Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que o Renascimento marca o surgimento de uma nova visão do homem ocidental diante da natureza, assinale a opção correta
O aumento da credibilidade da Igreja evitou o surgimento de novos credos e seitas que conclamassem os homens a interpretar por si mesmos as escrituras sagradas.
Assim como a ciência, a arte também se desligou da realidade concreta, do mundo terreno.
Retomou-se, nesse período, a crença no pensamento especulativo, pois o conhecimento volta a ser considerado assim como no período greco-romano — o resultado de uma bem conduzida atividade mental.
O homem ocidental, preso aos valores que o ligavam à família, aos clãs, com o estímulo do individualismo, começa a conceber-se como agente histórico de mudanças.
Em sua origem, o capitalismo produziu uma subordinação do campo à cidade e da produção agrária aos interesses do comércio e da indústria, que se tornaram prioritários a partir do renascimento comercial do século XV. O campo fornecia à cidade alimentos e matérias-primas de baixo preço, que se transformavam, em contrapartida, em produtos mais caros e valorizados. Considerando esses aspectos, assinale a opção correta acerca do crescimento econômico e do desequilíbrio regional.
O aprimoramento técnico facilitou a expansão das instalações industriais, pois reduziu a necessidade de importação de produtos agrícolas de outros continentes.
Portugal e Espanha assumiram o papel de intermediadores do comércio colonial, no lugar da Inglaterra, metrópole empobrecida e não-industrializada.
Com a expansão mercantilista, nos séculos XVI e XVII, estabeleceu-se relação de exploração entre metrópoles e colônias. De um lado, proibia-se o desenvolvimento manufatureiro nas colônias; de outro, se aviltavam os preços de sua produção agrícola.
A economia dos países independentes da América Latina se reorganizou de acordo com um modelo industrial-exportador.
A existência das mais variadas formas de conflitos, tais como lutas locais, golpes, revoluções e guerras globais, é uma constante na história da humanidade. Acerca desse tema, assinale a opção correta.
A Guerra dos Cem anos consolidou o poder dos nobres europeus ao manter intacta a estrutura do feudalismo.
A Revolução Francesa, iniciada em 1789, simboliza o fim do Antigo Regime e o nascimento da contemporaneidade.
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918), que foi, a rigor, um conflito europeu, excluiu a presença de outros países, como o Brasil, por exemplo.
No Oriente Médio, a queda do presidente iraquiano Saddam Hussein foi decisiva para a celebração do acordo de paz na região.
Sabe-se que cidadania é um conceito histórico que varia no tempo e no espaço. Relativamente a esse tema complexo, que abrange direitos políticos, sociais e civis, assinale a opção correta.
O moderno conceito de cidadania é fruto das revoluções burguesas, notadamente da Francesa, da Americana e da Industrial.
A democracia ateniense, na Grécia antiga, pressupunha cidadania para o conjunto da população.
Nos dias atuais, cidadania se confunde com participação política, de modo que o direito de voto é suficiente para concretizá-la.
No Brasil, os direitos políticos, sociais e civis surgiram no passado recente, com a promulgação da Constituição cidadã de 1988.
No que se refere às conseqüências da Segunda Guerra Mundial (1939-1945),assinale a opção incorreta.
A Europa saiu enfraquecida do conflito, perdendo sua histórica posição de centro do poder mundial.
O processo de descolonização permitiu o aparecimento de inúmeros Estados nacionais na Ásia e na África.
Instituiu-se, no imediato período pós-guerra, o sistema bipolar que refletiu a supremacia das duas superpotências mundiais, à época: os Estados Unidos da América (EUA) e a União Soviética (URSS)
A criação da Liga das Nações não atingiu seu principal objetivo, qual seja, o de garantir a paz mundial e a segurança internacional.
Entre 1989 e 1991, o leste europeu foi palco de profundas transformações, decisivas para a nova configuração do poder mundial. Em síntese, trata-se do coroamento de um processo histórico assinalado pela
criação da União Européia e a desativação da Organização do Tratado do Atlântico Norte.
retirada dos EUA do cenário internacional, abalados pelos ataques terroristas que sofreram.
desintegração da URSS e pelo desmonte do socialismo real na Europa Oriental.
desativação do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
A invasão do Iraque por forças militares de vários países, sob o comando dos EE.UU., deuse oficialmente porque aquele país:
era o único país do Oriente que possuía armas nucleares.
possuía um arsenal de armas de destruição em massa
Considere o texto abaixo.
Pode-se afirmar que, na Antigüidade, a escravidão
dependia do recrutamento de camponeses estrangeiros pelo Estado, que os transformava em escravos para complementar a mão-de-obra executada por trabalhadores assalariados.
difundia-se largamente pelo meio rural e também se fazia constante no meio urbano, caracterizando-se como a forma de trabalho hegemônica ao longo de todo esse período histórico.
provocava a concorrência entre campo e cidade, uma vez que os escravos, em número escasso, eram disputados por todo tipo de proprietário, em distintos setores da economia.
dificultava o desenvolvimento do comércio e a expansão econômica desses impérios, pois esse tipo de trabalho restringia a circulação de capital às feiras e aos portos marítimos.
distribuía-se em várias formas de escravidão no campo e na cidade, a maioria delas acatada sem resistência pelos trabalhadores recrutados, pois era justificada pela origem social ou nascimento.
As relações internacionais no início do século XXI chamam a atenção por várias dimensões inéditas concernentes ao seu peso na vida cotidiana dos cidadãos, na construção de políticas públicas nos mais diferentes campos da vida doméstica dos Estados nacionais. Acerca desse assunto e de suas implicações, julgue os próximos itens.
O maior ineditismo da agenda global ao fim da Guerra Fria foi a gestação de novos temas como livre mercado, desregulamentação, meio ambiente e direitos humanos.
O modo de produção feudal dominante na Europa Ocidental se caracteriza, dentre outros elementos, pela servidão, definida como
um regime de trabalho caracterizado pela apropriação compulsória do excedente econômico da produção camponesa.
uma punição empregada aos camponeses rebeldes durante a chamada Idade das Trevas, com pleno apoio da Igreja Católica.
um fenômeno que caracterizou a sociedade nos países ocidentais onde predominavam o minifúndio e a economia natural.
um pacto de comum acordo baseado na troca de favores entre semi-escravos e senhores feudais, estabelecido pelo mútuo juramento de fidelidade.
um sistema que surgiu na Europa, no fim da Antiguidade, substituindo a escravidão e inaugurando o início da Idade Média.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...