Questões de História do ano 2012

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  • A.

    monopólio comercial ou exclusivo, mediante o qual as colônias tornavam-se mercados fechados à concorrência estrangeira.

  • B.

    metalismo ou bulionismo, entesouramento baseado na acumulação de moedas derivadas dos metais precisos coloniais.

  • C.

    crescimento demográfico ou o escravismo com o objetivo de formar um mercado de mão de obra amplo e barato na colônia.

  • D.

    protecionismo alfandegário ou balança comercial favorável, por meio da qual a colônia exportava mais que importava da metrópole.

Analise os itens abaixo:

I. Expressivo aumento da população, não apenas com a expansão do tráfico negreiro, mas também com a vinda de grande número de portugueses.

II. Expansão do trabalho livre e do mercado interno, até então limitado.

III. Surgimento de uma camada intermediária de trabalhadores livres e até pequenos proprietários ou comerciantes, estimulando uma certa mobilidade social.

IV. Acirramento das tensões entre metrópole e colônia, com estímulo a movimentos nativistas e emancipacionistas.

Considerando o processo histórico brasileiro, os itens podem ser associados

  • A.

    ao sucesso da agroindústria açucareira no Brasil do século XVI, impulsionada pelo crescimento do comércio de exportação para a metrópole.

  • B.

    à expansão da atividade pecuária nas áreas agrícolas do Brasil do século XVII, que possibilitou a ocupação do interior nordestino.

  • C.

    às medidas liberalizantes adotadas pela Corte portuguesa no século XIX, que estimularam a vinda de colonos europeus ao Brasil.

  • D.

    às transformações econômicas e sociais provocadas pelo desenvolvimento da atividade mineradora no Brasil do século XVIII.

  • A.

    criou o Estado brasileiro e garantiu a unidade do país.

  • B.

    reforçou a relação de dependência com a metrópole.

  • C.

    acelerou o processo de Independência do Brasil.

  • D.

    impediu a consolidação da autonomia provincial.

  • A.

    defendia que a transposição para o Brasil dos princípios socialistas de liberdade e igualdade implicava na demolição do sistema colonial e a extinção da opressão que pesava sobre os escravos negros.

  • B.

    foi uma revolta armada, de caráter liberal, que conseguiu se expandir por várias províncias e buscou apoio internacional dos Estados Unidos e da Inglaterra.

  • C.

    é considerada a mais expressiva revolta na história da colônia, bem como a mais ampla, ousada e profunda, uma vez que propunha o rompimento dos laços com Portugal e Inglaterra.

  • D.

    reduziu a escombros não só o sistema colonial, mas também a escravidão, o sistema latifundiário e a economia agroexportadora, permitindo a passagem do Brasil da condição de colônia à de nação independente.

  • A.

    propusessem programas que pregavam a concentração do poder nas mãos do monarca, dissolvendo o Parlamento e instituindo mudanças no Conselho de Estado, que passaria a ter funções meramente administrativas.

  • B.

    garantissem a representação da sociedade nas duas esferas do poder legislativo, ou seja, que os poderes se tornassem harmônicos e independentes, o que atendia aos interesses da monarquia e das camadas sociais urbanas.

  • C.

    lutassem por reformas políticas moralizadoras de cunho liberal que não se chocassem com os princípios que embasavam a monarquia, ou seja, que acarretassem a superação do “regime aristocrático e elitista”.

  • D.

    defendessem os mesmos interesses, ou seja, os interesses do núcleo agroexportador escravocrata, que detinha o poder e aspirava à preservação da “ordem monárquica” e à manutenção da “tranquilidade social”.

A partir do texto, está correto afirmar que a Revolta da Vacina permanece, na história brasileira, como um exemplo de um movimento popular de êxito, baseado na defesa

  • A.

    da ideia de que todos têm direito ao acesso aos sistemas públicos de saúde.

  • B.

    do princípio igualitário de que todos os cidadãos devem ser protegidos de epidemias.

  • C.

    do direito dos cidadãos de não serem tratados de forma arbitrária e violenta pelo governo.

  • D.

    da luta da população pela conquista de melhores condições de educação e segurança.

O texto permite afirmar que a Revolta da Vacina

  • A.

    resultou de um projeto governamental de saneamento autoritário que refletia uma visão elitista da sociedade.

  • B.

    defendia a intervenção do Estado republicano no saneamento para melhorar a situação da saúde pública.

  • C.

    lutava contra o progresso da pesquisa científica por considerar que acentuaria o processo de exclusão social.

  • D.

    acabou com a necessidade de resguardar aspectos da vida privada, ameaçados pelos agentes do governo.

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    II e III.

O texto trata de uma crise que, direta ou indiretamente, atingiu todo o mundo capitalista. No Brasil, ela repercutiu de forma significativa, pois, com a recessão,

  • A.

    o ritmo de expansão que a economia brasileira havia alcançado ao longo da década de 1930 diminuiu, provocando desemprego e pobreza.

  • B.

    a estabilidade política foi favorecida pelo vertiginoso desenvolvimento da cafeicultura, que reduziu os efeitos da crise que afligia o país.

  • C.

    a produção industrial, que atingira altas taxas de crescimento, chegou a um ponto de saturação, acarretando forte pressão inflacionária no país.

  • D.

    a cafeicultura foi comprometida e os investimentos da elite foram redirecionados para a indústria nacional e a produção de bens de consumo.

As repercussões políticas da crise a que o texto se refere foram negativas, sobretudo nos países de fraca tradição democrática, pois, neles, essa crise

  • A.

    favoreceu a instalação de sistema de governo socialista, como na Rússia.

  • B.

    facilitou a ascensão de governos autoritários e ditatoriais, como no Brasil.

  • C.

    possibilitou a adoção de regimes político democráticos, como na Espanha.

  • D.

    permitiu a instituição de estados comunistas e anarquistas, como em Cuba.

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