Lista completa de Questões de História do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Poucos dias após a instituição do Estado Novo (novembro de 1937), o período ditatorial da Era Vargas, foi promulgado decreto-lei com o objetivo de organizar a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Seu primeiro artigo conceituava esse patrimônio como o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.
Considerando o fragmento de texto acima como motivador, julgue os itens seguintes, referentes a conceitos de patrimônio histórico e de patrimônio cultural.
Segundo a Constituição Federal vigente, inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação são, entre outras formas de acautelamento e preservação, exemplos de ações a serem empreendidas pelo poder público para, em colaboração com a comunidade, promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro.
Relativamente a aspectos conceituais que envolvem os arquivos, inclusive quanto ao papel que eles representam na preservação da memória e do patrimônio cultural, julgue os itens que se seguem.
Diferentemente do modelo de Brasil idealizado pelas elites no século XIX, fortemente assinalado pelo viés europeizante, a Carta de 1988 fixa a obrigatoriedade de o Estado proteger as manifestações das culturas populares, indígenas e afrobrasileiras, bem como as de outros grupos integrantes do processo civilizatório brasileiro.
Julgue os itens subsequentes, referentes a aspectos conceituais no âmbito do patrimônio cultural.
No Brasil, a preservação de bens culturais é regida por legislação nacional específica, afastada a hipótese de sujeição a declarações ou tratados internacionais relativos ao tema.
Com relação ao Brasil colonial, julgue os itens que se seguem.
Com o ciclo da mineração, iniciou-se o desenvolvimento urbano no Brasil Colônia, quando cidades deixaram de ser dependentes da autoridade dos fazendeiros escravocratas.
Com relação ao Brasil colonial, julgue os itens que se seguem.
A aliança entre a Companhia de Jesus e o Marquês de Pombal permitiu aos jesuítas estender o projeto missionário desenvolvido com os indígenas ao vale do rio Amazonas e ao sul da colônia.
Com relação ao Brasil colonial, julgue os itens que se seguem.
urante a União Ibérica, observou-se a expansão do território da colônia portuguesa em direção ao interior. O bandeirantismo é exemplo desse movimento rumo ao interior.
No que se refere ao Brasil no século XIX, julgue os itens a seguir.
No final do Segundo Reinado, o movimento republicano tinha escassa participação popular.
No que se refere ao Brasil no século XIX, julgue os itens a seguir.
A independência brasileira foi revolucionária tanto na dimensão política quanto na social.
No que se refere ao Brasil no século XIX, julgue os itens a seguir.
D. Pedro II asfixiou a vida social brasileira por seu comportamento autocrático, exemplificado pela declaração de ilegalidade do Partido Republicano gaúcho e pela imposição da censura à imprensa.
No que se refere ao Brasil no século XIX, julgue os itens a seguir.
Após assinatura de tratado de amizade, defesa e comércio com a Inglaterra, a elite brasileira substituiu a cultura francesa pela inglesa como referencial de sofisticação e de ideias avançadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...