Questões sobre História Geral

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Novembro de 2019 marca a passagem dos 30 anos da queda do Muro de Berlim, que durante 28 anos separou a histórica capital germânica em duas até a reunificação da Alemanha Ocidental (República Federal da Alemanha) e da Alemanha Oriental (República Democrática Alemã) em um só país. O muro ficou conhecido como:

    A) Barreira do Colapso.

    B) Muralha dos mortos.

    C) Muro da discórdia.

    D) Muro da vergonha.

    E) Passagem de ferro.

Qual dos países abaixo NÃO está localizado no continente asiático?

    A) Iraque.

    B) Honduras.

    C) Omã.

    D) Iêmen.

    E) Síria.

A respeito das revoluções que ocorreram na Rússia entre 1917 e 1921, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As revoluções ocorreram numa sociedade condicionada por um império multissecular, opressor, violento, e pela violência exercida contra sua própria gente – os russos. As nações não russas estavam submetidas à dupla dominação da Rússia e de suas elites. A liberdade de expressão era mínima (ou não existente) e não existiam instituições democráticas ou de qualquer natureza que pudessem oferecer um contraste ou oposição à autocracia. ( ) Tratava-se de uma sociedade agrária marcada por um nível de produtividade geral muito baixo, se comparado com o das demais nações europeias, e pela existência de amplas maiorias iletradas ou subletradas. ( ) A Primeira Guerra Mundial desagregou o sistema de três séculos, que foi derrubado por uma segunda revolução em fevereiro de 1917. Ao cair a autocracia, numa sociedade sem instituições intermediárias, irrompeu um processo de múltiplos poderes. As demandas sociais historicamente represadas e radicalizadas pelos anos de guerra despontaram com vigor, assustando as elites locais e até revolucionários experientes. ( ) Movimentos sociais convergiram objetivamente em luta por seus interesses: camponeses, soldados, operários e nações não russas foram os quatro vetores de um processo explosivo. Reclamavam terra, paz, pão e independência nacional. A revolução de outubro de 1917, liderada pelos bolcheviques, assumiu essas reivindicações e a elas conferiu consagração jurídica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) F – V – V – F.

    B) F – F – V – F.

    C) V – F – F – F.

    D) V – F – F – V.

    E) V – V – V – V.

Em 1915, _________________, um meteorologista alemão que estava se recuperando de ferimentos sofridos na Primeira Guerra Mundial, escreveu um livro sobre a fragmentação e _________________. Nele, apresentou as similaridades marcantes entre as rochas, as estruturas geológicas e os fósseis dos lados opostos do Atlântico. Nos anos seguintes, ele postulou uma teoria de um _____________, que denominou de __________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

    A) Robert Dietz – separação da crosta – rifteamento – Dorsal Mesoatlântica

    B) Eduard Hess – deriva dos continentes – subcontinente – Gondwana

    C) Alfred Wegener – tectônica de placas – subcontinente – Deriva dos Continentes

    D) Alfred Wegener – deriva dos continentes – supercontinente – Pangeia

Em outubro de 1962, depois de uma série de testes nucleares realizados por Estados Unidos e União Soviética, o presidente americano John F. Kennedy recebeu um relatório do serviço de inteligência assinalando que, em setembro daquele ano, uma aeronave de reconhecimento americana tinha fotografado atividade de construção em uma parte remota de Cuba, indicando, em relatórios posteriores, a presença de mísseis de médio alcance em posição, capazes de carregar ogivas nucleares por mais de 1.600 quilômetros, sendo que Washington estava a apenas 1.760 quilômetros da capital cubana. Sobre o referido contexto, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Em vários campos de pouso cubanos foram identificados bombardeiros soviéticos capazes de carregar bombas nucleares. Em outros locais era possível verificar a preparação de áreas para receber mísseis de longo alcance.

    B) Após tomar conhecimento da instalação dos mísseis em Cuba, Kennedy queria total eliminação dos pontos de lançamento de mísseis antes que pudessem ser postos em operação.

    C) Apesar de terem sido apresentadas, por seus conselheiros militares, opções de invasão americana de Cuba ou bombardeio dos pontos de lançamento de mísseis, Kennedy optou pelo bloqueio naval a Cuba com o objetivo de evitar o uso dos mísseis contra qualquer outro país e assegurar sua retirada ou eliminação do hemisfério ocidental.

    D) O serviço de inteligência americano mostrou que mais de 25 navios soviéticos, ou fretados pelos soviéticos, estavam a caminho de Cuba, provavelmente com equipamentos para tornar operacionais as bases de mísseis.

    E) Em que pese o bloqueio tenha surtido efeito e, em 21 de novembro de 1962, o presidente soviético Nikita Khrushchev tenha concordado em retirar os mísseis do território cubano, com a garantia de manutenção do espaço territorial da Cuba comunista, o bloqueio americano cessou apenas um ano após a efetiva retirada soviética.

Sobre a relação entre História e memória, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) História e memória nascem de uma mesma preocupação e partilham o mesmo objeto: a compreensão da história do futuro. ( ) A História é um relato, uma escrita do passado segundo as modalidades e as regras de um ofício que tenta responder a questões suscitadas pela memória e a História nasce desta ao colocar o passado à distância, ao considerá-lo como um passado em si. ( ) A História nasce da memória, uma das suas dimensões, e posteriormente adota uma postura autorreflexiva, transformando a memória num dos seus objetos. ( ) A memória é eminentemente objetiva, pois fica ancorada aos fatos a que assistimos, dos quais fomos testemunhas, ou mesmo atores, e às impressões que deixaram no nosso espírito. Portanto, a memória é quantitativa, singular e pouco preocupada com comparações, contextualizações e generalizações.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    A) V – V – V – F.

    B) V – F – F – V.

    C) F – V – V – F.

    D) F – V – F – F.

    E) F – F – V – V.

Sobre a história da África, mais especificamente acerca da ocupação do Egito pelo Reino Unido, Martin Meredith assevera que “a ocupação do Egito pelo Reino Unido, inicialmente destinada a ser um empreendimento de curto prazo, logo se transformou em uma presença permanente” (O destino da África. Cinco mil anos de riquezas, ganância e desafios. Rio de Janeiro: Zaahar, 2017). Em relação ao período de ocupação egípcia pelo Reino Unido, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Por um período de mais de sessenta anos, o Egito ficou sob uma sucessão de procônsules britânicos com o poder de intervir como quisessem, apoiados por uma guarda britânica local.

    B) Em uma declaração unilateral datada de 1922, o Reino Unido acabou com o regime de protetorado e concedeu ao Egito uma forma modificada de independência, reservando para si, tão somente, o controle de duas áreas principais: a segurança das comunicações imperiais egípcias, incluindo o canal de Suez, e a defesa do Egito contra toda agressão externa, envolvendo o controle do exército egípcio.

    C) O domínio britânico despertou crescente ressentimento entre a elite de classe média egípcia.

    D) Diante de uma série de turbações antibritânicas, o governo britânico acabou por aceitar as exigências egípcias de independência, mas manteve certos poderes que foram considerados essenciais para proteger os interesses britânicos.

    E) Oficialmente, o Egito permaneceu um Estado autônomo governado pela dinastia de Muhammed Ali, devendo lealdade às autoridades otomanas em Istambul.

Os historiadores têm como ofício a análise de seu tempo e de outros tempos. A respeito da história do tempo presente destaca-se a subjetividade do historiador, que não conta com a distância do tempo para o seu dever profissional. Qual das alternativas abaixo NÃO expressa uma atitude que o historiador do presente deve ter?

    A) Ater-se ao engajamento pessoal, visto que qualquer período histórico pode despertar paixões e essa atitude garante a objetividade da pesquisa.

    B) Ler o presente, o acontecimento, com uma profundidade histórica suficiente e pertinente.

    C) Manifestar o espírito crítico de todos os historiadores segundo os métodos adaptados a suas fontes.

    D) Não se contentar em descrever e contar, mas esforçar-se para explicar.

    E) Tentar hierarquizar os fatos, distinguir o incidente do fato significativo e importante e integrá-lo numa longa duração e problemática.

A História não escapa à mudança, e é por isso que gerações de historiadores que se sucedem não se parecem: o historiador é de um tempo e se determina por referência dos postulados de uma época. A História Política experimentou um retorno, apesar de ter sido lançada em descrédito a partir do desenvolvimento da história econômica e social. Entre as críticas que eram feitas à História Política, podemos destacar:

    A) A valorização dos acidentes e circunstâncias mais superficiais, esgotando-se na análise das crises ministeriais e privilegiando as rupturas de continuidade, um exemplo da história factual, que se esquece de vincular os acontecimentos às suas causas profundas.

    B) Desejosa de ir ao fundo das coisas, a consideração as estruturas duráveis mais reais e determinantes que os acidentes de conjunturas; seus pressupostos eram que os comportamentos coletivos tinham mais importância para o curso da História que as iniciativas individuais.

    C) Ao privilegiar o particular, o nacional, a História Política possibilitava as comparações no espaço e no tempo e favorecia as generalizações e sínteses na análise da longa duração.

    D) O impulsionamento por pontos de apoio de uma ideologia dominante que estava em harmonia com a difusão do socialismo e dirigia um olhar atento às massas em um movimento de compaixão pelos esquecidos da história, que eram responsáveis pelo crescimento da economia.

    E) Em virtude da pouca atenção atribuída às questões de cunho inconsciente lançadas por Sigmund Freud e que reforçavam que as pulsões individuais eram o movimento da História juntamente com a luta de classes, a história como resultado um processo econômico.

A história oral, como técnica moderna de documentação histórica, foi estabelecida em 1948 quando Allan Nevins, historiador da Universidade de Columbia, começou a gravar as memórias de pessoas importantes da vida americana. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das preocupações de historiadores orais para o século XXI.

    A) A entrevista é uma relação que se insere em práticas culturais particulares e que é informada por relações e sistemas de comunicação específicos, de forma que não existe uma maneira certa de entrevistar em contextos culturais diversos.

    B) É importante obter informações sobre o repertório comunicativo das pessoas, como suas formas particulares, eventos especiais, categorias de fala e tabus, além de atentar às nuanças culturais quando realizam-se entrevistas dentro de sua própria sociedade, que dificilmente será culturalmente homogênea.

    C) A não confiabilidade da memória pode ser um recurso, em vez de um problema, para a interpretação e a reconstrução históricas, visto que a memória não é um depositário passivo de fatos, mas um processo ativo de criação de significados, de forma que pode se tornar um objeto de análise histórica.

    D) O entrevistador deve usar um questionário consistente e estruturado de modo a facilitar a análise comparativa, deve controlar o enfoque e o fluxo da entrevista, manter uma presença neutra e objetiva e conduzir as entrevistas individualmente, fazendo o mínimo de interrupções possível.

    E) As histórias orais ajudam a desafiar o controle do Estado sobre o passado e contribuíram para a democratização da memória e da história ao usá-la como fonte para localização e escavação de túmulos coletivos, e como maneira de reabilitar as reputações das vítimas de perseguições e restaurar seus direitos.

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