Lista completa de Questões sobre História Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"Não fossem os avanços da China, as estatísticas de desenvolvimento humano nos anos 1990 seriam ainda mais negativas. De fato, nesse período o país tirou da pobreza 150 milhões de pessoas, número equivalente à população brasileira em 1990. (...)"A China alcançou o mais alto crescimento econômico sustentado da história humana, conseguindo aumento per capita real de 8% na década passada', afirma o relatório do PNUD-Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento."
(texto adaptado de: Folha de São Paulo, 8/7/2003)
Sobre aspectos político-econômicos da China, após a morte do líder Mao Tse-tung, pode-se afirmar, EXCETO:
Na China atual, a liberalização econômica não foi acompanhada de medidas de liberalização política.
Apesar das medidas liberalizantes da economia, o monopólio estatal dos meios de produção, a proibição da propriedade privada e o controle das estatais foram mantidos pelo governo chinês.
Em fins da década de 1970, o governo chinês adotou medidas com o objetivo de introduzir a economia de mercado na China, como isenção de impostos a investidores estrangeiros.
A grande oferta da mão-de-obra barata e disciplinada contribuiu para o crescimento econômico chinês das últimas décadas.
Tendo o texto como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história do Brasil, julgue os itens seguintes.
As crises econômicas mundiais que marcaram o século XX não atingiram o Brasil.A contribuição de Karl Marx ao estudo da história está mais para a constatação do que para a proposição normativa. A respeito dessa contribuição, assinale a opção correta.
O reconhecimento de que, em condições de baixo desenvolvimento das forças produtivas, a economia tem imposto opções estreitas aos homens e mulheres, é uma notória contribuição da tradição marxista.
A economia, para Marx e para toda a historiografia dele derivada, é o sujeito da história e o vetor que dominará eternamente os movimentos do sujeito humano.
A compulsão pelo esforço de elucidação de uma certa continuidade natural da história tornou o marxismo histórico obsoleto no século XXI.
A tradição histórica do marxismo teve apenas discreta representação no Brasil, país dominado por correntes nacionalistas e autoctonistas pouco interessados pelos debates vigentes na Europa.
Há cerca de um milhão de anos, o Homo erectus iniciava sua trilha a partir dos vales da África centro-oriental para o mundo. Essa trilha
abriu caminhos na direção da Europa e da Ásia, em especial.
empurrou homens e mulheres em êxodo para o processo civilizatório pioneiro nas Américas.
era animada por um espírito de diáspora espiritual mais do que pelo avanço tecnológico e econômico.
foi prejudicada pela carência de um sistema de transporte de água, alimento e fogo.
Uma base da formação das comunidades mais antigas no mundo de agricultores e criadores foi a revolução agrícola. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
A coleta e a caça, como atividades primitivas e inseguras, foram sendo gradualmente substituídas pela segurança do mundo da agricultura e da criação.
A agricultura, por dispersar riqueza, atraía menos a cobiça de vizinhos que praticavam a guerra como forma de sobrevivência.
A crença no Egito como o grande berço da agricultura já não possui tantos defensores nas correntes historiográficas predominantes atualmente.
A agricultura limitou as possibilidades de crescimento demográfico e a formação de estrutura organizacional em torno de grupos e tribos.
A noção de cultura neolítica
vem sendo gradualmente substituída pela idéia de culturas neolíticas, dada a enorme diversidade de traços distintivos gerados pelo produção de excedentes agrícolas.
expressa a idéia de uma evolução comum que acompanha a formação cultural advinda da aglomeração humana em cidades e da explosão demográfica.
é a mesma que, no mundo contemporâneo, explica a articulação da história dos povos das selvas equatoriais na África com as nações amazônicas.
expressa um conjunto de práticas culturais uniformes desenvolvidas na fase neolítica da evolução humana.
A formação das cidades é muito antiga e está plasmada por
discreto debate historiográfico em torno da coincidência entre a expansão da agricultura e a formação urbana incipiente.
um significado todo especial dada sua relação dialética com o nascimento das primeiras civilizações.
um conceito complementar de poder daqueles que, organizando sanções contra os que não trabalhavam nas antigas comunidades, obrigava os preguiçosos a habitar centros isolados e separados da base produtiva da agricultura.
um processo de fixação à terra dissociado da revolução agrícola.
A emergência da escrita, marco da historiografia tradicional que separa a história das sociedades ditas pré-históricas das que se crêem propriamente históricas,
permanece válida como critério funcional de identificação de historicidade dos povos e nações que vivem à margem da contemporaneidade.
emana de uma critério classificatório dialético da história.
expõe a tensão entre as formas de conservação de memória em grupos menores e as exigências de complexidade e objetividade no cálculo e na anotação em comunidades maiores.
evidencia a superioridade cultural das sociedades que conhecem a escrita em relação àquelas que ficaram presas à oralidade.
O faraó
estava identificado com diferentes deuses, possuindo origem divina e representando a própria divindade.
era uma entidade social mais que política no sentido da sua representação das comunidades aquáticas fundadoras da civilização egípcia.
morria como deus, deixando sua obra nas tumbas para lembrar o quanto contribuíra para o florescimento do Egito.
representou, no Egito antigo, o mesmo que representaria o déspota esclarecido do Iluminismo europeu.
A respeito das sociedades feudais do Ocidente europeu, assinale a opção correta.
Foram marcadas por sistemas econômicos autárquicos, sem nenhuma incursão em formas produtivas dinâmicas e que as levassem, mesmo na Baixa Idade Média, a formas mais sofisticadas de organização da produção e do consumo.
Foram uniformes, ao longo de quase mil anos, estruturadas em torno de uma organização econômica voltada para o meio urbano, embora com insumos advindos da produção agrícola.
Construíram um modus operandi da economia bastante próximo às formas produtivas herdadas das formas escravistas presentes na economia romana clássica.
Embora tivessem uma base comum na economia, apresentaram formas e evoluções bastante distintas entre elas e ainda mais diferenciadas em relação às sociedades medievais do Oriente europeu.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...