Questões de História do ano 2016

Lista completa de Questões de História do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Outro tema comumente abordado no Brasil refere-se a censura, em especial no período entre 1964 - 1985. Na história escolar, os documentos têm servido como material de aprendizagem em livros, provas e vestibulares. Em especial em temas de história contemporânea. Assinale a alternativa que condiz aos textos jornalísticos:

  • A. O importante no uso de textos jornalísticos é considerar a notícia como um discurso que é neutro e imparcial.
  • B. O Jornal pode ser entendido como fonte histórica muito importante, por retratar a veracidade dos fatos históricos.
  • C. O importante no uso de textos jornalísticos é considerar a notícia como um discurso que jamais é neutro ou imparcial. Isso é necessário para que se possa realizar uma crítica referente aos limites do texto e aos interesses de poder implícitos nele.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Na história os termos sucessivos se substituem uns aos outros ao longo do tempo, tornando a historicidade uma sucessão de fatos, estudados através da sincronia, o entendimento das estruturas. Assinale a alterntiva CORRETA acerca da temporalidade histórica:

  • A. A temporalidade, como produção humana, é uma ferramenta da história, mais visível como referência expressa em calendários e cronologias, demarcando os anos e séculos, situando acontecimentos, ajudando a organizar as narrativas históricas para facilitar o entendimento da passagem do homem pelo tempo. Desse modo, atemporalidade, na História, pode ser entendida como percepção da passagem do tempo, demonstra uma dimensão que reconfigura os fatos.
  • B. A sucessão de fatos como medida, originou, na historiografia, a temporalidade linear, a crença que a narrativa histórica precisa ter um início e um final, a qual se tornaria predominante no Ocidente, em oposição ao tempo cíclico mais comumente adotado no Oriente. Atualmente a temporalidade linear é a mais utilizada pelos historiadores.
  • C. Dentro da concepção cíclica, há um início para a história.
  • D. Nenhuma das alternativas.

A História, enquanto disciplina escolar, ao se integrar à área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, apresenta como proposta, a seguinte alternativa:

  • A. A difusão da racionalidade da ciência histórica, acarretou o desaparecimento de formas de representação do mundo e do homem submetidas a dogmas e misticismos variados, extinguindo as crenças religiosas diversas, contraditórias e paradoxais diante da presença cotidiana das tecnologias.
  • B. Ampliar estudos sobre as problemáticas contemporâneas, situando-as nas diversas temporalidades, servindo como arcabouço para a reflexão sobre possibilidades e/ou necessidades de mudanças e/ou continuidades.
  • C. Atualmente tem se dado mais destaque ao estudo dos novos temas de inspiração marxista, que privilegiam as análises das infra-estruturas econômicas e das lutas de classe.
  • D. Nenhuma das alternativas.

O tempo histórico pode ser compreendido em toda sua complexidade, ultrapassando sua apreensão a partir das vivências pessoais, psicológicas ou fisiológicas. No nível médio de ensino, é preciso igualmente que o tempo histórico seja entendido como objeto da cultura, como criação de povos em diversos momentos e espaços. Assinale a alternativa CORRETA:

  • A. As sociedades agrárias organizaram a vida cotidiana pelo tempo cronológico, fixado pelos momentos da plantação e da colheita e pelas estações que se repetem anualmente, e vincularam o tempo cotidiano, com seus ritmos de mudanças, ao astronômico, criando calendários, referenciando as marcas dos acontecimentos diários e daqueles considerados significativos para a memória coletiva.
  • B. O tempo construído pelas diversas culturas é muitas vezes expresso nos mitos, destacando-se os que se referem às origens do universo e do homem, e nas religiões, que ultrapassam os tempos passados e presente e determinam o tempo de possíveis vidas futuras, constituindo o tempo salvacionista ou escatológico.
  • C. Pode-se, então, compreender o tempo cíclico como instrumento de marcação e datação e entender como a cultura ocidental cristã criou seu próprio calendário.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Considerada desde o Renascimento como período obscurantista e decadente, situado entre a antiguidade e o Renascimento, só em meados do século XIX a Idade Média passou a ser entendida como etapa necessária da história da civilização ocidental. Durante cerca de um milênio, a Europa Medieval passou por lentas mudanças econômicas e políticas que, no entanto, prepararam o caminho da modernidade. Assinale a alternativa CORRETA:

  • A. A civilização medieval pode ser compreendida entre vários aspectos, como, por exemplo, a síntese de três elementos: o legado da antiguidade greco-romana, a contribuição dos povos germânicos e a religião cristã.
  • B. A Alta Idade Média é marcada pelas invasões dos povos rotulados como ―Bárbaros‖. Durante esse período, as invasões e o feudalismo fizeram desaparecer quase totalmente a vida urbana na Europa. As cidades que sobreviveram à decadência do Império Romano transformaram-se em meras residências de bispos e de senhores feudais, pouco vinculadas a sua zona rural e a outras cidades.
  • C. A tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, em 1453, selou o pacto comercial com o Mediterrâneo Oriental.
  • D. Nenhuma das alternativas.

A História da República Brasileira iniciou-se em 1889 com a Proclamação da República e acompanhou todo o período posterior, até o século XXI. A difusão dos ideais republicanos remonta ao período colonial. Assinale a alternativa CORRETA a respeito das fases da República brasileira:

  • A. A outorgação da Constituição em 1934 e a abertura de um processo democrático selaram o acordo entre as várias frações da classe dominante nacional. Porém, não puderam conter a insatisfação dos setores populares. É nesse sentido que se pode entender o surgimento do Partido Comunista Brasileiro e a tentativa de derrubar o governo de Vargas, através do que ficou conhecido como Intentona Comunista de 1935.
  • B. O fato de a República nascer como uma aceitação das elites e ter sido realizada através da espada do exército brasileiro, conformou um caráter autoritário e excludente do Estado brasileiro, garantindo os privilégios das classes dominantes e a negação de direitos às classes exploradas durante muito tempo. A participação do exército na vida política nacional foi também uma constante da história republicana do país.
  • C. A Nova República foi marcada pela eleição direta do primeiro presidente eleito democraticamente desde 1960, José Sarney, em 1989, e em seguida Fernando Collor de Mello. Porém, os escândalos de corrupção o fizeram renunciar. A partir dessa renúncia, marcaram a história política da República os mandatos de dois governantes. O primeiro foi Fernando Henrique Cardoso que com o Plano Real pôde garantir a estabilidade econômica necessária aos investimentos estrangeiros. Esses investimentos foram possíveis em decorrência das privatizações realizadas em setores específicos da econômica, como telecomunicações, mineração e siderurgia. Por outro lado, tais medidas representaram o enxugamento das funções do Estado brasileiro, marcando o período do neoliberalismo no Brasil.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Na História da Europa, dá-se o nome de migrações bárbaras, invasões bárbaras ou período das migrações, à série de migrações de vários povos que ocorreu entre os anos 300 e 800 a partir da Europa Central e que se estenderia a todo o continente. Assinale o que for CORRETO:

  • A. A referência aos bárbaros, nome cunhado pelos gregos foi usada pelos Romanos para designar as atrocidades e a selvageria que tais povos utilizavam –se na conquista de territórios, e a falta de cultura que eles apresentavam.
  • B. Estas migrações nem sempre implicaram violentos combates entre os migrantes e os povos do Império Romano, embora estes tenham existido. Já os romanos também eram chamados de "bárbaros" (estrangeiros) pelos gregos. Os povos migrantes, em muitos casos, coexistiam pacificamente com os cidadãos do Império Romano nos anos que antecederam este período.
  • C. As relações entre bárbaros e romanos se limitavam, contudo, à esfera comercial e cultural.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Sobre a Crise do Império Romano, assinale a alternativa CORRETA:

  • A. Tomado por um território de grandes proporções, o Estado não conseguia manter sua hegemonia político-administrativa entre os vários povos que estavam sob o seu domínio. Ao mesmo tempo em que as riquezas obtidas eram imensas, os problemas e gastos também se manifestavam em semelhante proporção.
  • B. Com o aumento da mão de obra, a produção crescia e a forte concorrência levava os agricultores às disputas por clientes, ocasionado conflitos entre os romanos.
  • C. Com o fim das guerras de conquistas a escravidão foi extinta, diminuindo consequentemente, a mão de obra.
  • D. Nenhuma das alternativas.

Sabemos que mesmo tendo conquistado a independência política desde o século XIX, os países da América Latina mantiveram laços de dependência econômica com as grandes potências capitalistas mundiais, especialmente com a Inglaterra (em um primeiro momento) e com os Estados Unidos (dependência esta que perdura até hoje). Acerca dos movimentos sociais decorridos pós-independência, assinale o que for CORRETO:

  • A. O MST (Movimento dos Sem Terra) tem sido um dos movimentos sociais de maior repercussão nas lutas sociais no Brasil nos últimos anos, sendo envolvidos em diversos conflitos contra o governo, a polícia, outros movimentos sociais e até mesmo contra pessoas desvinculadas das suas causas. Os conflitos e protestos envolvem apenas reinvindicação por terra.
  • B. A partir da década de 1980 a emergência dos novos movimentos sociais dá visibilidade a formas novas de organização dos trabalhadores, às vezes em oposição mesmo às estruturas tradicionais dos partidos políticos e sindicatos. Tais movimentos colocaram questões novas, como as demandas encetadas por mulheres, homossexuais, negros e minorias de todos os matizes.
  • C. Movimentos sociais conservadores atuam em redes, segundo uma agenda emancipatória, realizam diagnósticos sobre a realidade social e constroem propostas, articulam ações coletivas que agem como resistência à exclusão e lutam pela inclusão social, podemos citar redes de sociabilidade (laços familiares, amizade), locais, virtuais, temáticas específicas (gênero), sócio- culturais (etnia, religião), geracionais (jovens e idosos), históricas (um líder, ator ou cantor famoso), governança (orçamento participativo), entidades afins (Ongs).
  • D. Nenhuma das alternativas.

Sobre os Movimentos sociais que marcaram a História, assinale o que for CORRETO:

  • A. A Crise dos Misseis gerou um forte repúdio à ação estadunidense, culminando com o movimento hippie como manifestação da contracultura, a qual se manifestava pela defesa da ―Paz e do Amor‖, pregando a não violência, bem como a condenação do modelo consumista da sociedade ocidental, além de criticar o conservadorismo da moralidade vigente naquele período e assim, buscava-se a remodelação dos padrões sociais, tendo o ―amor livre‖ como um novo valor, expressado pelo lema, ―faça amor, mas não faça guerra‖, um questionamento ao belicismo que dominava o discurso oficial dos EUA.
  • B. Em 18 de dezembro de 2010, o desempregado tunisiano Mohammed Bouazizi ateou fogo em seu próprio corpo para protestar contra a corrupção do governo. O gesto ganhou notoriedade e se amplificou numa onda de protestos que repercutiu em vários países árabes, resultando num processo de reorganização política que, embora ainda em curso, já recebe o nome de Primavera Árabe. Tamanha foi a força do movimento, que culminou com a fuga do presidente da Tunísia – Zine El Abidine Ben Ali – para a Arábia Saudita. Moviemnt que ficou conhecido como Primavera árabe.
  • C. A Queda do Muro de Berlim em 1989, processo de pressão popular pelo fim da separação da cidade de Berlim e pelo fim do regime capitalista na Alemanha Oriental, fato que possibilitaria a reunificação do país, ocorrida em 03 de outubro de 1990. A população berlinense se concentrou entre 7 e 9 de novembro de 1989 junto do muro e pessoas de um lado e outro, conseguiram escalar e romper o muro, com picaretas e martelos, depois escadeiras abriram brechas, provocando a confraternização da então ―dividida‖ Berlim por aquele que ficou conhecido como o ―Muro da vergonha‖, marcando o início do processo que levaria ao fim da Guerra Fria.
  • D. Nenhuma das alternativas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...