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Texto para as questões 72 e 73
A flexibilização da ordem bipolar foi a característica mais marcante das relações internacionais no período que vai de 1955 a 1968. Apesar das crises internacionais presenciadas naqueles 13 anos, as duas superpotências já não operavam os princípios da Guerra Fria dos anos 40 e da primeira metade dos anos 50. A coabitação pacífica, alimentada pela percepção da capacidade destrutiva que carregavam com seus armamentos atômicos, e as forças profundas que vieram alimentar os novos movimentos nas relações internacionais evidenciaram a imperfeição do modelo bipolar.
Ainda tomando o texto como referência inicial, assinale a opção correta a respeito do processo de flexibilização gradual da ordem bipolar.
A Europa renascida pelo aggiornamento econômico e pela renovação política nos anos 50 contribuiu para a redução da tensão direta bipolar.
A América Latina assistiu, indiferente, ao movimento de flexibilização sistêmica da ordem da Guerra Fria nos anos 50 e 60 do século XX.
O bloco soviético manteve-se intacto, sem fissuras, durante toda a Guerra Fria.
A descolonização afro-asiática, apesar de importante para o destino histórico dos povos colonizados, teve ínfimo peso na lógica da flexibilização sistêmica da ordem bipolar.
Uma base da formação das comunidades mais antigas no mundo de agricultores e criadores foi a revolução agrícola. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
A coleta e a caça, como atividades primitivas e inseguras, foram sendo gradualmente substituídas pela segurança do mundo da agricultura e da criação.
A agricultura, por dispersar riqueza, atraía menos a cobiça de vizinhos que praticavam a guerra como forma de sobrevivência.
A crença no Egito como o grande berço da agricultura já não possui tantos defensores nas correntes historiográficas predominantes atualmente.
A agricultura limitou as possibilidades de crescimento demográfico e a formação de estrutura organizacional em torno de grupos e tribos.
Weffort, no Brasil, e Portantiero, na Argentina, formularam, em meados da segunda metade do século XX, interpretações, que eles mesmo revisaram mais tarde, acerca do conceito de populismo e sua aplicação na América Latina. Nesse aspecto, a revisão historiográfica mais recente brasileira e argentina
tem sugerido certos limites à utilização dessa categoria analítica para os governos dos dois países para os anos 50 e 60 do século passado.
chama a atenção para o fato de que o povo foi apenas manipulado pelos seus governantes, sem consciência histórica das suas demandas e proposições políticas.
observa que o conceito, por sua conotação relativamente negativa a respeito das classes sociais subalternas, não poderia mais ser usado para o estudo da região.
vem utilizando, sem restrição e cautela teórica, o mesmo conceito para os novos governos de esquerda na América Latina no início do presente século.
A noção de cultura neolítica
vem sendo gradualmente substituída pela idéia de culturas neolíticas, dada a enorme diversidade de traços distintivos gerados pelo produção de excedentes agrícolas.
expressa a idéia de uma evolução comum que acompanha a formação cultural advinda da aglomeração humana em cidades e da explosão demográfica.
é a mesma que, no mundo contemporâneo, explica a articulação da história dos povos das selvas equatoriais na África com as nações amazônicas.
expressa um conjunto de práticas culturais uniformes desenvolvidas na fase neolítica da evolução humana.
A força da economia política da globalização, que se espraiou de modo exuberante na esfera global, particularmente na última década do século XX,
permitiu criar uma ordem internacional estável e previsível do ponto de vista político.
possibilitou que uma ordem econômica internacional fosse implantada por meio da organização de um comércio internacional mais justo e regrado pelos painéis da Organização Mundial do Comércio.
aguçou a busca por competividade das economias nacionais, que seguiram autárquicas e desconfiadas da inserção global.
criou ou ampliou contradições entre os Estados detentores de tecnologia avançada e os que não puderam alcançar a velocidade da transformação científico-tecnológica da sociedade do conhecimento.
A formação das cidades é muito antiga e está plasmada por
discreto debate historiográfico em torno da coincidência entre a expansão da agricultura e a formação urbana incipiente.
um significado todo especial dada sua relação dialética com o nascimento das primeiras civilizações.
um conceito complementar de poder daqueles que, organizando sanções contra os que não trabalhavam nas antigas comunidades, obrigava os preguiçosos a habitar centros isolados e separados da base produtiva da agricultura.
um processo de fixação à terra dissociado da revolução agrícola.
A morte, aos 91 anos de idade, do ex-presidente do Chile, Augusto Pinochet, no dia 10 de dezembro de 2006, dia mundial dos direitos humanos, faz lembrar que
a democracia na América Latina vem sendo capaz de ampliar, de forma generalizada, a elevação geral dos padrões cidadãos da camada social menos favorecida.
seu governo, de caráter ditatorial, foi mantido com apoio explícito dos governantes da democracia norte-americana, os quais demonstravam modesto interesse nos temas dos direitos humanos no Chile e na região.
as ditaduras, na América Latina, foram substituídas por democracias fortes, não sujeitas a crises éticas e alheias ao monitoramento militar ou de chefes políticos com passado na caserna.
as eleições formais realizadas na gestação das novas democracias na América do Sul vêm garantindo tranqüilidade jurídica e política na região para o crescimento econômico sólido e compatível com os países emergentes e os padrões do crescimento da economia global.
A emergência da escrita, marco da historiografia tradicional que separa a história das sociedades ditas pré-históricas das que se crêem propriamente históricas,
permanece válida como critério funcional de identificação de historicidade dos povos e nações que vivem à margem da contemporaneidade.
emana de uma critério classificatório dialético da história.
expõe a tensão entre as formas de conservação de memória em grupos menores e as exigências de complexidade e objetividade no cálculo e na anotação em comunidades maiores.
evidencia a superioridade cultural das sociedades que conhecem a escrita em relação àquelas que ficaram presas à oralidade.
Adam Smith, autor do célebre livro Riqueza das Nações, é considerado o fundador do Liberalismo, escola clássica inglesa. Essa escola teve início em:
1728.
1776.
1780.
1810.
1811.
O faraó
estava identificado com diferentes deuses, possuindo origem divina e representando a própria divindade.
era uma entidade social mais que política no sentido da sua representação das comunidades aquáticas fundadoras da civilização egípcia.
morria como deus, deixando sua obra nas tumbas para lembrar o quanto contribuíra para o florescimento do Egito.
representou, no Egito antigo, o mesmo que representaria o déspota esclarecido do Iluminismo europeu.
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