Questões sobre Teoria em História

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Tendo por referência inicial os textos acima e considerando aspectos teórico-metodológicos da História, julgue os itens seguintes.

Para Braudel, a experiência vivida na Bahia demonstra que os acontecimentos históricos explicam-se por si mesmos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo por referência inicial os textos acima e considerando aspectos teórico-metodológicos da História, julgue os itens seguintes.

A interdisciplinaridade contribui para o estudo histórico dos episódios, mas é claramente prejudicial quando se trata de examinar "o tempo demorado e preguiçoso das civilizações".

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo por referência inicial os textos acima e considerando aspectos teórico-metodológicos da História, julgue os itens seguintes.

A expressão história factual refere-se a conhecimento histórico produzido a partir da análise das estruturas das civilizações, sem se deter nos acontecimentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo por referência inicial os textos acima e considerando aspectos teórico-metodológicos da História, julgue os itens seguintes.

Segundo Braudel, a busca da verdade pressupõe, necessariamente, uniformidade de interpretação histórica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo por referência inicial os textos acima e considerando aspectos teórico-metodológicos da História, julgue os itens seguintes.

O tempo histórico é único e imutável, afirma Braudel.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que "passado não é objeto de ciência", Marc Bloch observa que a relação do historiador com o seu objeto é ambígua. Nessa relação, o

  • A. passado deve ser abstraído na sua essência pura, pois somente assim é possível compreender o movimento da história e de seus sujeitos.
  • B. presente é importante para a compreensão do passado e vice-versa; portanto, o passado "retorna" com a leitura do presente.
  • C. "fazer histórico" não deve levar em conta o passado, porque o que é objeto da ciência são os fatos contemporâneos de uma sociedade, não o passado.
  • D. estudo de temas presentes não deve estar condicionado ao estudo do passado, visto que é impossível abstrair o passado na sua essência pura.

Se a história é "a ciência dos homens no tempo", pode-se afirmar que

  • A. os homens devem ser entendidos não somente na sua diversidade, mas também no seu tempo, pois este é o lugar de sua inteligibilidade.
  • B. a compreensão dos fatos históricos depende muito mais do tempo em que eles ocorreram do que dos personagens que o construíram.
  • C. a história humana não pode ser entendida com base na idéia de tempo, pois este é apenas uma perpétua mudança.
  • D. os acontecimentos históricos devem ser entendidos fora do continuum do tempo, pois este não traduz a atmosfera do pensamento de uma dada sociedade.

A moderna concepção de ensino de História afasta-se dos velhos esquemas mecânicos de causa e conseqüência, da ação exclusiva de alguns indivíduos e de que os fatos se esgotam em si mesmos. Assim, o conhecimento histórico produzido e transmitido em sala de aula implica

  • A.

    aceitar a diversidade e os múltiplos fatores que envolvem os acontecimentos.

  • B.

    julgar os atos do passado a partir dos valores do presente.

  • C.

    admitir que o tempo é único e imutável, independentemente da época e da sociedade.

  • D.

    reconhecer que a economia é o motor único do processo histórico.

Uma teoria de História, bastante difundida e aceita, sustenta que os fatos, por mais importantes que sejam, não se explicam por si mesmos e que compreendê-los requer estudar as estruturas maiores nos quais se alojam. Segundo essa teoria, enquanto os fatos acontecem no tempo breve, instantâneo, as estruturas se dão na longa duração do tempo. Desse modo, o conceito de longa duração pressupõe, em síntese,

  • A.

    transformações históricas profundas em um determinado instante.

  • B.

    o lento e prolongado pulsar das estruturas que sustentam as sociedades.

  • C.

    a ação determinante dos grandes heróis e de indivíduos poderosos.

  • D.

    mudanças radicais que alteram, a toda hora, a fisionomia da sociedade.

No manual de História que publicou em 1963, Fernand Braudel, um dos maiores nomes da historiografia mundial contemporânea, afirma possuir a História uma dialética que lhe é característica, baseada no tempo rápido dos acontecimentos, no tempo mais alongado dos episódios e no tempo demorado e preguiçoso das civilizações. Assim, é correto afirmar que, ao lado de outros aspectos igualmente significativos, Braudel concebe a História como

  • A.

    a sucessão de fatos marcantes para as sociedades.

  • B.

    uma combinação de tempos diferenciados.uma combinação de tempos diferenciados.

  • C.

    o palco de atuação dos grandes personagens.

  • D.

    o palco de atuação dos grandes personagens.

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