Lista completa de Questões de História do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Juscelino Kubitschek, em sua campanha eleitoral para o cargo de presidente, em 1955, teve como slogan de campanha:
O petróleo é nosso.
Brasil, ame-o ou deixe-o.
Ninguém segura este país.
Cinquenta anos em cinco.
Varre, varre, vassourinha, varre varre a bandalheira.
A proclamação da República no Brasil correspondeu ao encontro de duas forças diversas: a do exército e a dos fazendeiros de café. Com a instauração do Governo Provisório, presidido pelo Marechal Deodoro da Fonseca, foram tomadas algumas medidas importantes.
Dentre elas, pode se citar:
A separação do Estado e da Igreja com a consequente instituição do casamento civil.
Lei Áurea, dando um fim definitivo à escravidão, de forma imediata.
A anistia da família imperial que pode permanecer em território brasileiro, ainda que não gozando de privilégios.
A vitaliciedade do Senado para os senadores eleitos nas eleições pós-república.
O banimento de todos os estrangeiros que se negassem a ser naturalizados brasileiros.
Ao longo de quase três anos de governo provisório, somados a quatro do primeiro mandato e a sete de ditadura no Estado Novo, o governo nacionalista de Getúlio Vargas foi marcante na História do Brasil. Sobre ele é correta a informação:
O governo nacionalista de Getúlio Vargas teve como metas importantes a educação da população, a industrialização do país e a criação de leis trabalhistas, para trazer ao controle do estado as organizações de trabalhadores que já se formavam de maneira independente;
A elite cafeeira paulista, mesmo tendo de enfrentar a crise do produto no mercado internacional, ganhou poder com a ascensão do presidente gaúcho, e as forças políticas se diversificaram;
Em 1932, o afundamento de 17 navios brasileiros no Atlântico e a pressão da opinião pública levaram o presidente a entrar na segunda guerra mundial, contra a Alemanha;
Em novembro de 1932, Getúlio Vargas assumiu o poder executivo e dissolveu o Congresso Nacional, os legislativos estaduais e municipais. Todos os antigos governadores, com exceção do de São Paulo, foram demitidos e, em seu lugar, nomeados interventores federais, sobretudo tenentes.
A história do Rio de Janeiro se confunde com a história do Brasil. Diversos aspectos econômicos e culturais identificados pela nação brasileira surgiram no estado do Rio de Janeiro.Aregião denominada de Médio Paraíba, onde se localiza o município de Valença, possui características históricas relevantes também na história do estado e do país. A característica histórica mais significativa é:
expansão do ciclo do café e suas respectivas construções.
desenvolvimento industrial do setor metal mecânico.
elevado potencial turístico baseado nas paisagens naturais.
localização privilegiada na logística dos transportes.
polo de qualificação da mão de obra em setores tecnológicos.
Após a chegada da Família Real Portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808, foi criado em1815 o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, e o Rio de Janeiro foi nomeado capital do Reino Unido. Com este novo status político, pode-se afirmar:
O Reino Unido proporcionou ao Brasil um grande processo de desenvolvimento industrial financiado pelos capitais ingleses, tradicionais aliados dos portugueses.
Com a criação do Reino Unido, o monopólio comercial português foi reforçado como condição da manutenção da unidade política do império.
A transferência da família real para o Brasil manteve a unidade política do império português, e a criação do Reino Unido foi a forma de expressar essa unidade.
O Reino Unido português, mesmo com o apoio britânico, foi incapaz de assegurar a integridade de seu território americano. Com isso, diversas regiões se tornaram independentes.
A criação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves não foi aceito pelos portugueses no Brasil que iniciaram uma série de revoltas contra o governo, pois temiam perder o monopólio sobre o comércio brasileiro.
Entre 1889 e 1930, a primeira República brasileira redefinidiu os parâmetros da vida política, econômica e social do país. Entre as características do período, podem citar-se:
centralização política, partidos nacionais e grande afluxo de imigrantes.
modernismo nas artes, produção agrícola diversificada e urbanização crescente.
censura na imprensa, indústria diversificada em expansão e conflitos regionais.
autonomia dos Estados da federação, partidos regionais e o crescimento de uma classe média urbana.
modernismo nas artes, censura na imprensa e centralização política.
Em1930, a República brasileira passou por uma crise política e econômica que levou a uma ruptura nas instituições vigentes. Existe um grande debate historiográfico acerca do processo que levou à eclosão do movimento de 1930. São fatores importantes para entender a crise política de 1930:
a crise mundial de 1929, as dissensões entre as oligarquias regionais e a ascensão de uma classe média urbana.
crítica às eleições fraudulentas da Primeira República feita pelos intelectuais modernistas e a revolta dos imigrantes europeus.
a insatisfação de setores do exército com a política das oligarquias regionais, a crise na exportação do café e a decadência do movimento operário.
a centralização política empreendida pelas oligarquias paulistas e a unificação da oposição num bloco político que agregava militares, intelectuais, comunistas e católicos
o autoritarismo centralizador da Política dos Governadores, a censura à imprensa, a restrição à existência de partidos políticos e o controle sobre a Igreja.
O Brasil passou, no século XX, por dois momentos que se podem caracterizar como ditaduras: o Estado Novo varguista, entre 1937 e 1945, e o golpe civil militar, entre 1964 e 1985. Qual das alternativas abaixo indica corretamente duas semelhanças entre os dois regimes políticos?
em ambos os casos, os partidos políticos foram proibidos, e o legislativo foi fechado.
a economia passou a ser planificada e a liberdade religiosa foi abolida tanto no Estado Novo quanto no golpe civil militar de 64.
Nos dois casos, os meios de comunicação foram censurados, e novas constituições entraram em vigor.
Nos dois casos, os militares passaram a controlar o Estado, e o partido comunista foi colocado na ilegalidade.
em ambos os casos, houve uma aliança estratégica com o governo dos Estados Unidos, e o governo brasileiro adotou políticas econômicas liberais.
Em 1532, o comandante português Martim Afonso de Sousa a serviço de Dom João III, criava as duas primeiras vilas brasileiras. Quais são estas vilas?
Salvador e São Paulo.
Itanhaém e Peruíbe.
São Vicente e Campos dos Goitacazes.
São Vicente e Piratininga.
Na disputa final pela posse do território que mais tarde comporia o estado do Amapá, em 1899, teve grande importância a argumentação apresentada
por Francisco Xavier da Veiga Cabral.
pelo senador Candido Mendes Ferreira.
por Joaquim Caetano da Silva.
pelo Barão do Rio Branco.
por João Severiano Maciel.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...