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O conceito ao qual o texto se refere denominou um período também caracterizado como Idade das Trevas, em contraposição ao chamado Iluminismo e à eclosão de uma série de concepções e práticas consideradas inovadoras em relação ao período anterior, Idade Média. Dentre essas concepções e práticas, estão
a formulação da teoria heliocêntrica e a valorização do humanismo.
o geocentrismo e a visão de mundo baseada na filosofia escolástica.
a secularização da cultura e a crítica aos valores greco-romanos.
a secularização da cultura e a crítica aos valores greco-romanos.
o desenvolvimento da arte gótica e a difusão do hedonismo.
A Reforma, séculos depois, introduziu outros princípios, tais como
a defesa da autoridade incontestável do papa e dos sacerdotes, na interpretação dos desígnios divinos.
o conceito de predestinação e a noção de que o trabalho e o lucro dignificam o homem.
a crença de que os pobres deveriam se rebelar contra os ricos, pois a História era movida pela luta de classes.
a visão de que os Estados deveriam se subordinar politicamente às orientações do Vaticano.
a concepção de que os judeus e demais seguidores de outras crenças deveriam ser eliminados.
Com o intuito de desconstruir discursos historiográficos baseados em percepções semelhantes à que o texto se refere, a História Cultural valoriza
a escrita desse tipo de história por especialistas nativos, capazes de descrever sua cultura de maneira neutra e fiel.
o entendimento da cultura estrangeira a partir da comparação cultural e avaliação de seu grau de desenvolvimento.
a compreensão do sentido que as representações e valores culturais têm para os povos que os produziram.
os estudos que reconheçam os encontros culturais como processos naturais e inevitáveis, independentemente de eventuais interesses políticos.
a investigação de abordagem positivista, que oferece uma compreensão literal e objetiva de uma determinada cultura.
Observe o mapa com atenção.
Considerando o contexto histórico em que se insere, o mapa permite identificar
uma das grandes imigrações voluntárias dos povos africanos na época moderna.
um dos maiores movimentos populacionais forçados da história da humanidade.
o grau de conhecimento tecnológico da indústria naval europeia no século XV.
um dos mais intensos intercâmbios comerciais entre os americanos e os africanos.
o sistema triangular de comércio adotado pelos portugueses no século XVII.
Segundo a autora, o estudo sobre os intercâmbios na África subsaariana, embora seja vasto e complexo, deixa à mostra as raízes
dos diferentes tipos de escravidão desenvolvidos no continente africano a partir do empobrecimento das classes de mercadores no século XIV.
da ideia de que, antes da chegada dos portugueses, existia na África povos que viviam em tribos ou etnias em estágio cultural civilizado.
das justificativas para a arbitrariedade e opressão presentes nas relações estabelecidas entre ocidentais e africanos desde o século XV.
da existência de uma África branca com características mais próximas das ocidentais e uma África negra, separadas pelo deserto do Saara.
do movimento político-ideológico do pan-africanismo, cujos desdobramentos fazem-se ainda presentes em todos países do continente africano.
O estudo da circulação desses produtos, mediante os enfoques propostos pela história da alimentação, permite
compreender que ao longo do processo colonizatório ocorreram significativas trocas culturais, ainda que a relação de forças políticas entre metrópoles e colônias fosse completamente desigual.
verificar que a exportação de produtos tropicais ocorreu em virtude de hábitos culturais já arraigados na Europa, como o consumo de alimentos baratos, tubérculos e frutas.
perceber que os hábitos e costumes do Novo Mundo foram impostos à Europa pelos governos das metrópoles ibéricas.
entender o uso da publicidade no início da Era Moderna, uma vez que o comércio intenso e a propaganda criaram necessidades artificiais, como o consumo de café e especiarias.
constatar que a finalidade da colonização do Novo Mundo se restringia ao plantio de alimentos para a população europeia.
Considere as seguintes afirmações sobre a colonização espanhola no continente americano e a colonização inglesa no território então denominado Treze Colônias.
I. Ambas tiveram como base estrutural o sistema de plantation, a produção de gêneros tropicais para exportação e administração local subordinada às respectivas Coroas.
II. A Igreja Batista e a Igreja Anglicana tiveram papel fundamental em ambos os processos colonizatórios.
III. Enquanto o trabalho livre e a servidão por contrato foram frequentes nas regiões norte e central das Treze Colônias, o trabalho compulsório predominou em sua região sul e na América Espanhola.
Está correto APENAS o que se afirma em
I.
II.
III.
I e II.
II e III.
Considere os dados estimados:
A interpretação dos dados acima e o conhecimento da história da Conquista da América nos permitem afirmar que
o Império Inca sobreviveu à conquista espanhola, razão pela qual o quéchua figura hoje como uma das línguas oficiais do Peru e da Bolívia.
a grande população que havia na atual região do México e da América Central comprova o grande fluxo migratório da América do Sul para o Norte.
os povos da região da atual Colômbia ofereceram pouca resistência ao processo da conquista, visto que não possuíam riquezas minerais e eram dóceis.
a conquista espanhola, no período em questão, causou um grande massacre dos povos ameríndios, com destaque para a região central do continente.
a mortandade dos ameríndios resultou do contato natural entre as tribos e foi parte inevitável do processo civilizatório.
Atenção: Considere o texto a seguir para responder às questões de números 37 e 38
A transformação mencionada no texto, de que o tempo da fábrica se sobrepôs ao tempo da natureza, decorre, entre outros fatores,
do crescimento urbano decorrente da crise do Feudalismo.
da Segunda Revolução industrial, que possibilitou o desenvolvimento das fábricas.
da divisão e especialização do trabalho, vinculada ao modo de produção industrial.
do controle exercido sobre o proletariado pelos governos fascistas.
do fim da escravidão, que causou a exploração do trabalho remunerado.
Considere a figura.
Um forte símbolo iconográfico associado aos comunistas é o da foice e do martelo cruzados. Essa representação remete a uma concepção de processo revolucionário que, segundo seus formuladores, para ser iniciado, deveria contar com a
união entre proletários e camponeses contra a burguesia.
destruição do Estado pelos trabalhadores oprimidos, de todas as categorias.
ação individual dos trabalhadores rurais e urbanos, sem a mediação de partidos.
aliança internacional de países industrializados e agrários para o desenvolvimento global.
organização de sindicatos rurais e urbanos que assumiriam o lugar do Estado.
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