Questões sobre Teoria em História

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O texto descreve duas formas de organização do estado e sua forma de legitimação pelos governados. Esses sistemas de organização são, respectivamente,

  • A. a democracia e as monarquias hereditárias.
  • B. os governos aristocráticos e os estados teocráticos.
  • C. os estados teocráticos e os governos aristocráticos.
  • D. os estados teocráticos e as monarquias hereditárias.
  • E. as monarquias hereditárias e os governos aristocráticos.

No ensino de história, o uso do método da história oral como recurso pedagógico

  • A. parte da memória de sujeitos e de perguntas presentes no cotidiano dos alunos para a reconstituição do passado.
  • B. amplia a subjetividade histórica e impede que os alunos se percebam como sujeitos inseridos no processo histórico.
  • C. prejudica o ensino da história, uma vez que, sem o apoio de documentos oficiais, a reconstituição histórica é impossível.
  • D. deturpa a verdade histórica, uma vez que a memória é seletiva.
  • E. exige métodos e técnicas de pesquisa sofisticados, fora do alcance dos alunos.

Considerando o excerto precedente, assinale a opção correta com relação às concepções do pensamento histórico e à sua influência no ensino de história.

  • A. A preferência pela história política na historiografia europeia do século XIX marcou o ensino de história e obliterou outras formas de investigação histórica, como a história cultural, da qual não há registros expressivos no período.
  • B. Lucien Febvre e Fernand Braudel, dois dos mais importantes expoentes da tradição da história política na França do século XIX, rejeitaram a metodologia da história oral, largamente utilizada, atualmente, na pesquisa acadêmica e nas salas de aula.
  • C. O século XIX foi marcado por inúmeras manifestações de historiografia engajada, em que o conhecimento histórico se associou a ideais e lutas políticas, tendo sido, não raramente, instrumentalizado em função desses ideais.
  • D. Tal como Leopold von Ranke, a grande maioria dos historiadores oitocentistas desenvolveu concepções estritamente cientificistas a respeito da didática e da prática historiográfica, marcada por uma separação rígida entre a história e o domínio da criação estético-literária.
  • E. As técnicas de crítica documental, frequentemente associadas à expressão “método histórico” e desenvolvidas pelo alemão Ranke, têm sido amplamente utilizadas no ensino de história.

A partir do texto apresentado, assinale a opção correta, com relação à dinâmica historiográfica do século XX e seu impacto no ensino de história.

  • A. Na Itália, a chamada micro-história, iniciada por Carlo Ginzburg e Giovanni Levi, caracterizou-se pela rejeição à narrativa e pela aversão à investigação de estruturas sociais e culturais, expressando-se na didática de história por meio da metodologia da história oral.
  • B. Para Bloch, a tradição historiográfica deve ser substituída pela análise sociológica, fato que se reflete na inserção nos currículos escolares da disciplina sociologia.
  • C. Depreende-se do texto precedente que o uso das tecnologias de informação no ensino de história deturpa o pensamento de Bloch, uma vez que o historiador defende a ideia de que a legitimidade do conhecimento histórico está no exame de acontecimentos do passado e na negação da história do presente.
  • D. No texto, o tema história, “uma ciência na infância”, vista como “empreendimento racional de análise” e objeto de conhecimento, denota uma crítica à tradição da historiografia política e à predileção dessa forma de abordagem histórica por procedimentos narrativos de representação.
  • E. A renovação desencadeada na França pela denominada Escola dos Annales não exerceu influência significativa sobre a didática e a tradição historiográfica brasileira do século XX, de caráter preponderantemente marxista.

Com referência ao texto precedente, é correto afirmar que, no que concerne à teoria do ensino e da aprendizagem de história, Jörn Rüsen

  • A. orienta o ensino e a aprendizagem de história por metas políticas, tais como a disseminação dos valores da cidadania.
  • B. defende uma posição antinarrativista nos âmbitos da teoria e da didática da história.
  • C. confere caráter pluralista ao aprendizado histórico, ao considerar suas múltiplas formas e diferentes componentes.
  • D. pressupõe a incomunicabilidade entre teoria da historiografia e teoria da aprendizagem histórica.
  • E. desarticula o aprendizado de história da pesquisa histórica, orientada por componentes cognitivos ausentes nesse aprendizado.

Considerando o texto 15A2EEE, julgue os itens a seguir, a respeito das abordagens relacionadas às temáticas sobre diversidade, gênero, sexualidade e direitos humanos nas salas de aula.

Os livros didáticos de história incorporaram nas últimas décadas temáticas que envolvem mulheres e relações de gênero, apresentando a história das mulheres como um dos eixos centrais das narrativas históricas, desconstruindo os papéis normativos e inscrevendo as mulheres como grandes protagonistas da história.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto 15A2EEE, julgue os itens a seguir, a respeito das abordagens relacionadas às temáticas sobre diversidade, gênero, sexualidade e direitos humanos nas salas de aula.

Homens e mulheres têm sido retratados em condição de igualdade na abordagem do ensino de história, não sendo necessário um recorte que revele as assimetrias e os sistemas de opressão construídos na história do Brasil pela perspectiva de gênero, mas apenas pela perspectiva social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo o autor, o historiador deve considerar a memória com

  • A. cautela, visto que a memória produz a equivalência entre identidades individuais e coletivas.
  • B. urgência, dada sua importância na constituição das imagens da sociedade.
  • C. rigor científico, uma vez que a memória deve ser valorizada como duplicação do conhecimento histórico.
  • D. ressalvas, pois esse tipo de fonte desvirtua o historiador impedindo-o de desempenhar seu ofício de intelectual.
  • E. criticidade, pois deve ser estudada e avaliada em termos dos papéis que desempenha na constituição de identidades.

A Nova História problematizou a concepção de documento histórico endossada pelos historiadores positivistas pois estes

  • A. partiam do princípio de que citando documentos oficiais, o pesquisador poderia fazer uma livre interpretação do passado.
  • B. valorizavam documentos produzidos sem a chancela da Igreja ou do Estado, acreditando serem estes mais fidedignos.
  • C. hierarquizavam os documentos como fontes “primárias” e “secundárias”, abandonando os últimos.
  • D. acreditavam que os documentos eram fontes neutras e que permitiam conhecer a verdade incontestável sobre o passado.
  • E. defendiam que, após serem tabulados e interpretados, os documentos deveriam ser descartados.

A História Geral, nos livros didáticos, ainda costuma ser apresentada segundo uma organização que supõe cinco grandes períodos: Pré-História, História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. Alguns historiadores problematizam essa divisão, apresentando, entre outros argumentos, que tal divisão

  • A. resulta de uma visão estruturalista e produzida sob uma perspectiva historiográfica marxista que já foi ultrapassada.
  • B. se estrutura em marcos divisórios da civilização ocidental e critérios questionáveis, como a invenção da escrita separando “pré-história” e “história”.
  • C. não abrange os dias atuais, os países e as temáticas do Terceiro Mundo, como o colonialismo.
  • D. reforça um sentido evolucionista incompleto, visto que não previu a Pós-Modernidade, momento culminante da história que perfaz o Sexto Período.
  • E. pressupõe durações muito desiguais de uma época a outra, revelando-se mais ética e justa a divisão igualitária entre os períodos.
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