Lista completa de Questões sobre História do Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir do final dos anos 1970 a historiografia brasileira passou por intensa renovação, sob a influência de vários estudos, como os realizados pela chamada história social inglesa. Essa produção brasileira caracterizou-se
pela consolidação do conceito de documento histórico, sobretudo o escrito, relacionado à estrutura do Estado e visto como expressão fidedigna das ações humanas no passado.
pelo estudo de variados grupos sociais, com foco nos chamados excluídos da história, tendo por objetivo favorecer, no tempo presente, a construção da cidadania.
pelo afastamento do estudo de objetos e temas relacionados à cultura, com o propósito de se concentrar na compreensão dos processos de formação dos Estados Nacionais.
pela formulação do chamado método crítico, com o objetivo de garantir a neutralidade do historiador, a inefabilidade do trabalho e a formulação de uma história voltada para a construção da nacionalidade.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
a maior parte dos seus militantes tinha origem nas camadas populares, principalmente operários e camponeses.
as discordâncias com o PCB estavam relacionadas à perspectiva nacional democrática e reformista do partido.
teve papel de destaque a partir de 1968 e só perdeu fôlego em 1979, com a promulgação da Lei de Anistia.
costuma ser pouco estudada pelos historiadores, pois o seu papel na luta contra a ditadura foi secundário.
a atuação ocorreu apenas no campo, pois na cidade não havia alvo que interessasse aos guerrilheiros.
Em relação às questões étnicas e à participação política, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O tipo de cultura difundido pela metrópole durante o primeiro período da colonização brasileira destaca-se por seu caráter senhorial, escolástico, obscurantista e acrítico. ( ) A renovação cultural promovida pelo Marquês de Pombal visava à redução do poder da autoridade pública, o que foi possível por meio de sua reaproximação com a Companhia de Jesus. ( ) Se no âmbito cultural houve forte contribuição indígena em nossa formação nacional, o mesmo não se pode dizer sobre o aspecto jurídico, que fez do índio antes um objeto de proteção do que parte ativa no processo de nossa formação jurídica.V/ V/ V
F/ F/ F
F/ V/ F
V/ F/ V
mapear as diversidades regionais que marcam Minas Gerais, percebendo várias origens, culturas e histórias da população local.
incentivar o conhecimento prévio dos alunos, evitando métodos investigativos do conhecimento, como pesquisa e história oral.
delimitar claramente o objeto de estudo da História em relação a outras áreas do conhecimento, em especial Língua Portuguesa.
identificar os problemas sociais contemporâneos que caracterizam as populações locais, sobretudo as mazelas do sistema de saúde.
o embarque de africanos escravizados para a América, atividade que durou mais de três séculos e fez dos africanos e seus descendentes a principal força de trabalho no Brasil, até o final do século XIX.
o regime de escravidão existente na África subsaariana antes da chegada dos europeus, com o comércio de cativos sendo realizado com as áreas islamizadas ao norte do continente.
as semelhanças existentes entre os africanos escravizados trazidos para a América por mais de três séculos, do ponto de vista social, político, econômico e cultural.
a forma como os africanos escravizados seriam tratados na América, com direito à educação religiosa cristã, assim como à integridade física e à cidadania.
Com viagens tão longas, era quase inevitável que os sertanistas acabassem aumentando o território da colônia ao desrespeitar o Tratado de Tordesilhas, acordo firmado por Portugal e Espanha em 1994 para delimitar a extensão de terras que cabia a cada país. Os sertanistas contribuíram, sim, para o estabelecimento das dimensões territoriais do Brasil atual, mas foram movidos pelo desejo de sobrevivência, diz o historiador John Monteiro. (revistaescola.abril.com.br). O texto refere-se:
As entradas financiadas pela Coroa Portuguesa.
As missões jesuíticas.
Aos bandeirantes.
Aos quilombolas.
pelo predomínio de atividades econômicas pouco dinâmicas, desligadas do mercado internacional, sobretudo na área litorânea, em regiões como o atual Nordeste.
pela facilidade dos caminhos naturais e meios de transportes eficientes, antes utilizados pelos povos nativos e rapidamente incorporados ao cotidiano dos colonizadores.
pela exploração e compra do território colonial pelos bandeirantes, ora com a instalação de novos núcleos populacionais, ora com a integração daqueles já existentes, pertencentes aos nativos.
pela ocupação lenta das áreas distantes dos principais centros produtores, com produção voltada para o consumo local e pouco integradas aos territórios de além-mar.
Leia atentamente as assertivas abaixo.
I. Apesar da repressão do regime militar brasileiro às lideranças sindicais ligadas ao populismo, não houve um desmantelamento dos sindicatos a partir de 1964. II. O assistencialismo por parte do governo militar brasileiro contribuiu para a atividade de movimentos sociais no campo. III. Os movimentos que reivindicavam a posse da terra e a aplicação dos direitos trabalhistas à realidade campesina foram amplamente reprimidos e reduzidos durante o período da ditadura militar brasileira. IV. O sindicalismo a partir do governo Geisel caracteriza-se pelo retorno do estreito vínculo com as estruturas governamentais. Sobre o que se refere aos assuntos: formação do Estado brasileiro, trabalho e sociedade e participação política, é correto o que se afirma emI, II e IV, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
III, apenas.
Em 1850 o Brasil proibiu, definitivamente, o tráfico negreiro, abrindo caminho para o fim da escravidão. Trata-se da Lei:
Eusébio de Queirós.
Do Ventre Livre.
Dos Libertos.
Áurea.
Durante o período colonial, as câmaras municipais se constituíram em lugares privilegiados da administração e do exercício de poder, consolidando-se como espaços
de ação política das elites locais e responsáveis por intermediar a relação entre a população e as demais esferas administrativas da colônia, tratando de problemas como o abastecimento.
de pequeno prestígio político, considerando que os cargos eram ocupados pelos chamados homens bons, nomeados pela Coroa e responsáveis pela coleta dos tributos e impostos.
desvinculados do cotidiano da população, uma vez que seus integrantes se reuniam poucas vezes ao ano, apenas para votar as propostas (posturas) apresentadas pelos juízes de fora.
marcados pela ausência de disputas políticas, por possuir uma composição proporcional e estarem reguladas por leis regionais que impediam o acúmulo de privilégios pelos colonos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...