Questões sobre História Geral

Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

       Em boa parte da Idade Média européia, predominou o sistema feudal, no qual o poder decorria do domínio sobre a terra. Alicerçado na agricultura de subsistência, esse sistema foi aos poucos sendo substituído por uma nova realidade ao longo da Idade Moderna, em que a expansão do comércio abria novas fronteiras e possibilidades de acumular riquezas, representadas pelo dinheiro. Era o sistema capitalista que, a partir da Revolução Industrial, se consolidou. Com a corrida imperialista iniciada em meados do século XIX, o capitalismo foi incorporando novas áreas pelo mundo afora até chegar à realidade de hoje, conhecida como globalização. Além disso, o mundo contemporâneo foi também marcado pelo avanço da ciência, da educação, das inovações tecnológicas, mas, simultaneamente, pela persistência da desigualdade e dos conflitos.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue os itens seguintes.

Uma das características da história contemporânea, acentuada nas últimas décadas, é a formação de blocos econômicos, a exemplo da União Européia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao processo de independência dos países africanos, é correto afirmar que:

  • A.

    Portugal foi o primeiro país europeu a dar independência às suas ex-colônias ainda nos anos cinqüenta;

  • B.

    a independência da Rodésia, feita por sua minoria branca, nos anos sessenta não foi reconhecida pela comunidade internacional até que abandonasse o regime do apartheid;

  • C.

    a independência da Etiópia foi seguida por guerra civil entre cristãos coptas e mulçumanos;

  • D.

    a independência do Senegal foi fruto de intensa rebelião popular conhecida como Revolta dos Mau-Mau;

  • E.

    Serra Leoa, ao se tornar independente, sofreu uma guerra civil em que surgiram dois novos países, Biafra e Libéria.

       Em boa parte da Idade Média européia, predominou o sistema feudal, no qual o poder decorria do domínio sobre a terra. Alicerçado na agricultura de subsistência, esse sistema foi aos poucos sendo substituído por uma nova realidade ao longo da Idade Moderna, em que a expansão do comércio abria novas fronteiras e possibilidades de acumular riquezas, representadas pelo dinheiro. Era o sistema capitalista que, a partir da Revolução Industrial, se consolidou. Com a corrida imperialista iniciada em meados do século XIX, o capitalismo foi incorporando novas áreas pelo mundo afora até chegar à realidade de hoje, conhecida como globalização. Além disso, o mundo contemporâneo foi também marcado pelo avanço da ciência, da educação, das inovações tecnológicas, mas, simultaneamente, pela persistência da desigualdade e dos conflitos.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue os itens seguintes.

O baixo desenvolvimento impediu que, até hoje, países da América do Sul conseguissem constituir algum tipo de bloco econômico.

  • C. Certo
  • E. Errado

       Em boa parte da Idade Média européia, predominou o sistema feudal, no qual o poder decorria do domínio sobre a terra. Alicerçado na agricultura de subsistência, esse sistema foi aos poucos sendo substituído por uma nova realidade ao longo da Idade Moderna, em que a expansão do comércio abria novas fronteiras e possibilidades de acumular riquezas, representadas pelo dinheiro. Era o sistema capitalista que, a partir da Revolução Industrial, se consolidou. Com a corrida imperialista iniciada em meados do século XIX, o capitalismo foi incorporando novas áreas pelo mundo afora até chegar à realidade de hoje, conhecida como globalização. Além disso, o mundo contemporâneo foi também marcado pelo avanço da ciência, da educação, das inovações tecnológicas, mas, simultaneamente, pela persistência da desigualdade e dos conflitos.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue os itens seguintes.

O fim da Guerra Fria entre norte-americanos e soviéticos livrou o mundo dos riscos de novos conflitos e de ações terroristas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao período entre guerras, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    foi um período de expansão dos regimes democráticos no mundo, especialmente na Europa;

  • B.

    caracterizou-se por grandes catástrofes econômicas, como as hiperinflações nos países da Europa Central e a Grande Depressão;

  • C.

    Os EUA tiveram forte expansão econômica nos anos vinte;

  • D.

    a Grã-Bretanha, com a volta ao padrão-ouro na paridade de antes da guerra, passou a apresentar altas taxas de desemprego;

  • E.

    o fascismo ascendeu ao poder na Itália nos anos vinte.

Após a derrota na Primeira Guerra Mundial, a Alemanha:

  • A.

    recuperou-se rapidamente em função da ajuda americana;

  • B.

    continuou um Império autoritário, governado pelos nazistas;

  • C.

    gozou de condições econômicas excepcionais sob o regime nazista, não tendo sofrido, como os outros países europeus, com a Grande Depressão;

  • D.

    viveu, no início dos anos trinta, um surto inflacionário;

  • E.

    sofreu em boa parte do período, problemas no seu Balanço de Pagamentos, que os economistas alemães atribuíam ao excessivo peso das reparações definidas pelo Tratado de Versailles.

A civilização contemporânea resulta de longo processo histórico, que foi extraordinariamente impulsionado pela moderna industrialização, responsável pela consolidação do capitalismo como sistema dominante. Entre as características marcantes do tempo presente, destacam-se, entre outras,

  • A.

    o humanismo e o comportamento ascético.

  • B.

    fechamento das fronteiras e a urbanização.

  • C.

    individualismo e o consumismo.

  • D.

    o pacifismo e o desprezo pela imagem.

Após a queda do Muro de Berlim, a Comunidade Européia se expandiu para países que, anteriormente, faziam parte do Bloco soviético. Entre esses países encontram-se:

  • A.

    Polônia, Macedônia e Chipre;

  • B.

    Grécia, Lituânia e Estônia;

  • C.

    Turquia, Bulgária e Romênia;

  • D.

    Polônia, República Tcheca e Hungria;

  • E.

    Sérvia, Áustria e Suécia.

Sobre o MERCOSUL, pode-se afirmar que:

  • A.

    seu processo de criação antecede a redemocratização política do Brasil e da Argentina, tendo sido iniciado durante os regimes militares que dominaram ambos os países na década de 1970;

  • B.

    tem como característica o escasso intercâmbio intra-regional, sobretudo devido às divergências econômicas entre os países signatários, especialmente Argentina e Uruguai;

  • C.

    a crise cambial brasileira de 1999 e os colapsos financeiro e cambial argentinos de 2001 provocaram a mais séria crise do Mercosul, pois são esses dois países os grandes responsáveis pelo delineamento político, jurídico e institucional do Mercado Comum do Cone Sul;

  • D.

    foi concebido a partir do PICE (Programa Internacional de Cooperação Econômica Brasil-Argentina), com base na idéia de integração imediata e rigorosa, assentada sobre acordos genéricos nos setores agrícola e comercial, com o objetivo primordial de aumentar a competitividade internacional das duas economias;

  • E.

    assim como a União Européia, o Mercosul se desenvolve por meio de mecanismos de delegação de soberanias: os Estados abrem mão de parte de suas atribuições e as deslocam para organismos internacionais.

Os dois textos a seguir traduzem formas diferentes de compreender a arte e os modos de sua composição em dois momentos históricos distintos.

A Composição das imagens religiosas não é deixada à inspiração dos artistas: ela depende dos principais postos pela Igreja Católica e da tradição religiosa. Só a Arte pertence ao pintor, e a composição aos padres. (Regra estabelecida no Segundo Concílio de Nicéia. Apud. FREITAS,G. de 900 textos e Documentos de História. Lisboa: Plátano, 1975, p. 121

Nós pintores, queremos, pelos movimentos do corpo, mostrar, os movimentos da alma [...] Convém, portanto que os pintores tenham um conhecimento perfeito dos movimentos do corpo e os aprendam da Natureza, para imitar, por mais difícil que seja, os múltiplos movimentos da alma. (ALBERT, Leon Batista. Tratado Della Pittura, apud TENENTI, A. Florença na época dos Médici. São Paulo: Perspectiva, 1973, p.48.) Assinale a alternativa que aponta dois momentos em que ocorrem as formas de compreender e compor a arte, referenciadas pelos textos.

  • A.

    Idade Antiga e Idade Média.

  • B.

    Idade Média e Período Contemporâneo.

  • C.

    Renascimento e Período Revolucionário Francês de 1879-1815.

  • D.

    Idade Média e Renascimento

  • E.

    Antigüidade Clássica e Renascimento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...