julgue os itens a seguir, relativos à Europa moderna e contemporânea.
Vincula-se a ascensão do fascismo na Itália, em 1920, à derrota italiana na I Guerra Mundial e à xenofobia que caracterizava a sociedade italiana da época.
Julgue os itens a seguir, relativos à Europa moderna e contemporânea.
Na Europa Ocidental, após a II Guerra Mundial, as políticas públicas de proteção social fortaleceram-se.
Julgue os itens a seguir, relativos à Europa moderna e contemporânea.
O realismo socialista, política cultural da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, incentivou as vanguardas artísticas, como o Surrealismo, com o objetivo de denunciar o conservadorismo artístico do mundo capitalista.
Julgue os itens a seguir, relativos à Europa moderna e contemporânea.
Em maio de 1968, as greves estudantis e operárias na França radicalizaram-se a ponto de colocar em crise a estrutura de poder.
Julgue os itens a seguir, relativos à Europa moderna e contemporânea.
A União Europeia, além da integração econômica, visa a integração cultural da Europa.
Observe a figura.
Segundo especialistas, como arqueólogos e antropólogos, uma das razões que levaram as pessoas da pré-história a retratar figuras como as da imagem acima foi, provavelmente,
a necessidade de deixar vestígios e proteger suas habitações.
a falta de símbolos gráficos, ligada ao excesso de misticismo.
o desconhecimento da escrita, relacionado a ideias religiosas.
a caça como atividade lúdica e modo de enfeitar a moradia.
a preocupação pela sobrevivência, associada a ritos mágicos.
O professor, ao trabalhar com a figura, pretendeu que os alunos percebessem que os sumérios, em aproximadamente 2.500 a.C., possuíam uma sociedade
avançada, que já dominava a domesticação de animais, atividade que possivelmente constituía a base de subsistência da população.
complexa, em que já se havia estabelecido a divisão social, comportando a presença de pobres, certamente dominados, e ricos, certamente dominantes.
organizada, na qual os grupos humanos, ao trocarem a vida sedentária pela vida nômade, tornaram-se produtores e organizaram-se politicamente.
agrícola, na qual os camponeses tinham a obrigação de entregar parte da produção ao governo, sendo controlados pelos funcionários do Estado.
gentílica, na qual a propriedade da terra era comunal e a agricultura e a domesticação de animais consistiam as atividades econômicas básicas.
Tucídides pretende que sua obra sobreviva aos tempos. Essa mesma pretensão é encontrada na arquitetura monumental legada pela Grécia Antiga, que pode ser considerada pelo historiador, segundo propõe Jacques Le Goff em História e memória, como
documento material que evoca a celebração do poder e sua perpetuação.
templo da Antiguidade que deve ser reverenciado e mantido para fins religiosos.
prova arqueológica de uma civilização superior, na história da humanidade.
fonte histórica para o conhecimento da cultura letrada da Antiguidade.
patrimônio artístico despido de intencionalidade, que deve ser analisado esteticamente.
Considere as imagens e o texto.
De acordo com o texto, o estudo da forma de produção retratada nas figuras leva a uma comparação entre o camponês medieval, que vivia numa sociedade agrária e marcada por relações sociais baseadas na servidão, e
as grandes propriedades rurais da atualidade, em que, sendo praticamente autossuficientes, predomina o trabalho temporário.
o camponês da atualidade, que, por não ter direito à terra, sobrevive da produção agrícola de subsistência nas zonas rurais.
as relações de trabalho no campo da atualidade, que são marcadas pela prática do trabalho compulsório e sem remuneração.
o trabalhador rural da atualidade, que, por possuir os meios de produção, vive nas cidades, onde predomina o trabalho autônomo.
o trabalhador rural da atualidade, que vive numa sociedade industrial, na qual predominam o trabalho assalariado e a vida urbana.
Com base no conhecimento sobre as representações ideológicas existentes sobre a África, pode-se afirmar que a comparação que o autor faz entre alguns povos africanos e a Europa ocidental, na época medieval, revela uma posição
antropocêntrica da evolução histórica dos povos que viviam no continente africano, considerados no estágio pré-histórico pelos europeus.
racionalista, que formulou princípios políticos, éticos e morais que justificam o domínio europeu no continente africano no final do século XIX.
equivocada da dinâmica cultural própria da África, tratando as especificidades dos povos africanos segundo padrões da civilização nativa.
contrária à ideia de que os africanos eram povos primitivos, inferiores e incapazes de construir civilizações evoluídas como a europeia.
favorável à ideia de que os povos africanos não têm condição de ultrapassar os limites de selvageria e de buscar um novo estado de existência.
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