Lista completa de Questões sobre Teoria em História para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das inter-relações no campo da historiografia brasileira, julgue os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
I A disseminação de atividades industriais no espaço urbano brasileiro ao longo de diferentes décadas vem oferecendo uma nova fisionomia, tanto do ponto de vista geográfico como da repartição de atividades econômicas. Para a historiografia, as relações entre as mudanças advindas com novas ocupações do espaço e novas ordenações sociais fazem parte de uma grande engrenagem que move um processo histórico.
II Para o historiador, as mudanças devem considerar os entraves políticos, sociais, econômicos ou culturais, por exemplo, que acabam levando o Estado a repensar seu novo papel de gestor da reestruturação socioespacial. Assim, a economia brasileira, em especial o setor industrial, sofre transformações típicas do processo de globalização e universalização do capital, adaptando-se às novas exigências mercadológicas.
III Para a Nova Historiografia, ao adentrar nos estudos de cunho econômico e social, em consonância com as novas realidades históricas, faz-se necessário considerar que o velho começa a dar lugar ao novo, e um novo cenário em plena transformação vai sendo desenhado, com base nas influências do mundo globalizado.
IV O papel do historiador brasileiro, assim como daqueles que estão em países subdesenvolvidos, está atrelado a todos os aspectos acima descritos; no entanto, sua limitação, enquanto cientista social, não permite reflexões ou interferências nos cenários entrevistos, uma vez que seu principal papel é descrever os fatos, sem jamais emitir opiniões que possam vir a desfigurar as características de um acontecimento.
Nenhum item está certo.
Há apenas um item certo.
Há apenas dois itens certos.
Há apenas três itens certos.
Todos os itens estão certos.
Analise a imagem a seguir para assinalar a alternativa incorreta.
A partir dos achados, são levantadas hipóteses e, a partir da validação de documentos históricos, as teorias são formuladas. Nesse sentido, a Arqueologia, por sua fonte documental histórica, é a primeira ciência social que vai validar as intenções da historiografia.
Ao se analisarem os significados da palavra Arqueologia do grego: arkhaios significando antigo, e logos, ciência, conclui-se, portanto, que se trata do estudo das antiguidades.
A reunião, descrição e catalogação dos objetos encontrados em determinados sítios permitem o levantamento de informações acerca das características de uma cultura. No caso da imagem apresentada, os objetos encontrados são analisados, catalogados e categorizados.
A definição de sítio arqueológico é a que o trata como um lugar onde se encontram vestígios da vida e da cultura material dos povos do passado.
A tarefa do arqueólogo é manter viva a história para que se possa aprender com os antepassados. O caminho para isso é o resgate da história da humanidade contida nos sítios arqueológicos.
Para Lucien Febvre, a parte mais apaixonante do ofício de historiador é fazer com que coisas silenciosas se tornem expressivas. Para que isso seja possível, de acordo com o texto citado, é preciso
exaurir completamente os documentos por meio do método crítico.
propor questões e submeter os documentos a diferentes métodos.
elaborar uma narrativa histórica fazendo prevalecer a imaginação.
ampliar a noção de documento, incluindo e relacionando materiais diversos.
empreender extensa busca documental.
Analise esses textos de Bloch em relação à seguinte questão:
Como é possível conhecer do passado muito mais do que ele julgara sensato nos dar a conhecer ou ainda, como é possível a revanche da inteligência sobre o dado? Considerando os textos, qual dentre as respostas a seguir é consistente com a questão acima?
Por meio da aplicação do método crítico capaz de distinguir os testemunhos voluntários dos involuntários.
Por meio da proposição de um questionário flexível o suficiente para incluir novos tópicos ao longo da investigação.
Por meio da elaboração de uma narrativa capaz de expor informações não explícitas nos documentos.
Por meio de uma investigação extensa, de modo a esgotar as fontes documentais.
A partir do desenvolvimento de teorias capazes de compreender aquilo que é dado pelo documento, preenchendo suas lacunas.
As verdades da história são sempre parciais, e a história é um conhecimento fundado tanto na objetividade quanto na imparcialidade.
PORQUE
Os objetos da história são construídos por um investigador que está pessoal e subjetivamente implicado em sua investigação, associada, assim, a um ponto de vista que é, em si mesmo, histórico.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que
as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
a primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.
as duas afirmativas são falsas.
A micro-história italiana não foi rigorosamente definida por meio de textos teóricos. É a pesquisa empírica que permite, caso a caso, identificar princípios de base, por meio dos quais os micro-historiadores podem se reconhecer. Considerando que tais princípios existem, a micro-história NÃO é caracterizada por
propor a redução da escala de análise, por meio da qual é possível recuperar diferentes pontos de vista, valorizando a experiência dos indivíduos e suas relações.
atribuir grande importância à forma da escrita da história, pois é por meio dela que o historiador pode reconstituir a atmosfera de um dado universo social e expor os procedimentos utilizados nessa reconstituição.
demandar que os historiadores evitem utilizar pressupostos externos ao mundo que estudam, de modo a recuperar o ponto de vista dos atores diretamente envolvidos com o problema investigado.
ter relação com a tradição de estudos os quais apresentam o trabalho do historiador como um reflexo objetivo da realidade, reconstituída por meio de suas estruturas sociais, atribuindo importância a classes e grupos politicamente organizados.
redimensionar o valor das biografias e seus respectivos usos para a escrita da história, valendo-se de novos enfoques para as relações entre indivíduos e sociedade e destacando a possibilidade de recuperar as trajetórias de sujeitos comuns.
A história, como outras formas de conhecimento da realidade, está em contínua construção. Nesse sentido, é correto afirmar que
o conhecimento que ela produz é perfeito e acabado.
ela dispensa o auxílio de outras áreas que estudam o homem.
ela narra a realidade sem poder transformá-la.
o conhecimento que ela produz nunca é perfeito e acabado.
Sobre a Nova História, é correto afirmar que
é associada à chamada Escola Nova.
se trata de um movimento de reação a paradigmas tradicionais.
é estritamente baseada em documentos historiográficos.
apresenta uma visão de história oficial.
Tendo por referência inicial os textos acima e considerando aspectos teórico-metodológicos da História, julgue os itens seguintes.
Segundo Braudel, a busca da verdade pressupõe, necessariamente, uniformidade de interpretação histórica.O tempo histórico é único e imutável, afirma Braudel.Com relação a aspectos conceituais e metodológicos da ciência histórica, bem como a elementos significativos acerca dos primórdios da humanidade e das primeiras civilizações, julgue os itens a seguir.
A expressão pré-história, que identifica o período anterior à escrita, foi consagrada pelo uso e é aceita consensualmente pelos historiadores, independentemente de suas opções teórico-metodológicas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...