Questões de História do ano 2011

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Uma das marcas dessa presença foi a vasta reprodução de gravuras provenientes de livros franceses, no material didático brasileiro, entre meados do século XIX até os anos 30 do século XX. Esse fenômeno pode ser historicamente relacionado

  • A.

    à implementação do Enciclopedismo no Brasil, segundo o qual as ilustrações tornariam os livros compreensíveis para o público analfabeto.

  • B.

    à importância mundial que a França adquiriu após sua Revolução, como polo irradiador de conhecimento, caracterizando um imperialismo cultural.

  • C.

    à dependência econômica do Brasil em relação à França, principalmente no século XIX, quando esta passou a ser a mais importante compradora de café.

  • D.

    ao consumo exclusivo de produtos culturais franceses pela elite eclesiástica brasileira, responsável pelo sistema escolar existente.

  • E.

    à Missão Francesa patrocinada por D. Pedro II, com o objetivo de sistematizar um método de ensino francês no Brasil.

Analisando livros didáticos japoneses de História antes e depois da II Guerra, o historiador Marc Ferro (A manipulação da História no Ensino e nos meios de comunicação) constatou que a exaltação nacionalista e a celebração das virtudes militares, antes predominantes nos textos, diminuíram drasticamente após 1945. Essa mudança tem relação com o desfecho da II Guerra Mundial, no qual

  • A.

    os antigos impérios, como o Japão e o Austro-Húngaro, passaram por completa reestruturação para se adequarem ao capitalismo.

  • B.

    a tragédia da bomba atômica resultou no antiamericanismo, na reafirmação de valores tradicionais e na difusão da ideia de que a democracia sempre existiu no Oriente.

  • C.

    a intervenção armada da Organização das Nações Unidas nos países que pertenciam ao Eixo obrigou a que ocorresse a democratização dessas sociedades.

  • D.

    a Guerra Fria pressionou os países derrotados a se aliarem à União Soviética e a cultuarem os valores políticos e culturais caros ao socialismo.

  • E.

    a derrota do Japão, juntamente com os países do Eixo, resultou na reescrita de sua história e na revisão de aspectos de sua identidade.

Sobre a micro-história, gênero historiográfico que emergiu na década de 1970, na Europa, inicialmente associado a estudos de casos de resistência à Inquisição, é correto afirmar que

  • A.

    contribuiu para a história cultural ao enfocar fenômenos sociais amplos, pouco estudados, como o feudalismo.

  • B.

    propôs tratar de fenômenos de curta duração, desconectados de temporalidades mais extensas.

  • C.

    abordou a história a partir da perspectiva de indivíduos letrados, que produziram crônicas e relatos sobre suas comunidades.

  • D.

    conquistou o grande público por abrir mão do uso de documentos e enfatizar a história subjetiva, narrada de forma literária.

  • E.

    foi alvo de algumas críticas, como a deficiente relação entre o local e o global que marcou parte dos estudos publicados.

Leia a letra de música.

O Brazil não merece o Brasil

O Brazil tá matando o Brasil

Estes versos da canção Querelas do Brasil, de Mauricio Tapajós e Aldir Blanc, admitem várias interpretações e foram relacionados, no contexto político de 1978, quando foram gravados, com a denúncia da existência de mortos e desaparecidos no Brasil por motivos políticos. Alguns organismos exerceram importante atuação pressionando para que o governo brasileiro respeitasse os Direitos Humanos. Dentre esses organismos, estão

  • A.

    a Anistia Internacional e a Comissão de Justiça e Paz.

  • B.

    a Organização Mundial do Comércio e a Unesco.

  • C.

    a CIA e as emissoras de televisão, como a Rede Globo.

  • D.

    o Vaticano e o Partido dos Trabalhadores.

  • E.

    a OTAN e a campanha pluripartidária pelas Diretas Já.

O esquema cronológico que o quadro identifica, segundo Marc Ferro (A manipulação da história no ensino e nos meios de comunicação, 1983) inscreve-se na concepção de História sob o ponto de vista

  • A.

    globalizante.

  • B.

    eurocêntrico.

  • C.

    romântico.

  • D.

    cultural.

  • E.

    social.

O Positivismo foi a primeira das escolas de pensamento que definiu a especialidade do estudo científico da sociedade, estabelecendo conceitos e uma metodologia de investigação. Como um dos princípios teóricos dessa escola, aponta-se a

  • A.

    percepção de que o conhecimento humano é uma revelação resultante da contemplação e da fé, sendo a sociedade regulada pelos princípios divinos que embasam a moral.

  • B.

    concepção da sociedade como um organismo constituído de partes integradas e coesas, que funcionam harmonicamente, de acordo com um modelo físico ou mecânico.

  • C.

    crença na ideia de que os princípios reguladores da sociedade devem ser pautados na religião e no senso comum, já que tais leis são universais e inatas aos seres humanos.

  • D.

    transposição de conceitos sociológicos e antropológicos para o estudo do comportamento humano, garantindo ações guiadas por preconceitos e interesses particulares.

  • E.

    preocupação em resolver os conflitos sociais por meio da negação da possibilidade de harmonia entre os indivíduos, pautando seus métodos à luz das ciências naturais.

O fragmento da música acima trata da desigualdade que pode ser encontrada em qualquer cidade brasileira.

Utilizando-se os estudos de Karl Marx para explicar as desigualdades socioeconômicas, tem-se:

  • A.

    A dominação da burguesia capitalista sobre a massa é legitimada pela industrialização dos países em desenvolvimento, criando possibilidades para a ascensão social do proletariado.

  • B.

    O subdesenvolvimento socioeconômico dos países está intimamente ligado à luta de classes, uma vez que evidencia o caráter harmônico e justo da sociedade capitalista e das suas relações de produção.

  • C.

    As relações de poder entre as classes depende das qualificações, habilidades, méritos e interesses dos membros de cada um dos grupos que fundam a sociedade, uma vez que a origem da desigualdade está na capacidade individual de cada um em adquirir status.

  • D.

    As desigualdades sociais são produto de um conjunto de relações pautado na propriedade dos meios de produção, dando origem a um sistema social em que uma das classes domina, enquanto a outra é dominada.

  • E.

    Os grupos sociais obtêm status a partir do critério de posições socioprofissionais valorizadas e integradas na sociedade, uma vez que os indivíduos estão vinculados por meio da complementaridade das posições que ocupam na divisão do trabalho.

O pensamento sociológico alemão caracteriza-se pela associação entre história, esforço interpretativo e discernimento das diversidades. O sociólogo alemão Max Weber destacava que não havia oposição entre indivíduo e sociedade. Na visão weberiana,

  • A.

    cada indivíduo age levando em conta a resposta ou a reação de outros indivíduos, já que o sentido das ações é sempre social.

  • B.

    a ordem social submete os indivíduos coercitivamente, pois a sociedade caracteriza-se como uma força exterior a eles.

  • C.

    a sociedade é aquilo que pesa sobre os indivíduos e que determina seus comportamentos e os sentidos de suas ações.

  • D.

    o indivíduo é produzido pela sociedade, e o papel de suas ações limita-se à reprodução dos valores de seu grupo.

  • E.

    os acontecimentos que integram o social têm origem na luta de classes, sendo exteriores aos indivíduos.

Identificada como a ciência do homem no tempo, a História, ao estudar o passado das sociedades, auxilia-nos a compreender as transformações experimentadas pela humanidade ao longo dos séculos, reunindo, dessa forma, elementos que lançam luzes sobre o presente. Os períodos iniciais do desenvolvimento humano correspondem ao que se convencionou chamar de préhistória, conceito questionável atualmente. As primeiras civilizações floresceram no Oriente, em geral dependentes de grandes rios. A Antiguidade Clássica (greco-romana) assentou-se no trabalho escravo e, sob vários aspectos, constituiu-se na base cultural da civilização ocidental contemporânea.

Considerando essas observações como referência inicial, bem como os temas por elas abordados, julgue os itens a seguir.

Na afirmação de que o Egito era um presente do Nilo, o historiador grego Heródoto enfatiza a importância do grande rio para a existência da civilização egípcia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Identificada como a ciência do homem no tempo, a História, ao estudar o passado das sociedades, auxilia-nos a compreender as transformações experimentadas pela humanidade ao longo dos séculos, reunindo, dessa forma, elementos que lançam luzes sobre o presente. Os períodos iniciais do desenvolvimento humano correspondem ao que se convencionou chamar de préhistória, conceito questionável atualmente. As primeiras civilizações floresceram no Oriente, em geral dependentes de grandes rios. A Antiguidade Clássica (greco-romana) assentou-se no trabalho escravo e, sob vários aspectos, constituiu-se na base cultural da civilização ocidental contemporânea.

Considerando essas observações como referência inicial, bem como os temas por elas abordados, julgue os itens a seguir.

A Grécia antiga constituiu imponente império que implantou a democracia no Oriente, experiência que se consolidou definitivamente na região.

  • C. Certo
  • E. Errado
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