Questões de História da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB)

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Os jesuítas estiveram presentes no Brasil desde o início da colonização até 1759, quando foram expulsos por ordem do Marquês de Pombal. Com base nessa afirmativa e em seus conhecimentos, analise as proposições a seguir e assinale, abaixo, a alternativa correta:

I- Expansão territorial do Brasil sofreu influência dos jesuítas.

II- As missões eram locais onde os jesuítas reuniam certo número de índios para realizar a catequese.

III- Os jesuítas, através da catequese ou do sistema moral, pedagógico e de organização e divisão do trabalho, contribuíram para o despovoamento, degeneração e degradação da população indígena.

IV- Os padres jesuítas tornaram-se os maiores protetores dos índios, impedindo sua escravização pelos colonizadores e por isso eram muito combatidos nas colônias.

V- Os jesuítas possuíam os melhores propósitos humanistas e acreditavam que sua cultura fosse superior a dos índios e, por isso, achavam-se no direito e dever de transformar os indígenas.

  • A. As proposições I, III e IV estão corretas.
  • B. Todas as proposições estão corretas.
  • C. As proposições I, III e V estão corretas.
  • D. Apenas as proposições II, III e IV estão corretas.
  • E. Apenas a proposição II, IV e V estão corretas.

Com base nos documentos, assinale a alternativa correta.

I) Excelentíssimo Sr. Deputado Ranieri Mazzilli. DD. Presidente da República em exercício. Senhor Presidente: Em face da próxima chegada do Sr. Doutor João Belchior Marques Goulart a Brasília, com o fito de prestar compromisso perante o Congresso Nacional e indicar à aprovação dele o nome do Presidente do Conselho e a composição do Primeiro Conselho de Ministros, bem como para receber em sessão do Congresso Nacional posse, juntamente com aquele Conselho e o seu Presidente, tudo nos termos do Artigo 21, parágrafo único da Emenda Constitucional nº 4 ( Ato Adicional de 02/09/1961), venho, na minha condição de Presidente do Congresso , solicitar de Vossa Excelência as indispensáveis garantias ao desembarque, permanência em Brasília e investidura na Presidência da República do Senhor Doutor João Goulart. (..) Auro de Moura Andrade. ( Presidente do Congresso Nacional , em 03/09/1961)

II) Excelentíssimo Senhor Senador Auro de Moura Andrade: Senhor Presidente: Nos termos e para os efeitos do Ato Adicional, tenho a honra de comunicar a Vossa Excelência e ao Congresso Nacional que indico para o Cargo de Primeiro-Ministro o Senhor Tancredo de Almeida Neves, que, por meu intermédio, submete à patriótica consideração desse plenário o seguinte Gabinete: ( segue-se a lista dos Ministros) (...) João Belchior Marques Goulart. ( Presidente da República, em 08/09/1961)

  • A.

    Os dois documentos contêm indícios que revelam ser presidencialista o sistema de governo na ocasião.

  • B.

    Estes documentos não contêm informações que permitam saber se o sistema de governo, na ocasião, era presidencialismo, ou o parlamentarismo.

  • C.

    O primeiro documento - e somente ele - revela que era parlamentarista o sistema de governo na ocasião.

  • D.

    Os dois documentos contêm informações que revelam ser parlamentarista o sistema de governo na ocasião.

  • E.

    O segundo documento - e somente ele - revela que era parlamentarista o sistema de governo da ocasião.

" Expedições reunindo às vezes milhares de índios lançaram-se pelo sertão, aí passando meses e às vezes anos, em busca de indígenas a serem escravizados e metais preciosos. Não é difícil entender que os índios já cativos participassem dessas expedições, pois a guerra � ao contrário da agricultura " era uma atividade própria do homem das sociedades indígenas. O número de mamelucos e índios sempre superou o dos brancos.

Por exemplo, a grande bandeira de Manuel Preto e Raposo Tavares, que atacou a região de Guairá em 1629, era composta por 69 brancos, 900 mamelucos e 2 mil indígenas.� (FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1991, p. 51)

Esse texto faz referência a um dos mais importantes movimentos de expansão territorial da época colonial - as bandeiras. Nele, o autor:

  • A.

    critica a visão tradicional, que acusa o bandeirante de extermínio indígena, apontando a relação pacífica que se estabeleceu entre brancos e índios durante as bandeiras.

  • B.

    Justifica a presença de silvícolas nas expedições bandeirantes, argumentando que a guerra não era uma atividade desconhecida dessas comunidades, ao contrário do que ocorria com atividade agrícola.

  • C.

    Mostra a participação do ameríndio nas bandeiras organizadas no século XVI, comandadas e lideradas por chefes tribais, como Raposo Tavares.

  • D.

    Aponta o movimento bandeirante como responsável pela expansão territorial do Brasil, uma vez que ocupou terras de comunidades indígenas envolvidas em fortes disputas internas.

  • E.

    Aponta os objetivos do movimento bandeirante e suas formas de atuação, que envolviam a catequização de indígenas e sua voluntária participação no movimento.

O general Góis Monteiro, Ministro da Guerra de Getúlio Vargas, afirmava em uma carta dirigida ao presidente em 1934: " O desenvolvimento das idéias sociais preponderantemente nacionalistas e o combate ao estadualismo ( provincialismo, regionalismo, nativismo) exagerado não devem ser desprezados, assim como a organização racional e sindical do trabalho e da produção, o desenvolvimento das comunicações, a formação das reservas territoriais e milícias cívicas, etc., para conseguir-se a disciplina intelectual desejada e fazer desaparecer a luta de classes, pela unidade de vistas e a convergência de forças para a cooperação geral, a fim de alcançar o ideal comum à nacionalidade."

No trecho dessa carta estão expressos pontos centrais do regime instalado após a Revolução de 1930, entre eles:

  • A.

    Centralização política, regulamentação das relações trabalhistas e nacionalismo.

  • B.

    Organização de milícias estaduais, regulamentação das relações trabalhistas e educação.

  • C.

    Estímulo à autonomia dos Estados, organização de milícias estaduais e nacionalismo.

  • D.

    Organização de milícias estaduais, centralização política e educação.

  • E.

    Estímulo à autonomia dos Estados, regulamentação das relações trabalhistas e educação.

A efêmera aliança de D. Pedro com os brasileiros não resultara senão do ódio comum, que com eles partilhava, às cortes constituintes de Portugal. Mas realizada a independência, desperta nele a natural solidariedade com os compatriotas, que ainda lhe ofereciam um poder absoluto, diferente do papel decorativo do soberano constitucional que lhe queriam emprestar os aliados de véspera.

O texto retrata a situação do Brasil após a independência e a única alternativa incorreta sobre o período é:

  • A.

    no processo de formação do Estado brasileiro, chocaram-se o " Partido Brasileiro", representado pela elite local, e o " Partido Português", representando os interesses, principalmente, de comerciantes portugueses.

  • B.

    A Independência do Brasil aliou a elite agrária e D.Pedro I que, no entanto, pretendia centralizar o poder em suas mãos.

  • C.

    D.Pedro I teria um papel considerado decorativo, caso fosse aprovado o projeto constitucional dos irmãos Andradas, que fortalecia o Legislativo em detrimento do Poder Executivo.

  • D.

    A postura autoritária do Imperador, outorgando a Constituição e utilizando o Poder Moderador, determinou uma grande revolta , assim como a oposição da elite agrária, que o levaria à abdicação.

  • E.

    D. Pedro I utilizou as divergências entre os dois grupos, colocando-se acima das disputas, garantindo para si tanto o apoio dos "portugueses" como dos "brasileiros", preservando-se no poder por nove anos.

Não corresponde ao período imperial da História do Brasil:

  • A.

    A entrada de imigrantes, a partir da segunda metade do século XIX, esteve relacionada à expansão da cultura cafeeira no oeste paulista e às medidas legais que conduziram à abolição do trabalho escravo.

  • B.

    A "Missão Francesa", que chegou ao Brasil em 1816, trazendo artistas plásticos como Debret e Taunay, contribuindo para a transformação da fisionomia cultural do país.

  • C.

    Segundo a organização político-administrativa, as províncias eram administradas por governadoresgerais eleitos pelos membros dos Conselhos Municipais.

  • D.

    Durante o Segundo Reinado, paralelamente à existência do Poder Moderador e do conselho de Estado, predominou um regime de governo nos moldes parlamentaristas, no qual o Gabinete era liderado pelo primeiro ministro.

  • E.

    A organização do Estado brasileiro que se seguiu à independência resultou no projeto do grupo liberalconservador, que defendia a monarquia constitucional, a integridade territorial e o regime centralizado.

" Assim confabulam, os profetas, numa reunião fantástica, batida pelos ares de Minas. Onde mais poderíamos conceber reunião igual, senão em terra mineira, que é o paradoxo mesmo, tão mística que transforma em alfaias e púlpitos e genuflexórios a febre grosseira do diamante, do ouro e das pedras de cor?" (ANDRADE, C. Drummond de, "Colóquio das Estátuas". In: MELLO, S., Barroco Mineiro, S.Paulo, Brasiliense, 1985)

A origem desse traço contraditório que o poeta afirma caracterizar a sociedade mineira remete a um contexto no qual houve:

  • A.

    o deslocamento produtivo do nordeste para as regiões centrais da colônia e o desenvolvimento de uma estética que procurava reproduzir as construções românicas européias

  • B.

    A diversificação das atividades produtivas na colônia e a construção de um conjunto artístico e arquitetônico que singularizou a principal região de mineração.

  • C.

    O relaxamento na política de distribuição de terras na colônia e a vigência de uma concepção racionalista de planejamento das cidades.

  • D.

    A expansão do território colonial brasileiro e a introdução, em Minas, da arte conhecida como gótica, especialmente na decoração dos interiores das igrejas.

  • E.

    A miscigenação no território brasileiro que fez emergir o estilo artístico neoclássico, baseado no cotidiano da população mestiça brasileira.

"Nas terras do Estado do Rio de Janeiro, viveram vários grupos indígenas. Os grupos apresentavam culturas diferenciadas, isto é, diferentes modos de viver, de falar, de se governar, de realizar seus trabalhos, de confeccionar seus instrumentos e utensílios. Tinham muita caça, peixe e frutas. Viviam felizes!" (In SIEBERT, Celia. História do Estado do Rio de Janeiro).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o Município de Itatiaia, assinale a alternativa que indica o grupo indígena predominante que habitara nessa região:

  • A. Tamoio
  • B. Puri
  • C. Goitacá
  • D. Tupinambá
  • E. Botocudo

O Município de Itatiaia foi criado pela Lei Estadual nº 1.330, de 06 de julho de 1988, por desmembramento do Município de Resende e instalado em 1º de junho de 1989. Entretanto, sua história tem bem mais de 150 anos, pois há registros de que sua fundação ocorreu em 05 de abril de 1839.

Com base na afirmativa acima e em seus conhecimentos sobre esse Município, analise as proposições a seguir e assinale, abaixo, a alternativa correta:

I- Já serviu de passagem ou pouso de tropeiros que transportavam ouro de Minas Gerais para os portos do litoral sul fluminense.

II- Sua economia já esteve ligada à cana-de-açúcar, ao café, à pecuária leiteira e hoje ao turismo.

III- Itatiaia após sua emancipação ganhou cinco distritos.

IV- Com a emancipação do Município de Itatiaia, Penedo passou a pertencer, exclusivamente, ao Município de Resende.

  • A. Apenas II e III estão corretas.
  • B. Apenas I e III estão corretas.
  • C. Apenas I e II estão corretas.
  • D. Apenas III e IV estão corretas.
  • E. Todas estão corretas.

Os dois textos a seguir traduzem formas diferentes de compreender a arte e os modos de sua composição em dois momentos históricos distintos.

A Composição das imagens religiosas não é deixada à inspiração dos artistas: ela depende dos principais postos pela Igreja Católica e da tradição religiosa. Só a Arte pertence ao pintor, e a composição aos padres. (Regra estabelecida no Segundo Concílio de Nicéia. Apud. FREITAS,G. de 900 textos e Documentos de História. Lisboa: Plátano, 1975, p. 121

Nós pintores, queremos, pelos movimentos do corpo, mostrar, os movimentos da alma [...] Convém, portanto que os pintores tenham um conhecimento perfeito dos movimentos do corpo e os aprendam da Natureza, para imitar, por mais difícil que seja, os múltiplos movimentos da alma. (ALBERT, Leon Batista. Tratado Della Pittura, apud TENENTI, A. Florença na época dos Médici. São Paulo: Perspectiva, 1973, p.48.) Assinale a alternativa que aponta dois momentos em que ocorrem as formas de compreender e compor a arte, referenciadas pelos textos.

  • A.

    Idade Antiga e Idade Média.

  • B.

    Idade Média e Período Contemporâneo.

  • C.

    Renascimento e Período Revolucionário Francês de 1879-1815.

  • D.

    Idade Média e Renascimento

  • E.

    Antigüidade Clássica e Renascimento.

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