Questões sobre História Geral

Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A classe operária

  • A.

    é muito antiga, tendo estado praticamente em todas as sociedades desde as primeiras comunidades organizadas.

  • B.

    é um fenômeno perene e natural na conformação da contemporaneidade.

  • C.

    está associada à existência de uma parte da população desprovida de meios de produção e que se dedica a vender sua força de trabalho.

  • D.

    está exclusivamente ligada ao fenômeno da Revolução Industrial.

A formação dos Estados nacionais na América Latina é muito diversa, embora existam matrizes comuns. A respeito desse tema, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O predomínio dos chamados "interesses ingleses" se manifestou de forma homogênea em todo o espaço latinoamericano por via da subordinação sem contestação.

  • B.

    A guerra do Paraguai, embora na segunda metade do século XIX, ainda foi uma guerra de afirmação nacional e de acomodação na formação dos Estados platinos na América do Sul.

  • C.

    Os Estados nacionais mais bem organizados, com hegemonias internas mais bem estruturadas, como no caso brasileiro, puderam estabelecer critérios de soberania nacional sem fazer maiores concessões ao longo do século XIX.

  • D.

    Cuba, ao tempo de José Martí, em fins do século XIX, iniciou ruptura definitiva com Espanha, mas procurou evitar, por meio da visão liberal nacionalista de José Antônio Saco, ingerência norte-americana na vida cubana, o que não aconteceu na prática das primeiras décadas do século XX.

A formação e o desenvolvimento dos Estados nacionais na América Latina nos séculos XIX e XX

  • A.

    foi resultante de uma herança colonial autoritária que continuou, sem modernização e ajustes, nesses dois séculos.

  • B.

    incorporou, já no século XIX, o fator povo, ao permitir a inclusão das classes sociais subalternas em ambiente de protagonismo político.

  • C.

    levou à impossibilidade de arranjos de conciliação entre liberais e conservadores, entre associativistas e nacional-desenvolvimentistas.

  • D.

    foi iniciada por líderes imbuídos do ideário burguês liberal. Tais lideranças, depois, se moveram para formas mais locais, como o sistema dos caudilhos na América de expressão espanhola.

Nos Estados Unidos da América, um dos legados da guerra civil do século XIX foi

  • A.

    a divisão permanente entre duas Américas, uma desenvolvida ao sul e outra marcada pelo ranço escravista que subsistiu um século depois no norte.

  • B.

    abriu brechas para o pleno emprego e o fechamento do país a novos imigrantes.

  • C.

    a produção de uma ambigüidade no negro norte- americano: não ser escravo nem cidadão.

  • D.

    uma certa retração na lógica da acumulação de riquezas, que moldava o homem, a qual Aléxis de Tocqueville identificara na sua interpretação do devir dos norte-americanos.

Texto para as questões 69 e 70

 

O século XIX, tal como os historiadores o delimitam, ou seja, o período compreendido entre o fim das guerras napoleônicas e o início do primeiro conflito mundial — uma centena de anos que se situam entre o Congresso de Viena e a crise do verão de 1914 — é um dos séculos mais complexos que existem. Cuidemos para não atribuir-lhe retrospectivamente uma racionalidade que lhe seria estranha. O traço mais evidente é a freqüência de choques revolucionários. É esse o sentido profundo da efervescência que se manifesta continuamente na superfície da Europa, a que não ficou imune nenhuma parte do continente: tanto a Irlanda como a Península Ibérica, os Bálcãs como a França, a Europa Central e a Rússia, foram afetadas por essa agitação, uma ou mais vezes.

Tomando o texto como referência inicial, é correto afirmar que o século XIX na Europa foi dominado por

  • A.

    forte elevação do peso das tensões que levaram a levantes, guerras civis e insurreições na sua história continental.

  • B.

    movimentos de tensão direta entre potências tradicionais como a Inglaterra, mais ao ocidente, contra a Rússia, no leste.

  • C.

    movimentos de retorno à ordem do Antigo Regime, inimigos da voga liberal que recém se iniciava.

  • D.

    lógica histórica que pode ser apreendida apenas por meio das suas resultantes que proveram o século XX de continuidades do anterior.

Texto para as questões 69 e 70

 

O século XIX, tal como os historiadores o delimitam, ou seja, o período compreendido entre o fim das guerras napoleônicas e o início do primeiro conflito mundial — uma centena de anos que se situam entre o Congresso de Viena e a crise do verão de 1914 — é um dos séculos mais complexos que existem. Cuidemos para não atribuir-lhe retrospectivamente uma racionalidade que lhe seria estranha. O traço mais evidente é a freqüência de choques revolucionários. É esse o sentido profundo da efervescência que se manifesta continuamente na superfície da Europa, a que não ficou imune nenhuma parte do continente: tanto a Irlanda como a Península Ibérica, os Bálcãs como a França, a Europa Central e a Rússia, foram afetadas por essa agitação, uma ou mais vezes.

Ainda tomando o texto como referência inicial, assinale a opção correta com relação à Europa do século XIX.

  • A.

    O liberalismo foi uma das forças da moda política e intelectual e empurrou todo o mundo europeu para o predomínio das visões burguesas.

  • B.

    Regimes políticos liberais e uma certa ordem intra-européia liberal foram impulsionados pela Inglaterra como valor político e modo de vida por entre as brechas das crises monárquicas na Europa continental.

  • C.

    A idéia democrática, no século XIX, se confunde com o liberalismo.

  • D.

    O papel do Estado foi ampliado em quase todas as sociedades liberais do século XIX na Europa.

O século XX, ao abrir-se com crises internacionais como a Grande Guerra, prosseguiu, nas décadas seguintes, gerando processos históricos dramáticos. A respeito dessas crises e suas conseqüências, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O irracionalismo nacionalista levou os europeus a movimentos como o fascismo e o nazismo.

  • B.

    Os egoísmos nacionais inibiram a cooperação internacional e a busca de soluções para a crise do sistema econômico global.

  • C.

    A crise econômica do capitalismo, apesar de seu efeito econômico, teve baixa ressonância no espaço político.

  • D.

    A ruptura soviética separou ainda mais a Europa Ocidental da Europa do Leste.

A contribuição de Karl Marx ao estudo da história está mais para a constatação do que para a proposição normativa. A respeito dessa contribuição, assinale a opção correta.

  • A.

    O reconhecimento de que, em condições de baixo desenvolvimento das forças produtivas, a economia tem imposto opções estreitas aos homens e mulheres, é uma notória contribuição da tradição marxista.

  • B.

    A economia, para Marx e para toda a historiografia dele derivada, é o sujeito da história e o vetor que dominará eternamente os movimentos do sujeito humano.

  • C.

    A compulsão pelo esforço de elucidação de uma certa continuidade natural da história tornou o marxismo histórico obsoleto no século XXI.

  • D.

    A tradição histórica do marxismo teve apenas discreta representação no Brasil, país dominado por correntes nacionalistas e autoctonistas pouco interessados pelos debates vigentes na Europa.

Texto para as questões  72 e 73

 

A flexibilização da ordem bipolar foi a característica mais marcante das relações internacionais no período que vai de 1955 a 1968. Apesar das crises internacionais presenciadas naqueles 13 anos, as duas superpotências já não operavam os princípios da Guerra Fria dos anos 40 e da primeira metade dos anos 50. A coabitação pacífica, alimentada pela percepção da capacidade destrutiva que carregavam com seus armamentos atômicos, e as forças profundas que vieram alimentar os novos movimentos nas relações internacionais evidenciaram a imperfeição do modelo bipolar.

Tomando o texto como referência inicial, assinale a opção incorreta a respeito do estudo da Guerra Fria.

  • A.

    Tratada pela ciência política tradicional como um modelo fechado de sistema, a Guerra Fria foi mais um processo histórico contraditório que realidade estagnada.

  • B.

    A Guerra Fria teve etapas e momentos que se moveram da hipótese de guerra direta entre as duas superpotências para uma forma de convivência tolerável.

  • C.

    A Guerra Fria, apesar da agressividade verbal e de guerras como a do Vietnã, foi amenizada pela coexistência pacífica na segunda metade dos anos 50.

  • D.

    A crise da Guerra Fria seria apenas claramente perceptível no contexto da derrubada do muro de Berlim.

Há cerca de um milhão de anos, o Homo erectus iniciava sua trilha a partir dos vales da África centro-oriental para o mundo. Essa trilha

  • A.

    abriu caminhos na direção da Europa e da Ásia, em especial.

  • B.

    empurrou homens e mulheres em êxodo para o processo civilizatório pioneiro nas Américas.

  • C.

    era animada por um espírito de diáspora espiritual mais do que pelo avanço tecnológico e econômico.

  • D.

    foi prejudicada pela carência de um sistema de transporte de água, alimento e fogo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...