Questões de História do ano 2011

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No processo de emancipação política do Brasil, fizeram parte da conjuntura internacional, que o texto descreve, respectivamente,

  • A.

    a Revolta dos Emboabas e as Guerras Guaraníticas.

  • B.

    a Inconfidência Mineira e a Conjuração dos Alfaiates.

  • C.

    a Confederação do Equador e a Guerra dos Farrapos.

  • D.

    as Guerras Guaraníticas e a Revolução Pernambucana.

  • E.

    a Revolução Pernambucana e a Confederação do Equador.

O texto faz referência a um movimento social que

  • A.

    expressou reivindicações políticas sem conteúdo religioso.

  • B.

    dissociou elementos religiosos da carência da população.

  • C.

    combinou conteúdo religioso com reivindicação social.

  • D.

    agregou transformações sociais ao fanatismo religioso.

  • E.

    desprezou as carências religiosas e os problemas sociais.

Dentre os artifícios de persuasão e sedução mencionados pelo autor e frequentes na propaganda política associada à política de massas, podemos citar:

  • A.

    a construção da imagem carismática do líder mediante a ampla utilização dos meios de comunicação.

  • B.

    a utilização de linguagem rebuscada e erudita, voltada especialmente para cativar a população letrada.

  • C.

    a transparência na difusão da política estatal e a difusão das vantagens dos princípios econômicos liberais, para o progresso do país.

  • D.

    o combate às representações religiosas e militares e a defesa de valores racionais baseados nos direitos universais do homem.

  • E.

    a concessão de benefícios, autonomia e liberdade de expressão aos trabalhadores e sindicatos.

Segundo o autor, a política a que o texto faz referência teve por objetivos principais

  • A.

    atender às reivindicações dos patrões e dos operários e ampliar a participação das associações de classes na elaboração da legislação trabalhista.

  • B.

    legalizar as organizações de trabalhadores urbanos e atribuir ao operariado o papel de controlador da vida sindical, sem intervenção do Estado.

  • C.

    estabelecer o princípio de pluralidade sindical reivindicado pelos trabalhadores urbanos e tornar os sindicatos mais independentes do Estado.

  • D.

    acabar com a resistência do empresariado em reconhecer os direitos dos trabalhadores e obrigar os operários a apoiar o governo.

  • E.

    reprimir os esforços organizatórios da classe trabalhadora urbana fora do controle do Estado e atraí-la para o apoio difuso ao governo.

Juscelino Kubitschek, com seu Programa de Metas, esperava que, com a intensa industrialização e desenvolvimento da nação, a democracia no Brasil se consolidasse, diminuindo as diferenças entre ricos e pobres. É correto afirmar que esse projeto desenvolvimentista, ao envolver diversas classes sociais, legitimou o seu governo e

  • A.

    rearticulou as forças políticas do país e o operariado a fim de governar com plenos poderes.

  • B.

    implementou uma política nacionalista nas relações comerciais com os norte-americanos.

  • C.

    aglutinou segmentos sociais descontentes e a elite defensora da democracia popular.

  • D.

    criou um novo pacto populista entre as massas trabalhadoras e o chefe de Estado.

  • E.

    transformou o Exército no principal agente impulsionador do desenvolvimento do país.

O primeiro ato das reformas de Jango marcou o começo do fim de seu governo. (Boris Fausto. História do Brasil)

A frase permite concluir que as Reformas de Base do governo se constituíram, no Brasil, em um dos principais fatores responsáveis

  • A.

    pela queda do regime ditatorial.

  • B.

    pela democratização do país.

  • C.

    pelo Golpe de 1964.

  • D.

    pelo insucesso do Plano Trienal.

  • E.

    pela adoção do parlamentarismo.

Atenção: Considere a citação a seguir para responder às questões de números 51 e 52.

Um tema fundamental da História do Brasil que pode ser trabalhado em sala de aula para a compreensão desse apoio a que o autor se refere é

  • A.

    o ultranacionalismo e sua imposição pelo governo do I Reinado.

  • B.

    o racismo e sua relação com o enraizamento social do sistema escravista.

  • C.

    o antiimperialismo e o sucesso da política desenvolvimentista do governo JK.

  • D.

    a democracia e a difusão do positivismo nas escolas, durante a Nova República.

  • E.

    o republicanismo e sua irradiação pela comunidade de Canudos.

Atenção: Considere a citação a seguir para responder às questões de números 51 e 52.

Uma política comum aos governos militares brasileiro e chileno, muito usada na propaganda dos mesmos e que contou com significativo apoio da sociedade, foi

  • A.

    o protecionismo e as amplas estatizações na economia, no início do regime.

  • B.

    o pagamento da dívida externa, sanada mediante acordo político com os EUA.

  • C.

    a cooperação político-militar oficializada pelo Plano Condor.

  • D.

    a promoção do chamado “milagre econômico” em ambos os países.

  • E.

    o incentivo às mais variadas expressões culturais, de várias tendências ideológicas.

Em 1969, no Brasil, o Decreto-Lei número 477/69 proibia qualquer professor, aluno ou empregado de confeccionar “material subversivo” ou organizar “movimentos subversivos”, como atesta Selva Guimarães Fonseca em Caminhos da História Ensinada (Campinas: Papirus, 1993, p. 39 ). O conceito de subversão, nesse caso, deve ser compreendido

  • A.

    como um termo cunhado pelos educadores tradicionalistas, para prevenir qualquer ameaça ao funcionamento das escolas e à estabilidade democrática.

  • B.

    no contexto da Doutrina Monroe, que pregava a obediência civil, o patriotismo e a defesa dos valores democráticos contra o totalitarismo.

  • C.

    como uma bandeira pacifista dos grupos de contestação comportamental nos anos 1960, contrários à moral, aos costumes tradicionais e à guerra.

  • D.

    no âmbito do anticomunismo e da Doutrina de Segurança Nacional, incentivados no continente americano pelos Estados Unidos, após a Revolução Cubana.

  • E.

    como uma herança da Era Vargas, após a qual os partidos de esquerda passaram à ilegalidade e qualquer atividade política de oposição tornou-se “caso de polícia”.

Atenção: Um professor de História distribuiu a letra da música abaixo para que os alunos analisassem e cantassem com ele. Leia a letra para responder às questões de números 55 e 56.

A análise da música permite a reconstrução do quadro histórico que lhe deu origem. A intenção do professor, ao propor a atividade com essa música, foi trabalhar com os alunos

  • A.

    as grandes referências intelectuais e políticas do país no regime militar.

  • B.

    os meios usados pelo regime militar para difundir o nacionalismo ufanista.

  • C.

    os acontecimentos que deram origem ao regime militar, nos anos de 1960.

  • D.

    as manifestações sociais de oposição ao regime militar, nos anos de 1970.

  • E.

    as ações revolucionárias da esquerda armada que derrubaram o regime militar.

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