Lista completa de Questões sobre História do Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
definia-se como nacionalista, combatia o capitalismo financeiro, defendia o controle do Estado sobre a economia e tinha como lema Deus, Pátria e Família.
inspirava-se na tese de Gilberto Freyre, que considerava a sociedade indígena um modelo de civilização e defendia a criação de uma educação voltada para o trabalho.
apoiava radical reforma na estrutura educacional do Brasil e foi a principal criadora do movimento da Escola Nova.
era próxima aos liberais franceses, apoiava a autogestão nos espaços de trabalho e defendia a ampliação do cooperativismo no campo.
amparava-se nas ideologias apoiadoras do Estado do bem-estar social, criticava o conservadorismo da Igreja Católica e se contrapunha às políticas eugenistas.
As repercussões políticas da crise a que o texto se refere foram negativas, sobretudo nos países de fraca tradição democrática, pois, neles, essa crise
favoreceu a instalação de sistema de governo socialista, como na Rússia.
facilitou a ascensão de governos autoritários e ditatoriais, como no Brasil.
possibilitou a adoção de regimes político democráticos, como na Espanha.
permitiu a instituição de estados comunistas e anarquistas, como em Cuba.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Boris Fausto, o golpe de Estado de 1937, no Brasil, foi saudado com entusiasmo na Alemanha e na Itália. A reação alemã e italiana pode ser explicada
pelo rompimento das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, pois esta nação condenou, de forma veemente, a derrocada da democracia brasileira.
pelo rompimento do acordo de ajuda econômica dos Estados Unidos para o Brasil, que visava financiar a construção de uma usina siderúrgica.
pela defesa do Brasil, junto à Liga das Nações, da legitimidade da aspiração pangermanista do governo de Hitler.
pelo imediato apoio do Brasil à pretensão expansionista alemã sobre a Áustria e ao reconhecimento da Abissínia, na África, como protetorado italiano.
por certa afinidade ideológica existente entre a ordem estabelecida no Brasil durante o Estado Novo e a ordem construída na Alemanha nazista e na Itália fascista.
foi a forma encontrada para incorporar os trabalhadores na vida nacional e mantê-los sob controle no jogo das forças sociais.
ampliou o sistema de representação classista para todos os trabalhadores, urbanos e rurais, inscritos em seus respectivos sindicatos.
manteve à margem da lei as conquistas dos trabalhadores, adquiridas por meio do movimento operário, liderado pelos anarquistas.
estabeleceu regras que facilitavam a organização de entidades sindicais, entre as quais as que autorizavam seu funcionamento livre e autônomo.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Reformista.
Oligárquico.
Integralista.
Totalitário.
Tenentista.
Sobre o chamado mito da democracia racial no Brasil, assinale a alternativa correta.
Teve em Gilberto Freyre seu principal defensor. Ainda que reconhecesse certas ambiguidades na atitude do brasileiro em relação ao negro, Freyre ressalta a diferença do brasileiro no tratamento de seus escravos se comparados, por exemplo, à escravidão entre os povos árabes, que costumavam tratar seus escravos de forma muito menos amena.
O escritor Machado de Assis, apesar de ter poucos escritos direcionados às questões raciais, é frequentemente utilizado para refutar a noção de democracia racial no Brasil. Machado de Assis, mulato, apesar de receber o devido prestígio hoje, foi desconhecido em seu tempo devido à sua condição social o que corrobora a ideia de que havia, de fato, um preconceito aberto em relação ao negro.
A figura do mulato foi o principal representante dos críticos da democracia racial, pois, ainda que teóricos como Gilberto Freyre defendessem a miscigenação, o preconceito contra o mulato, fruto dessa mistura, era tão grande quanto o existente em relação ao negro.
Os críticos da noção de democracia racial a partir de meados do século XX passaram a ressaltar o fato de que enquanto no período colonial havia obstáculos ao preconceito aberto em relação ao negro, em uma sociedade competitiva como a capitalista o branco viu-se com a necessidade de lidar de maneira direta com seus preconceitos velados.
conciliar as diferentes classes sociais do país, por meio da valorização do trabalho, da disciplina e do estímulo ao desenvolvimento do nacionalismo.
promover a industrialização do país, mas sem que isso implicasse subordinação e dependência em relação às potências estrangeiras, como os Estados Unidos.
estimular a industrialização mediante associação com o capital estrangeiro, por meio da utilização de empréstimos e da instalação de empresas multinacionais no país.
consolidar o perfil econômico do país, estimulando a agroindústria e os setores agrícolas voltados ao mercado externo.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
facilitar a negociação direta entre empregados e patrões, sem a participação do Estado, e ampliar o número de trabalhadores sindicalizados.
reprimir os esforços organizatórios da classe trabalhadora urbana fora do controle do Estado e atraí-la para o apoio difuso ao governo.
diminuir a repressão ao movimento operário e garantir maior autonomia e liberdade aos trabalhadores organizados nos sindicatos.
estender os direitos trabalhistas ao campo e facilitar a compra da casa própria pelos trabalhadores com a criação do FGTS.
respeitar o direito à greve e à manifestação dos trabalhadores e negociar a legislação trabalhista com as lideranças de esquerda.
política nacional reformista compatibilizou o combate ao surto inflacionário com a política de desenvolvimento da periferia urbana.
modernização da economia foi acompanhada da estagnação do crescimento e do avanço da favelização nas grandes cidades.
favelização avançou lado a lado com o crescimento econômico, como uma espécie de contraface do Milagre econômico.
mecanização da produção agrícola fixou o trabalhador no campo; contudo, promoveu a miséria e a pobreza da população nas cidades.
História - História do Brasil - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
preocupada com o desenvolvimento da infraestrutura de transportes, com grandes investimentos nas ferrovias e hidrovias.
de substituição de importações por meio da ampliação da receita do governo, que concentrou recursos destinados à industrialização.
sustentada no controle pelo Estado da infraestrutura e da indústria básica, com as outras áreas da economia nas mãos do capital nacional.
voltada para o desenvolvimento industrial nacional, sem a participação do capital estrangeiro e com forte investimento estatal.
que combinava o Estado, a empresa privada nacional e o capital estrangeiro para promover o desenvolvimento, com ênfase na industrialização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...