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Acerca do Império Brasileiro, julgue os itens subsequentes.
A atividade agrícola, base da economia brasileira à época da escravidão, inibia o surgimento de indústrias ou ferrovias, que só apareceriam no cenário brasileiro a partir da República.
Acerca do Império Brasileiro, julgue os itens subsequentes.
Apesar das revoltas regionais que marcaram os primeiros anos do Império, a integridade do território é uma dos aspectos marcantes do Império Brasileiro, mesmo com a independência da província Cisplatina, atual Uruguai.
Acerca do Império Brasileiro, julgue os itens subsequentes.
A despeito do caráter elitista das instituições brasileiras durante o Império, as reformas políticas levadas a cabo nesse período ampliaram gradativamente o número de eleitores e eliminaram as fraudes e os vícios que viriam a ocorrer na Primeira República.
Acerca do Império Brasileiro, julgue os itens subsequentes.
A escravidão, no que se refere à mão de obra, marcou esse período, o que pode ser verificado pela proibição à importação de trabalhadores por meio da imigração.
Julgue os itens a seguir, no que se refere à participação do Brasil nas duas grandes guerras mundiais do século XX e ao contexto histórico do país nos dois eventos em questão.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o país vivia sob o regime ditatorial do Estado Novo.
Julgue os itens a seguir, no que se refere à participação do Brasil nas duas grandes guerras mundiais do século XX e ao contexto histórico do país nos dois eventos em questão.
A presidência do Brasil, durante a maior parte da Primeira Guerra Mundial, foi ocupada por Wenceslau Braz, considerado o último representante da política conhecida por "Café-com-Leite".
Julgue os itens a seguir, no que se refere à participação do Brasil nas duas grandes guerras mundiais do século XX e ao contexto histórico do país nos dois eventos em questão.
As tropas do Brasil, na Segunda Guerra Mundial, eram denominadas de Força Expedicionária Brasileira (FEB).
A respeito do assunto abordado acima, analise as afirmativas:
I. O Brasil, Colônia, Império e República, teve historicamente, no aspecto legal, uma postura ativa e permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira até hoje.
II. O Decreto nº 1.331, de 17 de fevereiro de 1854, estabelecia que nas escolas públicas do país não seriam admitidos escravos, e a previsão de instrução para adultos negros dependia da disponibilidade de professores.
III. O Decreto nº 7.031-A, de 6 de setembro de 1878, estabelecia que os negros só podiam estudar no período noturno e diversas estratégias foram montadas no sentido de impedir o acesso pleno dessa população aos bancos escolares.
IV. Após a promulgação da Constituição de 1988 o governo federal sancionou, a Lei nº 10.639/88-MEC, que altera a LDB (Lei Diretrizes e Bases) e estabelece as Diretrizes Curriculares para a implementação da mesma.
V. Em 21 de março de 2008, foi criada a Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) e instituiu a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
Estão corretas:
Somente I, II e III
Somente II, III e V
Somente IV e V
Somente I, III, IV e V
A demanda da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no que diz respeito à educação, passou a ser particularmente e legalmente apoiada, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas. No entanto para que tudo isso se concretize é necessário, EXCETO:
A mudança nos discursos, raciocínios, lógicas, gestos, posturas, modo de tratar as pessoas negras.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana que se conheça a sua história e cultura apresentadas, explicadas, buscando-se especificamente construir o mito da democracia racial na sociedade brasileira.
A adoção de políticas educacionais e de estratégias pedagógicas de valorização da diversidade, a fim de superar a desigualdade étnico racial presente na educação escolar brasileira, nos diferentes níveis de ensino.
Que se questionem relações étnico-raciais baseadas em preconceitos que desqualificam os negros e salientam estereótipos depreciativos, palavras e atitudes que, velada ou explicitamente violentas, expressam sentimentos de superioridade em relação aos negros, próprios de uma sociedade hierárquica e desigual.
A sociedade colonial no Brasil se estruturava com base na economia agrária e escravista. A respeito desta sociedade é correto afirmar:
A atuação do senhor de engenho na Câmara ampliava o seu poder sobre os habitantes da vila.
Os agregados, homens livres, que geravam produtos de subsistência, usufruíam condições de vida privilegiadas.
Os trabalhadores assalariados mestres de açúcar e os feitores despolarizavam o poder dos senhores de engenhos.
Os constantes castigos imputados aos que reagiam ao sistema opressivo garantiam a ausência de conflitos.
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