Lista completa de Questões sobre Teoria em História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à historiografia moderna, considere as seguintes afirmações.
I. Leopold von Ranke, um dos principais expoentes do historicismo alemão no século XIX, considerava a história uma forma de ciência ocupada em relatar o passado tal como efetivamente ocorreu, desconsiderando os elementos artísticos em sua narrativa.
II. Jules Michelet, pertencente à chamada "escola metódica" francesa iniciada na Terceira República, preconizava a distância entre passado e presente e o apagamento dos traços subjetivos do historiador na elaboração do seu relato histórico.
III. Estudioso da história da civilização na Inglaterra, Henry Thomas Buckle defendia a incorporação de elementos das ciências naturais no estudo da história por considerar a influência exercida pelas leis físicas sobre a organização das sociedades.
Quais estão corretas?
Sobre a historiografia brasileira nos séculos XIX e XX, assinale a alternativa correta.
Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes afirmações, relativas à historiografia no século XX.
( ) Fundado em 1929 por Marc Bloch, Lucien Febvre e Fernand Braudel, o movimento historiográfico ligado à revista Annales d'histoire économique et sociale propunha uma abordagem na qual dialogassem diversos campos das ciências sociais, como a economia, a geografia, a sociologia e a psicologia social.
( ) Nova história é o termo utilizado para se referir ao grupo de historiadores norte-americanos que no começo do século XX procurou renovar os estudos historiográficos a partir da ampliação dos temas de pesquisa para além da história política e constitucional.
( ) A chamada Escola de Cambridge, tendo como expoente teórico o historiador Quentin Skinner, caracteriza-se como uma corrente da história intelectual voltada para o estudo das ideias filosóficas, considerando-as como ideias perenes independentes dos autores que as elaboraram.
( ) A preocupação com as variações na escala de observação dos objetos históricos, bem como a consideração do caráter irredutível da ação individual em relação às regras sociais e a atenção ao papel das contradições sociais que engendram mudanças na sociedade são características da Microhistória de origem italiana.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os elementos imprescindíveis para a pesquisa histórica contemporânea.
No bloco superior, abaixo, estão listados cinco nomes de abordagem historiográfica ou de técnica de pesquisa; no inferior, a descrição de quatro delas. Associe adequadamente o bloco superior ao inferior.
1. Paleografia
2. Cliometria
3. Heurística
4. Prosopografia histórica
5. Demografia histórica
( ) Pesquisa quantitativa de séries econômicas a partir de modelos matemáticos.
( ) Localização e organização do acervo de fontes históricas.
( ) Estudo das formas antigas de escrita, considerando sua datação e decifração.
( ) Investigação a partir de análises de carreira ou de biografias coletivas.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Com relação à noção de documento histórico, à noção de arquivo e aos espaços de atuação dos historiadores no Brasil contemporâneo, considere as seguintes afirmações.
I. Assim como os métodos e técnicas de pesquisa são historicamente definidos, a compreensão do que é um documento histórico depende do contexto e da sociedade em que o historiador atua.
II. A noção de arquivo histórico é restrita ao acervo no qual são conservados documentos de caráter público produzidos há pelo menos 30 anos, desde que seu acesso seja garantido pela legislação referente ao acesso à informação.
III. A atuação dos historiadores em arquivos não é recomendada em função de interdições legais que exigem a formação em Arquivologia para o trabalho de organização e manutenção de acervos.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta referente às relações entre história, historiografia e cidadania no Brasil atual.
História - Teoria em História - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Em sua obra Uma Introdução à História, Cardoso (1982) coteja duas perspectivas filosóficas, importantes ao longo do século XIX e até as primeiras décadas do século XX, que tiveram forte influência sobre o fazer historiográfico: o Positivismo, de Auguste Comte, e o Historicismo, de Wilhelm Windelband, Rickert e Dilthey. As repercussões do Historicismo sobre a produção do conhecimento histórico, segundo o autor, foram:
História - Teoria em História - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
Em sua discussão acerca da cientificidade do conhecimento histórico, Cardoso (1982) aponta duas perspectivas diametralmente opostas sobre o tema: a do neopositivista Colin Patterson e a do materialismo histórico e dialético, de Marx e Engels. A visão de Patterson, de acordo com o autor, sobre a questão da história como ciência é:
Em relação ao século XVIII, julgue os itens seguintes. Na historiografia, é comum encontrar qualificativos para o Iluminismo em Portugal, como iluminismo católico, ilustração de compromisso, iluminismo de Estado ou mesmo luzes mitigadas e fraco iluminismo. Isso se deve à ênfase de alguns filósofos franceses matrizes de uma interpretação genérica do Iluminismo identificados com o anticlericalismo e a oposição ao absolutismo, o que não ocorreu no país ibérico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...