Lista completa de Questões sobre História do Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
propusessem programas que pregavam a concentração do poder nas mãos do monarca, dissolvendo o Parlamento e instituindo mudanças no Conselho de Estado, que passaria a ter funções meramente administrativas.
garantissem a representação da sociedade nas duas esferas do poder legislativo, ou seja, que os poderes se tornassem harmônicos e independentes, o que atendia aos interesses da monarquia e das camadas sociais urbanas.
lutassem por reformas políticas moralizadoras de cunho liberal que não se chocassem com os princípios que embasavam a monarquia, ou seja, que acarretassem a superação do regime aristocrático e elitista.
defendessem os mesmos interesses, ou seja, os interesses do núcleo agroexportador escravocrata, que detinha o poder e aspirava à preservação da ordem monárquica e à manutenção da tranquilidade social.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
do Quebra-Quilos.
do Fecha-Fecha.
da Vacina.
dos Mascates.
do Vintém.
A partir do texto, está correto afirmar que a Revolta da Vacina permanece, na história brasileira, como um exemplo de um movimento popular de êxito, baseado na defesa
da ideia de que todos têm direito ao acesso aos sistemas públicos de saúde.
do princípio igualitário de que todos os cidadãos devem ser protegidos de epidemias.
do direito dos cidadãos de não serem tratados de forma arbitrária e violenta pelo governo.
da luta da população pela conquista de melhores condições de educação e segurança.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
I e II.
II e III.
III e IV.
I, II e IV.
I, III e IV.
O texto permite afirmar que a Revolta da Vacina
resultou de um projeto governamental de saneamento autoritário que refletia uma visão elitista da sociedade.
defendia a intervenção do Estado republicano no saneamento para melhorar a situação da saúde pública.
lutava contra o progresso da pesquisa científica por considerar que acentuaria o processo de exclusão social.
acabou com a necessidade de resguardar aspectos da vida privada, ameaçados pelos agentes do governo.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
foi obra do imperialismo inglês que instigou as nações dependentes de sua economia, ou seja, Brasil e Argentina contra o desenvolvimento autônomo do Paraguai.
resultou dos planos expansionistas e da megalomania do ditador paraguaio Solano López.
demonstrou a superioridade do exército brasileiro e, em especial, os atos heroicos do Duque de Caxias, a quem passaram a chamar de o Marechal de Ferro.
glorificava o general Alfredo Stroessner, presidente do Paraguai entre 1954 e 1989, por ser o continuador da obra de Solano López.
deveria ser entendido a partir das relações existentes entre os países envolvidos, resgatando os processos constitutivos de suas identidades nacionais.
I.
II.
I e III.
II e III.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
a criação e subordinação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) ao presidente e a censura aos meios de comunicação.
o envio da Força Expedicionária Brasileira (FEB), para lutar na Itália, a partir de 30 de junho de 1944.
a proibição de qualquer tipo de manifestação grevista, a adoção de medidas como a unidade sindical (1937) e a criação do imposto sindical obrigatório (1940).
o cuidado na construção da imagem pessoal como pai dos pobres e na própria versão da história vivida pelo país que afirmava que o Brasil nasceu na Revolução de 1930.
o uso sistemático do rádio (Hora do Brasil) como veículo de aproximação entre governo e trabalhadores e de discursos retumbantes em grandes comícios.
Levando em conta o contexto da proclamação da República e o período que a sucede, assinale a alternativa correta.
A partir da proclamação da República brasileira, em 1889, houve uma drástica cisão entre o Estado e a Igreja, o que implicou um afastamento entre a República e o Vaticano.
Com a República brasileira proclamada, surgiram ao longo do país diversos movimentos de insatisfeitos com o novo regime. Todos eles de caráter unicamente político.
Muitos dos chamados republicanos históricos tiveram vaga participação na proclamação da República e foram criticados no período que se seguiu.
O modelo ditatorial republicano proposto pelos positivistas brasileiros, diferentemente do modelo comteano, era comparável com o socialismo, e incluía, a um prazo mais longo que o proposto por este modelo, um período final onde o pleno progresso seria atingido pela revolução proletária.
O texto trata de uma crise que, direta ou indiretamente, atingiu todo o mundo capitalista. No Brasil, ela repercutiu de forma significativa, pois, com a recessão,
o ritmo de expansão que a economia brasileira havia alcançado ao longo da década de 1930 diminuiu, provocando desemprego e pobreza.
a estabilidade política foi favorecida pelo vertiginoso desenvolvimento da cafeicultura, que reduziu os efeitos da crise que afligia o país.
a produção industrial, que atingira altas taxas de crescimento, chegou a um ponto de saturação, acarretando forte pressão inflacionária no país.
a cafeicultura foi comprometida e os investimentos da elite foram redirecionados para a indústria nacional e a produção de bens de consumo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...