Questões sobre História do Brasil

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  • A.

    definia-se como nacionalista, combatia o capitalismo financeiro, defendia o controle do Estado sobre a economia e tinha como lema “Deus, Pátria e Família”.

  • B.

    inspirava-se na tese de Gilberto Freyre, que considerava a sociedade indígena um modelo de civilização e defendia a criação de uma educação voltada para o trabalho.

  • C.

    apoiava radical reforma na estrutura educacional do Brasil e foi a principal criadora do movimento da Escola Nova.

  • D.

    era próxima aos liberais franceses, apoiava a autogestão nos espaços de trabalho e defendia a ampliação do cooperativismo no campo.

  • E.

    amparava-se nas ideologias apoiadoras do Estado do bem-estar social, criticava o conservadorismo da Igreja Católica e se contrapunha às políticas eugenistas.

As repercussões políticas da crise a que o texto se refere foram negativas, sobretudo nos países de fraca tradição democrática, pois, neles, essa crise

  • A.

    favoreceu a instalação de sistema de governo socialista, como na Rússia.

  • B.

    facilitou a ascensão de governos autoritários e ditatoriais, como no Brasil.

  • C.

    possibilitou a adoção de regimes político democráticos, como na Espanha.

  • D.

    permitiu a instituição de estados comunistas e anarquistas, como em Cuba.

Segundo Boris Fausto, o golpe de Estado de 1937, no Brasil, foi “saudado com entusiasmo na Alemanha e na Itália”. A reação alemã e italiana pode ser explicada

  • A.

    pelo rompimento das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, pois esta nação condenou, de forma veemente, a derrocada da democracia brasileira.

  • B.

    pelo rompimento do acordo de ajuda econômica dos Estados Unidos para o Brasil, que visava financiar a construção de uma usina siderúrgica.

  • C.

    pela defesa do Brasil, junto à Liga das Nações, da legitimidade da aspiração pangermanista do governo de Hitler.

  • D.

    pelo imediato apoio do Brasil à pretensão expansionista alemã sobre a Áustria e ao reconhecimento da Abissínia, na África, como protetorado italiano.

  • E.

    por certa afinidade ideológica existente entre a ordem estabelecida no Brasil durante o Estado Novo e a ordem construída na Alemanha nazista e na Itália fascista.

  • A.

    foi a forma encontrada para incorporar os trabalhadores na vida nacional e mantê-los sob controle no jogo das forças sociais.

  • B.

    ampliou o sistema de representação classista para todos os trabalhadores, urbanos e rurais, inscritos em seus respectivos sindicatos.

  • C.

    manteve à margem da lei as conquistas dos trabalhadores, adquiridas por meio do movimento operário, liderado pelos anarquistas.

  • D.

    estabeleceu regras que facilitavam a organização de entidades sindicais, entre as quais as que autorizavam seu funcionamento livre e autônomo.

  • A.

    Reformista.

  • B.

    Oligárquico.

  • C.

    Integralista.

  • D.

    Totalitário.

  • E.

    Tenentista.

Sobre o chamado “mito da democracia racial” no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Teve em Gilberto Freyre seu principal defensor. Ainda que reconhecesse certas ambiguidades na atitude do brasileiro em relação ao negro, Freyre ressalta a diferença do brasileiro no tratamento de seus escravos se comparados, por exemplo, à escravidão entre os povos árabes, que costumavam tratar seus escravos de forma muito menos amena.

  • B.

    O escritor Machado de Assis, apesar de ter poucos escritos direcionados às questões raciais, é frequentemente utilizado para refutar a noção de democracia racial no Brasil. Machado de Assis, mulato, apesar de receber o devido prestígio hoje, foi desconhecido em seu tempo devido à sua condição social – o que corrobora a ideia de que havia, de fato, um preconceito aberto em relação ao negro.

  • C.

    A figura do mulato foi o principal representante dos críticos da democracia racial, pois, ainda que teóricos como Gilberto Freyre defendessem a miscigenação, o preconceito contra o mulato, fruto dessa mistura, era tão grande quanto o existente em relação ao negro.

  • D.

    Os críticos da noção de democracia racial a partir de meados do século XX passaram a ressaltar o fato de que enquanto no período colonial havia obstáculos ao preconceito aberto em relação ao negro, em uma sociedade competitiva como a capitalista o branco viu-se com a necessidade de lidar de maneira direta com seus preconceitos velados.

  • A.

    conciliar as diferentes classes sociais do país, por meio da valorização do trabalho, da disciplina e do estímulo ao desenvolvimento do nacionalismo.

  • B.

    promover a industrialização do país, mas sem que isso implicasse subordinação e dependência em relação às potências estrangeiras, como os Estados Unidos.

  • C.

    estimular a industrialização mediante associação com o capital estrangeiro, por meio da utilização de empréstimos e da instalação de empresas multinacionais no país.

  • D.

    consolidar o perfil econômico do país, estimulando a agroindústria e os setores agrícolas voltados ao mercado externo.

  • A.

    facilitar a negociação direta entre empregados e patrões, sem a participação do Estado, e ampliar o número de trabalhadores sindicalizados.

  • B.

    reprimir os esforços organizatórios da classe trabalhadora urbana fora do controle do Estado e atraí-la para o apoio difuso ao governo.

  • C.

    diminuir a repressão ao movimento operário e garantir maior autonomia e liberdade aos trabalhadores organizados nos sindicatos.

  • D.

    estender os direitos trabalhistas ao campo e facilitar a compra da casa própria pelos trabalhadores com a criação do FGTS.

  • E.

    respeitar o direito à greve e à manifestação dos trabalhadores e negociar a legislação trabalhista com as lideranças de esquerda.

  • A.

    política nacional reformista compatibilizou o combate ao surto inflacionário com a política de desenvolvimento da periferia urbana.

  • B.

    modernização da economia foi acompanhada da estagnação do crescimento e do avanço da favelização nas grandes cidades.

  • C.

    favelização avançou lado a lado com o crescimento econômico, como uma espécie de contraface do “Milagre” econômico.

  • D.

    mecanização da produção agrícola fixou o trabalhador no campo; contudo, promoveu a miséria e a pobreza da população nas cidades.

  • A.

    preocupada com o desenvolvimento da infraestrutura de transportes, com grandes investimentos nas ferrovias e hidrovias.

  • B.

    de substituição de importações por meio da ampliação da receita do governo, que concentrou recursos destinados à industrialização.

  • C.

    sustentada no controle pelo Estado da infraestrutura e da indústria básica, com as outras áreas da economia nas mãos do capital nacional.

  • D.

    voltada para o desenvolvimento industrial nacional, sem a participação do capital estrangeiro e com forte investimento estatal.

  • E.

    que combinava o Estado, a empresa privada nacional e o capital estrangeiro para promover o desenvolvimento, com ênfase na industrialização.

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