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Julgue os itens subsequentes, relativos à República brasileira no período entre 1894 e 1930.
A década de 20 do século passado caracterizou-se por turbulências políticas, sociais e culturais, das quais são exemplos o tenentismo e a Semana de Arte Moderna.
Julgue os itens subsequentes, relativos à República brasileira no período entre 1894 e 1930.
Com a instalação de indústrias, surgiu o movimento sindical e, em 1906, no Rio de Janeiro, realizou-se o I Congresso Operário Brasileiro para fundar o Partido Comunista Brasileiro.
Com relação ao Estado Novo, julgue os próximos itens.
Plínio Salgado, da Ação Integralista Brasileira, ministro da Educação durante a ditadura do Estado Novo, impôs a adoção de princípios fascistas, como o racismo, nas diretrizes à educação primária e secundária.
Com relação ao Estado Novo, julgue os próximos itens.
Na ditadura de Vargas, o Ministério do Trabalho foi utilizado para controlar o movimento operário.
No que concerne ao Brasil na segunda metade do século XX, julgue os itens subsecutivos.
Um dos gêneros musicais mais conhecidos no mundo, a Bossa Nova surgiu no final da década de 50.
No que concerne ao Brasil na segunda metade do século XX, julgue os itens subsecutivos.
Durante o regime militar brasileiro (1964-1985), a Presidência da República foi ocupada, alternadamente, por militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
No que concerne ao Brasil na segunda metade do século XX, julgue os itens subsecutivos.
O crescimento econômico na década de 50, ao interiorizar o desenvolvimento, impediu o êxodo rural.
No que concerne ao Brasil na segunda metade do século XX, julgue os itens subsecutivos.
A Constituição Federal de 1988 foi elaborada sob a influência de uma pluralidade de forças e de sujeitos políticos.
Atenção: As questões de números 34 e 35 devem ser respondidas com base nas figuras abaixo.
A partir de uma leitura crítica das Figuras 1 e 2 pode-se concluir que a
1 representa os grupos indígenas como selvagens, enquanto a 2 destaca as características culturais específicas dos índios.
1 exprime a forma de dominação imposta às populações indígenas, enquanto a 2 atribui característica de preguiça ao índio.
1 destaca a importância da obra missionária do trabalho de catequese, enquanto a 2 revela aspectos culturais europeus no índio.
1 usa a imagem para analisar as marcas culturais indígenas na sociedade, enquanto a 2 indica o caráter passivo do povo indígena.
1 procura retratar um ritual indígena de antropofagia, enquanto a 2 destaca o caráter imponente e guerreiro dos indígenas.
Atenção: As questões de números 34 e 35 devem ser respondidas com base nas figuras abaixo.
Segundo Circe Bittencourt (2001), no caso de uma análise das populações e culturas indígenas, o estudo das ilustrações das diferentes épocas em livros produzidos em diferentes períodos, além de rico material didático de apoio,
demonstra a importância da inexistência de conflitos e disputas com indígenas nas ocupações de terras para a plantação de cana.
serve para demonstrar que a ilustração nos livros didáticos prejudica a compreensão dos textos e a identificação do nível cultural dos indígenas.
transforma o livro em documento de época e possibilita, por intermédio do método do historiador, uma leitura crítica de imagens.
identifica o papel importante dos livros em representar os diferentes grupos indígenas na fase de conquista e colonização europeia.
incentiva a utilização de suportes tecnológicos mais sofisticados nas escolas e melhora as condições de trabalho docente na sala de aula.
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