Lista completa de Questões de História do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As fatwas de Osama Bin Laden no Afeganistão, convocando a guerra aos infiéis em nome de Alá, mantiveram-se alheias a certos fatores políticos, como às lutas contra a ditadura civil-militar na Argélia e o apoio total à Intifada palestina. Em relação a esta informação, é possível afirmar que
está completamente correta.
está errada, pois as fatwas de Bin Laden inicialmente tinham caráter laico.
está errada, pois as fatwas de Bin Laden tiveram importante papel político nos eventos mencionados.
está errada, pois, ainda que tenha se mantido alheio às questões da ditadura cívico-militar na Argélia, Bin Laden foi atuante na Intifada palestina.
Sobre o papel do Estado-nação na sociedade contemporânea, analise as assertivas abaixo.
I. Mudanças em âmbito econômico, político, social, tecnológico, ambiental etc. são responsáveis pelo abalo das identidades territoriais baseadas em modelos tradicionais e em limites sociais homogêneos e claramente estabelecidos. II. As identidades particularistas são reforçadas como forma de resistência ao processo de globalização. III. O modelo do Estado-nação deixou de ser uma referência absoluta com o advento das sociedades globalizadas. As formas de organização supranacional como a proposta pela União Europeia são um bom exemplo, pois apresentam um harmônico funcionamento independentemente da referência do Estado Nacional. É correto o que se afirma emI, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Em relação às questões da organização do trabalho no mundo capitalista e à terceirização, analise as assertivas abaixo.
I. A terceirização pode ser definida como um processo de gestão por meio do qual algumas tarefas são repassadas a terceiros, enquanto a empresa permanece concentrada em sua área de atuação. II. A importância da terceirização tem relação direta com a necessidade de racionalização de recursos de uma empresa, assim como na reorganização de suas estruturas de formas mais flexíveis. III. Embora o aumento produtivo faça parte dos imperativos em uma sociedade capitalista, na qual o processo de terceirização se insere, tal aumento não sofre alterações consideráveis com o advento da terceirização. É correto o que se afirma emI, II e III.
I, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Na maioria dos países árabes, sobretudo no Irã, com os xiitas, o fundamentalismo islâmico surgiu por meio de forças de choque de regimes autoritários contrários às intervenções dos Estados Unidos. Sobre esta informação, é possível afirmar que
está completamente certa.
está errada, pois as organizações fundamentalistas sempre surgiram como forças paralelas às estruturas estatais.
está errada, pois os xiitas no Irã foram uma exceção entre os fundamentalistas que serviram de apoio aos regimes autoritários. Ademais, tais regimes não foram contrários, mas patrocinados pelo governo norte-americano.
está errada, pois os xiitas no Irã e os Estados Unidos mantiveram-se alinhados ao longo de toda Guerra Fria.
Acerca dos cristãos novos na Península Ibérica e em suas possessões coloniais, é correto afirmar que
os judeus foram expulsos, simultaneamente, pelas monarquias espanhola e portuguesa, o que os obrigou à conversão e ao refúgio em território colonial.
os judeus convertidos ao cristianismo, os chamados cristãos novos, permaneceram fiéis à sua nova crença e a mantiveram afastada de quaisquer traços de sua fé anterior, ou seja, o judaísmo.
a partir do século XVIII, cessou-se a perseguição aos cristãos novos e alguns passaram, inclusive, a exercer cargos eclesiásticos.
apesar da perseguição aos judeus na Península Ibérica, o mesmo não ocorreu em território brasileiro, onde os cristãos novos encontraram-se livre da atuação do Tribunal do Santo Ofício.
Em Lagoa Santa − município da região metropolitana de Belo Horizonte − foram localizados inúmeros achados arqueológicos, entre eles o fóssil conhecido por Luzia, um dos mais antigos da América. Esse achado contribuiu para a formulação de novas teorias sobre a ocupação do atual território brasileiro. Conteúdos como esse, em sala de aula, permitem
estabelecer a verdade sobre o passado, com base em evidências históricas que possibilitam a formulação de um conhecimento sólido e definitivo sobre a ocupação da América.
concentrar-se no estudo da História, sem a necessidade de recorrer às abordagens interdisciplinares, difíceis de ser realizadas com os alunos ao longo do ensino básico.
romper com a visão eurocêntrica que marcou o ensino da História durante décadas e, assim, facilitar para o aluno a construção da ideia de diversidade que caracteriza a sociedade brasileira.
construir com os alunos uma interpretação linear da História, evitando-se os conceitos de ruptura e permanência, desde a origem da humanidade até os dias de hoje.
Analise as afirmativas a seguir, referentes ao 40 ensino de História.
I. O saber histórico escolar, na sua relação com o saber histórico, compreende, de modo amplo, a delimitação de três conceitos fundamentais: o de fato histórico, de sujeito histórico e de tempo histórico.
II. A História Crítica apresenta a história como a seriação dos acontecimentos num eixo espaço-temporal europocêntrico, seguindo um processo evolutivo e uma sequência de etapas que devem cumprir uma trajetória obrigatória.
III. O questionamento sobre o uso exclusivo de fontes escritas levou a investigação histórica a considerar a importância da utilização de outras fontes documentais, aperfeiçoando métodos de leitura de forma a abranger as várias formas de registros produzidos. A comunicação entre os homens, além de escrita, é oral, gestual, figurada, musical e rítmica.
IV. Didaticamente, as relações e as comparações entre o presente e o passado permitem uma compreensão da realidade numa dimensão histórica, que extrapola as explicações sustentadas apenas no passado ou só no presente imediato.
Assinale a alternativa correta:
I e II estão corretas.
Apenas a II e a III estão corretas.
Apenas a I e a III estão corretas.
I, III e IV estão corretas.
Somente a IV está correta.
Em Lagoa Santa − município da região metropolitana de Belo Horizonte − foram localizados inúmeros achados arqueológicos, entre eles o fóssil conhecido por Luzia, um dos mais antigos da América. Esse achado contribuiu para a formulação de novas teorias sobre a ocupação do atual território brasileiro. Conteúdos como esse, em sala de aula, permitem
estabelecer a verdade sobre o passado, com base em evidências históricas que possibilitam a formulação de um conhecimento sólido e definitivo sobre a ocupação da América.
concentrar-se no estudo da História, sem a necessidade de recorrer às abordagens interdisciplinares, difíceis de ser realizadas com os alunos ao longo do ensino básico.
romper com a visão eurocêntrica que marcou o ensino da História durante décadas e, assim, facilitar para o aluno a construção da ideia de diversidade que caracteriza a sociedade brasileira.
construir com os alunos uma interpretação linear da História, evitando-se os conceitos de ruptura e permanência, desde a origem da humanidade até os dias de hoje.
O uso de evidências históricas em sala de aula deve ser
adotado para aproximar os alunos dos métodos de produção do conhecimento histórico, estimulando a reflexão sobre esse processo.
evitado por ser estranho aos alunos, que não dominam seu contexto de produção ou mesmo a linguagem da época em que foi produzido.
empregado para transformar os alunos em pequenos historiadores, dotados de condições para escrever suas próprias versões da História.
Nas dinâmicas atuais de ensino e aprendizagem, os processos avaliativos têm ganhado grande importância nos últimos anos, com transformações substantivas. Para implantar de forma adequada um processo avaliativo, o professor deve
focar apenas nos conteúdos históricos programados para aquela faixa etária e medir coletivamente a capacidade de raciocínio histórico, a inteligência cognitiva e a maturidade para investigação.
utilizar exclusivamente provas e testes, ferramentas consideradas eficazes para medir com precisão os conhecimentos adquiridos, independentemente das diferenças existentes entre os alunos.
prever instrumentos de caráter investigativo e formativo, para elaborar um diagnóstico dos alunos e estabelecer estratégias para recuperar os conhecimentos não apreendidos.
servir-se de instrumentos que dispensam a observação e o registro do desempenho escolar, pouco eficientes para verificar a aquisição de habilidades como a participação em debates.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...