Lista completa de Questões sobre História do Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre os temas cultura e cidadania, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) À exceção de nomes como Cândido Portinari, que se comprometeu com questões sociais referentes ao contexto de 1964, raros foram os casos de artistas plásticos atuantes no período inicial da ditadura. ( ) A música de protesto de Chico Buarque, Elis Regina, Edu Lobo, Geraldo Vandré, entre outros nomes; o tropicalismo; e a Jovem Guarda foram os principais movimentos musicais contestatórios durante o regime militar. ( ) O Cinema Novo, que teve em Glauber Rocha o seu principal nome, propôs algo semelhante ao que o Neo-Realismo italiano já havia realizado: uma abordagem crítica da realidade social do país, ao mesmo tempo, indo na contramão do que as chanchadas da Atlântida e a Hollywood tropical da Cia. Vera Cruz costumavam produzir no país.F/ F/ V
V/ F/ V
V/ V/ F
V/ V/ V
A pedido do médico sanitarista Oswaldo Cruz, o Congresso aprovou a vacinação obrigatória contra a varíola, em novembro de 1904. Munidos de aparato legal, agentes da saúde invadiam casas obrigando as pessoas a se vacinar. (...) O Rio de Janeiro transformou-se em uma verdadeira praça de guerra, com vários motins, barricadas, saques, incêndios... (Santiago, 2010). O episódio em questão é a:
Guerra Carioca.
Revolta da Vacina.
Revolta da Armada.
Rebelião do Rio.
assemelhava-se à sociedade formada em torno da produção do açúcar, ambas marcadas pela diversidade das atividades econômicas e intensa mobilidade social.
caracterizou-se pela ausência de dinamismo e poucos conflitos entre os colonos e o governo português, desinteressado por esse tipo de atividade econômica.
provocou intenso deslocamento populacional, motivado pelo ouro de aluvião e atividades econômicas paralelas à mineração, como a agricultura e o comércio.
contou com uma produção artística precária, desprovida de religiosidade e marcada por valores e princípios tradicionais da cultura portuguesa.
Presidente brasileiro que cometeu o suicídio, em pleno mandato, deixando uma carta-testamento para população:
Jânio Quadros.
Tancredo Neves.
Getúlio Vargas.
Itamar Franco.
intervenção política de grupos populares, sobretudo nas áreas distantes dos centros urbanos, voltada para sua legitimação e a imposição de uma ordem social baseada na tradição europeia.
adoção de um projeto de civilização pactuado entre os diversos grupos sociais do país, que tinha por base a mescla das culturas americana e europeia.
formação de um corpo social marcado pela ausência da cidadania e a exclusão de grande parte da população, em especial negros, dos quais se esperava comportamento passivo e amorfo.
presença vitoriosa no cenário político de grupos até então excluídos e mobilizados em torno de líderes populares, contrários à ordem social excludente defendida pelas elites.
Embora sua história venha desde os tempos coloniais, com a fundação do aldeamento Baruery, em 1560, pelo jesuíta Padre Anchieta, a emancipação política da atual Barueri, com sua elevação a condição de município, se efetivou em:
1940.
1970.
1948.
1920.
ao trabalho cativo no Brasil, sobretudo após os anos 1870, com incentivo à imigração de africanos, diante das restrições ao uso do trabalho livre.
à necessidade de maior contingente de trabalhadores no Brasil ao final do século XIX, devido ao aumento das atividades econômicas, ocorrido pela maior demanda de produtos primários no mercado mundial.
ao contexto europeu do século XX, marcado pelo avanço das relações servis, a concentração de riquezas e intensos conflitos que ampliaram a miséria da população.
à política de imigração de brasileiros para a Europa, intensificada na segunda metade do século XIX graças aos incentivos de particulares e dos governos locais e nacionais.
Segundo a obra, em cinco volumes, de Francisco Adolpho de Varnhagen, História Geral do Brasil (1854-1857), a marca da história brasileira seria:
a continuidade da história portuguesa e, portanto, uma história dos brancos, dos heróis portugueses, dos governadores e das instituições de governo.
a relação cultural entre o Brasil e a Holanda, sintetizada na presença do príncipe João Maurício de Nassau no nordeste brasileiro.
a presença da cultura africana que fora trazida pelos africanos escravizados e que se fazia presente na Bahia, na região das Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
a formação da nacionalidade brasileira por meio da miscigenação de índios, negros e brancos, bem como pelo hibridismo das instituições políticas.
o processo de construção de uma nação europeizada baseada nos valores republicanos, portanto uma história vinculada à política do branqueamento do Brasil.
os conflitos de uma sociedade em transição, que passava por mudanças na configuração da mão de obra e no cenário econômico, assim como intensa disputa entre as elites pelo controle do poder governamental.
as mudanças sociais trazidas pela guerra contra o Paraguai, com a vitória brasileira fortalecendo a monarquia e ampliando o apoio ao imperador, inclusive entre setores populares.
a intensa participação popular no golpe militar que marcou o final da monarquia e o início da república, bastante valorizada pelos intelectuais do período.
as dinâmicas que caracterizaram esse período de transição, com as mudanças políticas acontecendo desvinculadas do cenário social e econômico.
A partir do vocabulário político do século XIX, do período da Regência e do Império brasileiro, um Saquarema seria um:
político moderado, que se posicionavam entre os Caramurus e os Luzias, no Segundo Reinado. Foram assim denominados por terem a sede de seu jornal no município de Saquarema, no Rio de Janeiro.
liberal do Segundo Reinado. Este nome seria uma alusão ao nome do jornal que pertencia aos liberais exaltados que foram derrotados pelo Barão de Caxias na cidade de Recife, em Pernambuco, na revolta liberal de 1842.
membro do Partido Conservador no Segundo Reinado. Este nome seria uma alusão à fazenda de Monte Alegre, de propriedade do Visconde de Itaboraí, localizada no município de Saquarema, onde reuniam-se muitos políticos conservadores.
político conservador que defendiam o retorno de D. Pedro I ao poder, depois da abdicação de 1831. Possuíam este nome, pois sua sede localizava-se no município de Saquarema, no Rio Janeiro.
nome é uma referência à praia de Saquarema, no Rio de Janeiro, de onde partiram populares em direção ao Campo de Santana, no dia 7 de abril de 1831, exigindo a volta do ministério que foi deposto pelo imperador.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...