Questões sobre História Geral

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Sobre as fontes históricas das alternativas propostas assinale a que estiver incorreta:

    A) não falam por si e não desvendam o passado: é preciso que o historiador interrogue o contexto em que foi produzida;

    B) são fontes: os discursos orais ou escritos, obras de arte, corpos preservados;

    C) as relações éticas registradas no código genético humano continuam não sendo aproveitadas como evidência histórica;

    D) um texto, uma fotografia, esqueletos de pessoas ou de agrupamentos antigos são exemplos de fontes históricas;

    E) são sinais, vestígios deixados pelos homens que comprovam que existiu e que fez história.

É sabido que existem diferentes formas de conhecimento sobre o passado, como o discurso religioso e o senso comum. O que distingue o conhecimento histórico dos outros tipos de conhecimento:

    A) ser construído por meio do método maiêutico, que deve ser emotivo, apresentar argumentos baseados em suposições;

    B) ser construído por meio do método histórico que deve ser racional, seguir um raciocínio lógico e apresentar argumentos baseados em evidências;

    C) por seguir o método histórico que deve ser irracional e seguir um raciocínio lógico e apresentar argumentos;

    D) ser construído por meio da mitologia, seguir um raciocínio onde o contraditório é aceito de maneira absoluta;

    E) nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Uma cena típica da Idade Média: a doação de um feudo entre o suserano e o vassalo. A cerimonia era realizada para marcar essa relação de dependência. Nessa cerimônia, havia um juramento de fidelidade diante de uma relíquia religiosa. Trata-se da:

    A) banalidade;

    B) vassalagem;

    C) homenagem;

    D) corveia;

    E) ajuda mútua.

Divergências doutrinárias relacionadas a interpretação do antigo e do novo testamento e diferenças culturais entre o Oriente e o Ocidente foram responsáveis por:

    A) Concilio de Trento;

    B) Tratado de Latrão;

    C) Reforma Protestante;

    D) Cisma do Oriente;

    E) Édito de Milão.

Há muitas maneiras de explicar e sentir a passagem do tempo. A divisão do tempo que toma por base os ciclos da natureza recebe o nome de:

    A) tempo histórico;

    B) tempo sociológico;

    C) tempo cronológico;

    D) tempo linear;

    E) tempo paralelo.

Martin Meredith (2017) afirmou que “A Bélgica encarava o Congo essencialmente como um bem valioso que só precisava de uma boa gestão. Desde o fim do Estado Livre do Congo, do rei Leopoldo, em 1908, os assuntos do Congo tinham sido controlados rigidamente de Bruxelas, por um pequeno grupo de gestão que representava uma aliança entre o governo, a Igreja Católica e empresas”. Sobre a região do Congo, durante o século XX, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Em essência, o governo providenciava a administração, a Igreja cuidava da educação e do bem-estar moral e as mineradoras produziam a receita para manter a empreitada. ( ) O Congo era um empreendimento lucrativo em virtude da profusão de cobre, diamantes e urânio, o que permitia que a Bélgica mantivesse um quadro de lei, ordem e desenvolvimento limitado à capital da região. ( ) Os missionários eram ativos na construção de escolas primárias e clínicas e as mineradoras, no leste do Congo, ofereciam a seus funcionários habitação, sistemas de previdência e formação técnica, na expectativa de que com educação rígida, liderança sábia e benefícios materiais suficientes, a população ficaria contente com o governo. ( ) Os congoleses foram encorajados a se formar como funcionários administrativos, médicos, advogados ou arquitetos, o que favoreceu a formação de uma elite negra que como comunidade privilegiada, tornou-se proprietária de terra e passou a ter o direito de cidadania belga.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V – V.

    B) V – F – F – V.

    C) F – V – V – F.

    D) V – F – V – F.

    E) F – F – F – F.

No século XVII a.C., um exército de hicsos do Levante cruzou o norte do Sinai em direção ao delta e conseguiu controlar todo o Baixo Egito, inclusive capturando Mênfis, a antiga capital. A respeito desse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Os hicsos eram um povo tecnologicamente avançado e tinham uma gama de armas superiores, que incluíam bigas puxadas a cavalo capazes de superar unidades de infantaria.

    B) Os governantes hicsos permaneceram no poder por mais de um século, deixando a linhagem de faraós do Egito confinada a um Estado residual com base em Tebas.

    C) Nesse período, estados e cidades vassalas eram autorizados a manter suas próprias administrações e governantes nativos, desde que fizessem juramentos de fidelidade e pagassem um tributo anual; além disso as tropas egípcias também ficavam estacionadas ao longo da costa.

    D) A partir da expulsão dos hicsos, que deu início ao Novo Império, os governantes do Egito passaram a usar exércitos recrutados, formados por cidadãos comuns em caráter provisório e reforçados por mercenários estrangeiros.

    E) O império deu início a uma grande era de prosperidade para Tebas, cujo patrono, Amon o oculto, fundiu-se com o grande deus Sol Rá e transformou-se em Amon-Rá.

Ás vésperas da Revolução de 1917 (fevereiro), o território russo havia passado por um inverno particularmente duro, com temperaturas muito abaixo de zero. Apesar das interdições, algumas greves ocorreram. O frio e a escassez exasperavam a população, especialmente os operários e suas mulheres, que, além das longas jornadas de trabalho, tinham que enfrentar filas intermináveis para tentar conseguir algumas poucas provisões. A respeito do contexto mencionado, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Livre da autocracia, a revolução russa vitoriosa teve que lidar com os seguintes desafios: dar um fim à guerra, atender às demandas dos camponeses; abastecer as cidades e lidar com as aspirações à autonomia das nações não russas.

    B) A questão da terra e sua partilha pelos camponeses foi organizada pelos socialistas-revolucionários, que constituíram comissões de estudo e remetiam à Assembleia Constituinte para a imediata aprovação. Essa medida foi fundamental para garantir a relativa calma nas áreas rurais.

    C) Desde fevereiro de 1917, foi instaurado o racionamento e, ao longo do ano, as rações alimentares foram reduzidas em proporção inversa aos preços. Escassez e inflação passaram a ser os problemas dos pobres e trabalhadores das cidades.

    D) Para se defender da prática dos locautes, os trabalhadores criaram comitês de empresa ou de fábrica, uma forma de organização autônoma em relação aos sovietes, com o objetivo de controlar a produção.

    E) Os nativos não russos passaram a reivindicar o direito ao uso da língua nativa nas escolas e tribunais, a moeda própria, a necessidade de organizar unidades militares nacionais e o direito à independência, o que contribuiu para a desintegração do poder em curso desde a queda dos Romanov.

A Reforma foi colocada em movimento no início do século XVI, quando Martinho Lutero afixou suas 95 teses às portas da Igreja do Castelo da cidade, e logo se espalhou pela Europa e outros continentes. No entanto, apesar de ter sensibilizado muitos, muitas de suas propostas chocaram com práticas multisseculares, cujas raízes estavam presas na consciência religiosa das pessoas, como os rituais e missas e o culto aos santos. A respeito das implicações da Reforma e do conflito entre a Igreja tradicional e o movimento de reforma, assinale a alternativa correta.

    A) O Santo Ofício passou a designar seus tribunais à condenação de sábios, cujas ideias eram consideradas ameaçadoras ao poder multissecular da Igreja sobre a produção e circulação de conhecimento, alterando a preferência dos alvos, que eram as pessoas consideradas feiticeiras.

    B) A força da Igreja, acumulada durante séculos, fazia dela a principal, senão a única, instituição para onde acorriam as poucas pessoas que desejavam e tinham condições de obter alguma espécie de formação intelectual, o que garantiu que o privilégio do conhecimento dessa instituição não fosse ameaçado.

    C) O movimento de laicização do conhecimento significou que os livros das impenetráveis bibliotecas conventuais se abriram à curiosidade e à crítica de uma população sedenta de saber.

    D) O culto aos santos de devoção, as peregrinações e procissões, os rituais das missas foram abandonados pelos fiéis, a partir da adoção de mecanismos de introspecção e regeneração interior propostos pelos reformistas.

    E) A Reforma foi um movimento essencialmente religioso, com consequências apenas na vida social e religiosa das pessoas, visto que o objetivo era propor novos modos de se comportar em relação ao metafísico.

As explicações para os fatores que permitiram a extensão e consolidação dos britânicos do território da Índia estão relacionadas às cuidadosas alianças feitas ao longo de décadas e também à uma bem-sucedida estratégia de explorar as divisões e fragilidades dos regentes indianos. Qual das alternativas abaixo NÃO apresenta um dos fatores de dominação britânica na Índia?

    A) Os franceses, rivais europeus mais próximos, foram desarticulados desde meados do século XVIII com as decisões políticas de contenção em Paris.

    B) Os regentes indianos antibritânicos, tais como Haider Ali e Tipu Sultan não conseguiram assegurar amplas coalizões contra os longos conflitos com britânicos que fizeram uso de alianças com regentes locais.

    C) A conquista da Índia despertava grande interesse do público britânico, por isso houve uma grande campanha nacional para o engrandecimento imperial e as batalhas na Índia geraram muitos custos para o contribuinte britânico.

    D) Houve uma significativa prosperidade da Companhia Britânica das Índias Orientais nos negócios advindos principalmente dos tributos recolhidos nas regiões de Madras, Bombaim e Bengala – os lucros com as vendas de têxteis de algodão atraíram jovens britânicos para servir junto a companhia.

    E) Nenhuma das alternativas anteriores.

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