Questões sobre Teoria em História

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No Brasil, a visão da ciência nos currículos escolares se modificou ao longo do tempo. Na década de 50, durante a guerra fria, a ciência era tida como uma atividade neutra, com ênfase apenas em seus produtos. Na década de 60, com a crise energética mundial, a visão de ciência propiciou um aporte histórico, valorizando o processo. Já nas décadas de 70 e 80, diante dos problemas ambientais, a ciência passou a ser considerada como produto do contexto socioeconômico e político. Sendo assim, é correto afirmar que, no Brasil, nas décadas de 70 e 80, o ensino de ciências

  • A.

    acompanhou os movimentos mundiais e propiciou uma visão crítica da ciência.

  • B.

    adotou, quase que exclusivamente, métodos construtivistas, em todo o período, facilitando a compreensão da ciência enquanto pesquisa.

  • C.

    trouxe muitas atividades práticas para a sala de aula e abandonou o livro didático como instrumento de orientação dos currículos.

  • D.

    foi fortemente influenciado pela abordagem comportamentalista, com uma leve transição para o cognitivismo, devido ao contexto político ditatorial.

Acerca da história cultural, assinale a opção correta.

  • A.

    A história cultural narra o fato imutável, tal como realmente aconteceu.

  • B.

    As relações entre a história cultural e a micro-história resultam em uma singularidade do aprofundamento do processo explicativo e, por conseguinte, em uma única resposta possível para cada situação dada.

  • C.

    O documento desempenha um papel pouco relevante na história cultural.

  • D.

    A representação é uma categoria central da história cultural

À luz da interlocução da história nova com as outras disciplinas, assinale a opção correta.

  • A.

    A história nova nasceu, sobretudo, de uma revolta contra a primazia da antropologia.

  • B.

    A antropologia tornou-se interlocutora privilegiada da história nova.

  • C.

    A história nova promoveu o primado dos aspectos econômicos na explicação histórica sobre as mentalidades.

  • D.

    A história nova está ligada, em alto grau, aos progressos da psicologia científica.

Fatos e processos ocupam lugares privilegiados na história. A construção da interpretação realizada pelo historiador faz dos fatos e processos matérias-primas essenciais ao seu trabalho. A propósito da percepção do fato histórico na pesquisa e no ensino de história, julgue os itens de 86 a 90.

O fato é singular, mas se repete com freqüência, conferindo ao historiador a missão primordial de identificação dos padrões de repetição factual dos fenômenos históricos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Fatos e processos ocupam lugares privilegiados na história. A construção da interpretação realizada pelo historiador faz dos fatos e processos matérias-primas essenciais ao seu trabalho. A propósito da percepção do fato histórico na pesquisa e no ensino de história, julgue os itens de 86 a 90.

A dimensão factual da história é particularmente sublinhada pela tradicional corrente do positivismo historiográfico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Fatos e processos ocupam lugares privilegiados na história. A construção da interpretação realizada pelo historiador faz dos fatos e processos matérias-primas essenciais ao seu trabalho. A propósito da percepção do fato histórico na pesquisa e no ensino de história, julgue os itens de 86 a 90.

As conjunturas factuais possuem dinâmicas próprias, erráticas, sem conexões com estruturas de longo prazo, que se movem com mais lógica histórica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A propósito do conceito de longa duração e de interdisciplinaridade da história, julgue os itens a seguir.

Operacionalmente estratégico para a produção de conhecimento confiável, o método histórico tem elevada comunicabilidade com as demais ciências sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A propósito do conceito de longa duração e de interdisciplinaridade da história, julgue os itens a seguir.

Há baixo consenso, nas práticas das comunidades profissionais de historiadores, acerca da pertinência da longa duração no estudo de história.

  • C. Certo
  • E. Errado

A propósito do conceito de longa duração e de interdisciplinaridade da história, julgue os itens a seguir.

Fernand Braudel, historiador francês das gerações marcadas por visões mais estruturalistas da história, foi um dos formuladores do conceito de longa duração.

  • C. Certo
  • E. Errado

A propósito do conceito de longa duração e de interdisciplinaridade da história, julgue os itens a seguir.

A história, como área do conhecimento voltada para o desvendar de problemas da sociedade humana no tempo, necessita de categorias analíticas voltadas para o entendimento dos tempos múltiplos, do curto ao longo prazo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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