Questões de História do ano 2012

Lista completa de Questões de História do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    familiarizar os alunos com as ideias sobre masculinidade e feminilidade, de forma a reforçar convenções e regras sociais e reagir às mudanças.

  • B.

    mostrar aos alunos que a ideia de “gênero” deturpou o sentido mais correto do “sexo biológico” como definidor de identidades e papéis sociais.

  • C.

    resgatar a ideia de que “ser homem” e “ser mulher” são concepções atemporais, que não se alteram ao longo do tempo, determinadas por características naturais.

  • D.

    ensinar aos estudantes que existem as relações sexuais naturais, que devem ser aceitas socialmente, e as artificiais, que devem ser questionadas.

  • E.

    capacitar os estudantes para perceber a historicidade e as transformações de concepções, mentalidades, práticas e formas de relações sociais.

“Consciente da necessidade de clareza frente à postura pedagógica e às particularidades da disciplina que ministro, elejo o que acredito serem as habilidades e competências a desenvolver junto aos alunos [...]. No eleger dessas habilidades e competências [...], estão implícitas concepções de História e do ensino de História. Vejamos: 1) a aceitação de que a História, mesmo se pretendendo uma ciência, não está imune à falibilidade; 2) a submissão do conhecimento historiográfico a um regime de historicidade, ou seja, pensar o próprio conhecimento como algo relacionado a uma dada configuração que o torna possível; 3) a necessidade de pôr à prova a própria ideia de verdade sem, contudo, confundir esse questionamento com o niilismo que nega a possibilidade de reflexões coerentes num campo de saber; 4) construir uma cultura que faça perceber que a escrita da história, como bem explicou Certeau, está circunscrita a uma operação historiográfica e que, por isso, deve reconhecer seus sujeitos, suas questões, seus métodos e suas fontes.

(SILVA, José Luís de Oliveira e. Pensando o ofício do historiador no ambiente escolar: práticas pedagógicas e a incorporação do xadrez nas aulas de Idade Média. In: Anais do V Simpósio Nacional de História Cultural. Brasília: UNB, 2010).

Segundo o texto, o ensino de História deve:

  • A.

    Levar os alunos a compreender, sobretudo, os grandes eventos políticos que marcaram a construção histórica do seu país.

  • B.

    Focar a atenção no papel e na formação do professor, haja vista que ele é o principio e o fim do processo de ensino-aprendizagem.

  • C.

    Possibilitar aos alunos um arcabouço teórico-metodológico que possibilite uma leitura crítica e coerente dos processos histórico e historiográfico.

  • D.

    Desconfiar das informações vinculadas pela mídia, submetendo-as a uma fonte de conhecimento verdadeiramente segura: os livros de história.

  • E.

    Preocupar-se em submeter os fatos históricos a uma operação historiográfica como forma de alcançar um saber verídico e isento de subjetividade.

Através desse fragmento, os PCNs estão criticando o seguinte, EXCETO:

A organização curricular tradicional da História, disseminada na maior parte das escolas, destaca alguns acontecimentos considerados como marcos, para, a partir deles, construir um quadro didático em que os acontecimentos são inseridos numa continuidade espaço–temporal linear, ordenado por uma lógica de causas e consequências. Assim, por exemplo, a Independência do Brasil, pautada como item importante do conteúdo programático, é explicada por suas conexões causais com uma série de acontecimentos políticos imediatamente anteriores, ordenados em sequência linear, como se a própria sucessão cronológica contivesse, em si mesma, a força explicativa. Essa organização se baseia numa noção de processo histórico como mudança linear, que destaca os acontecimentos singulares ou particulares, o que resulta num conhecimento fragmentado.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Humanas e suas Tecnologias, p. 77.

  • A.

    Uma concepção de tempo histórico utilizado, especificamente, para a compreensão da História do Brasil.

  • B.

    O modelo de ensino da História alicerçado sob uma concepção cronológica do tempo.

  • C.

    A supervalorização dos acontecimentos históricos em detrimento de uma visão mais ampla acerca dos processos que os envolvem.

  • D.

    A utilização de eventos oficiais como pedra angular para o ensino de História.

  • E.

    Um tipo de explicação histórica em que um episódio estaria ligado, irremediavelmente, a uma cadeia de episódios anteriores e posteriores.

Em relação à Independência do Brasil, analise as afirmativas abaixo:

1. A independência não foi imediatamente aceita por todos os grupos políticos organizados no Brasil;

2. A emancipação brasileira só foi reconhecida por parte de Portugal em 1825, mediante pagamento de indenização;

3. O primeiro país a reconhecer a independência do Brasil foi a Inglaterra;

4. O regime que vigorou no pós-independência foi o de monarquia constitucional.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

O Brasil historicamente vem se posicionando como um dos líderes políticos no âmbito regional e internacional com destaque para o cenário latino- -americano. Por possuir proporções continentais, é favorecido em sua geopolítica fazendo fronteira, na região centro-oeste, com os países:

  • A.

    Peru e Bolívia.

  • B.

    Equador e Peru.

  • C.

    Bolívia e Paraguai.

  • D.

    Chile e Argentina.

  • E.

    Colômbia e Venezuela.

Presidente que sancionou a Lei de Anistia, tornando possível a volta dos exilados políticos e a libertação de acusados de crimes políticos durante o período militar (1964-1985).

  • A.

    José Sarney

  • B.

    Itamar Franco

  • C.

    Tancredo Neves

  • D.

    João Baptista Figueredo

  • E.

    Fernando Henrique Cardoso

Após o período de Ditadura Militar, o Brasil vem potencializando sua democracia através de vários mecanismos, dentre os quais, as eleições diretas para os cargos executivos e legislativos locais, regionais e nacionais. Foram presidentes eleitos pelo povo após o regime militar brasileiro, respectivamente,

  • A.

    Itamar Franco, José Sarney, Fernando Collor de Mello, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff.

  • B.

    José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff.

  • C.

    Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff.

  • D.

    Tancredo Neves, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff.

  • E.

    Tancredo Neves, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff.

Os integrantes da Força Expedicionária Brasileira ficaram conhecidos pela denominação de “Pracinhas”. Em que conflito armado estes militares combateram?

  • A.

    Guerra das Malvinas.

  • B.

    Guerra do Contestado.

  • C.

    Revolução Farroupilha.

  • D.

    Segunda Guerra Mundial.

“Com viagens tão longas, era quase inevitável que os sertanistas acabassem aumentando o território da colônia ao desrespeitar o Tratado de Tordesilhas, acordo firmado por Portugal e Espanha em 1994 para delimitar a extensão de terras que cabia a cada país. ‘Os sertanistas contribuíram, sim, para o estabelecimento das dimensões territoriais do Brasil atual, mas foram movidos pelo desejo de sobrevivência’, diz o historiador John Monteiro.” (revistaescola.abril.com.br). O texto refere-se:

  • A.

    As entradas financiadas pela Coroa Portuguesa.

  • B.

    As missões jesuíticas.

  • C.

    Aos bandeirantes.

  • D.

    Aos quilombolas.

Em 1850 o Brasil proibiu, definitivamente, o tráfico negreiro, abrindo caminho para o fim da escravidão. Trata-se da Lei:

  • A.

    Eusébio de Queirós.

  • B.

    Do Ventre Livre.

  • C.

    Dos Libertos.

  • D.

    Áurea.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...