Questões sobre História do Brasil

Lista completa de Questões sobre História do Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir do final dos anos 1970 a historiografia brasileira passou por intensa renovação, sob a influência de vários estudos, como os realizados pela chamada história social inglesa. Essa produção brasileira caracterizou-se

  • A.

    pela consolidação do conceito de documento histórico, sobretudo o escrito, relacionado à estrutura do Estado e visto como expressão fidedigna das ações humanas no passado.

  • B.

    pelo estudo de variados grupos sociais, com foco nos chamados excluídos da história, tendo por objetivo favorecer, no tempo presente, a construção da cidadania.

  • C.

    pelo afastamento do estudo de objetos e temas relacionados à cultura, com o propósito de se concentrar na compreensão dos processos de formação dos Estados Nacionais.

  • D.

    pela formulação do chamado método crítico, com o objetivo de garantir a neutralidade do historiador, a inefabilidade do trabalho e a formulação de uma história voltada para a construção da nacionalidade.

  • A.

    a maior parte dos seus militantes tinha origem nas camadas populares, principalmente operários e camponeses.

  • B.

    as discordâncias com o PCB estavam relacionadas à perspectiva nacional democrática e reformista do partido.

  • C.

    teve papel de destaque a partir de 1968 e só perdeu fôlego em 1979, com a promulgação da Lei de Anistia.

  • D.

    costuma ser pouco estudada pelos historiadores, pois o seu papel na luta contra a ditadura foi secundário.

  • E.

    a atuação ocorreu apenas no campo, pois na cidade não havia alvo que interessasse aos guerrilheiros.

Em relação às questões étnicas e à participação política, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O tipo de cultura difundido pela metrópole durante o primeiro período da colonização brasileira destaca-se por seu caráter senhorial, escolástico, obscurantista e acrítico.

( ) A renovação cultural promovida pelo Marquês de Pombal visava à redução do poder da autoridade pública, o que foi possível por meio de sua reaproximação com a Companhia de Jesus.

( ) Se no âmbito cultural houve forte contribuição indígena em nossa formação nacional, o mesmo não se pode dizer sobre o aspecto jurídico, que fez do índio antes um objeto de proteção do que parte ativa no processo de nossa formação jurídica.

  • A.

    V/ V/ V

  • B.

    F/ F/ F

  • C.

    F/ V/ F

  • D.

    V/ F/ V

  • A.

    mapear as diversidades regionais que marcam Minas Gerais, percebendo várias origens, culturas e histórias da população local.

  • B.

    incentivar o conhecimento prévio dos alunos, evitando métodos investigativos do conhecimento, como pesquisa e história oral.

  • C.

    delimitar claramente o objeto de estudo da História em relação a outras áreas do conhecimento, em especial Língua Portuguesa.

  • D.

    identificar os problemas sociais contemporâneos que caracterizam as populações locais, sobretudo as mazelas do sistema de saúde.

  • A.

    o embarque de africanos escravizados para a América, atividade que durou mais de três séculos e fez dos africanos e seus descendentes a principal força de trabalho no Brasil, até o final do século XIX.

  • B.

    o regime de escravidão existente na África subsaariana antes da chegada dos europeus, com o comércio de cativos sendo realizado com as áreas islamizadas ao norte do continente.

  • C.

    as semelhanças existentes entre os africanos escravizados trazidos para a América por mais de três séculos, do ponto de vista social, político, econômico e cultural.

  • D.

    a forma como os africanos escravizados seriam tratados na América, com direito à educação religiosa cristã, assim como à integridade física e à cidadania.

“Com viagens tão longas, era quase inevitável que os sertanistas acabassem aumentando o território da colônia ao desrespeitar o Tratado de Tordesilhas, acordo firmado por Portugal e Espanha em 1994 para delimitar a extensão de terras que cabia a cada país. ‘Os sertanistas contribuíram, sim, para o estabelecimento das dimensões territoriais do Brasil atual, mas foram movidos pelo desejo de sobrevivência’, diz o historiador John Monteiro.” (revistaescola.abril.com.br). O texto refere-se:

  • A.

    As entradas financiadas pela Coroa Portuguesa.

  • B.

    As missões jesuíticas.

  • C.

    Aos bandeirantes.

  • D.

    Aos quilombolas.

  • A.

    pelo predomínio de atividades econômicas pouco dinâmicas, desligadas do mercado internacional, sobretudo na área litorânea, em regiões como o atual Nordeste.

  • B.

    pela facilidade dos caminhos naturais e meios de transportes eficientes, antes utilizados pelos povos nativos e rapidamente incorporados ao cotidiano dos colonizadores.

  • C.

    pela exploração e compra do território colonial pelos bandeirantes, ora com a instalação de novos núcleos populacionais, ora com a integração daqueles já existentes, pertencentes aos nativos.

  • D.

    pela ocupação lenta das áreas distantes dos principais centros produtores, com produção voltada para o consumo local e pouco integradas aos territórios de além-mar.

Leia atentamente as assertivas abaixo.

I. Apesar da repressão do regime militar brasileiro às lideranças sindicais ligadas ao populismo, não houve um desmantelamento dos sindicatos a partir de 1964.

II. O assistencialismo por parte do governo militar brasileiro contribuiu para a atividade de movimentos sociais no campo.

III. Os movimentos que reivindicavam a posse da terra e a aplicação dos direitos trabalhistas à realidade campesina foram amplamente reprimidos e reduzidos durante o período da ditadura militar brasileira.

IV. O sindicalismo a partir do governo Geisel caracteriza-se pelo retorno do estreito vínculo com as estruturas governamentais.

Sobre o que se refere aos assuntos: formação do Estado brasileiro, trabalho e sociedade e participação política, é correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e IV, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    III, apenas.

Em 1850 o Brasil proibiu, definitivamente, o tráfico negreiro, abrindo caminho para o fim da escravidão. Trata-se da Lei:

  • A.

    Eusébio de Queirós.

  • B.

    Do Ventre Livre.

  • C.

    Dos Libertos.

  • D.

    Áurea.

Durante o período colonial, as câmaras municipais se constituíram em lugares privilegiados da administração e do exercício de poder, consolidando-se como espaços

  • A.

    de ação política das elites locais e responsáveis por intermediar a relação entre a população e as demais esferas administrativas da colônia, tratando de problemas como o abastecimento.

  • B.

    de pequeno prestígio político, considerando que os cargos eram ocupados pelos chamados homens bons, nomeados pela Coroa e responsáveis pela coleta dos tributos e impostos.

  • C.

    desvinculados do cotidiano da população, uma vez que seus integrantes se reuniam poucas vezes ao ano, apenas para votar as propostas (posturas) apresentadas pelos juízes de fora.

  • D.

    marcados pela ausência de disputas políticas, por possuir uma composição proporcional e estarem reguladas por leis regionais que impediam o acúmulo de privilégios pelos colonos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...