Questões de História da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de História da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Texto para as questões 46 e 47

 

Nem Maquiavel nem os humanistas estavam longe da verdade. O momento histórico colocava em foco a capacidade criativa da personalidade humana. O período era de grande inventividade técnica, estimulada e estimuladora do desenvolvimento econômico. Criara novas técnicas de exploração agrícola e mineral, de fundição e metalurgia, de construção naval e navegação, de armamentos e de guerra. Foi o momento da invenção da imprensa e de novos tipos de papel e de tintas. Se a introdução de uma nova técnica poderia colocar uma empresa à frente de suas concorrentes, a criação de novas armas colocava os estados em vantagem sobre os seus rivais. Foi com esse objetivo que Galileu foi contratado pela oligarquia mercantil da República de Veneza e foi esse tipo de préstimos que Leonardo da Vinci ofereceu para Ludovico, o Mouro, senhor de Milão, a fim de entrar para seu serviço.

Ainda tomando o texto como referência inicial, assinale a opção incorreta acerca do Renascimento.

  • A.

    O Renascimento teve relação estreita com as novas formas de olhar a natureza, particularmente no que se refere à prática da observação científica por meio de experimentos.

  • B.

    A matemática ganhou ênfase no Renascimento devido sua contribuição à condensação da vastidão da natureza por meio de uma linguagem abstrata, rigorosa e ansiosa por certa homogeneização.

  • C.

    A baixa assimilação, no Renascimento, das tradições arábicas dos algarismos e das técnicas algébricas da civilização islâmica reduziram sua capacidade de se fazer um movimento humanista mais universal.

  • D.

    Maquiavel e Galileu, apesar das suas contribuições em campos do conhecimento diferenciados, contribuíram para a formação de um espírito científico com identidade própria, independente, mas filho da filosofia.

Os monarcas europeus beneficiaram-se das crises dos séculos XIV e XV e ampliaram seu poder no sistema político em transição. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    Emergiu gradualmente, nos dois séculos referidos, um vácuo de poder que seria modestamente recoberto pela expansão das atribuições e influências dos monarcas.

  • B.

    Os monarcas insistiram em se sustentar na nobreza, buscando legitimidade e apoio econômico.

  • C.

    A força política crescente dos monarcas os levou a propor descentralização política e organização de controles de moeda e impostos.

  • D.

    A ascendente burguesia via nos monarcas um meio de enfrentamento das arbitrariedades da nobreza e um defensor de seus mercados contra a presença de estrangeiros.

A formação do Estado moderno

  • A.

    teve impacto essencial na formação de um sistema de relações internacionais orientado para um sucedâneo de hegemonias de Estados fortes sobre fracos na Europa da Idade Moderna.

  • B.

    impediu que se gerasse, na Idade Moderna, um equilíbrio de poder que incorporasse movimentos políticos antihegemônicos da maneira que eles haviam se pronunciado na vida política medieval.

  • C.

    é um processo aistórico, estritamente jurídico, que opera no vácuo das construções abstratas que envolvem a vida social e política dos povos.

  • D.

    se reduz à noção de controle legal e legítimo da violência, não importando em sua caracterização as relações sociais e políticas advindas do processo de controle e acesso aos excedentes produtivos.

Houve uma dimensão político-religiosa na formação dos Estados modernos da Europa ocidental que advém

  • A.

    da ganância de reis que, rompendo com Roma, desejaram estabelecer religiões novas, com doutrinas e cânones que rejeitavam o cristianismo.

  • B.

    da vida social levada por curas e monjas, caríssimas para o tesouro dos Estados nascentes.

  • C.

    do receio de uma nova leva de invasões do Islã, semelhante à dos tempos dos cruzados, e do temor da expansão dos reinos asiáticos mais extremos, como a China, sobre as fronteiras européias.

  • D.

    da disputa dos reis com a Igreja de Roma sobre o controle do poder secular.

A história do capitalismo, em sua pulsante evolução na época moderna, assistiu a uma transformação fundamental que foi a Revolução Industrial. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    A Revolução Industrial, à semelhança das demais revoluções políticas atlânticas, foi vertical no tempo, quase sincrônica, como uma ebulição repentina.

  • B.

    A tipificação dos primeiros séculos do capitalismo como o tempo do Capitalismo Comercial, que seria posteriormente substituído pelo Capitalismo Industrial, encontra limites na teoria mais moderna da evolução do capitalismo.

  • C.

    A dimensão transformadora do capitalismo europeu na época moderna apenas mostrou sua dimensão criativa na fase industrial posterior.

  • D.

    A Revolução Industrial, fenômeno histórico restrito à Idade Moderna, sofreu revezes na sua consolidação com o advento das idéias socialistas.

A propósito do Iluminismo, assinale a opção correta.

  • A.

    Movimento que seguiu os cânones do Renascimento, ao acompanhar e aprofundar ênfase ao racionalismo, o Iluminismo produziu um conjunto de proposições liberais.

  • B.

    A dinâmica social e política de fins do século XVIII e início do século XIX foi um empecilho para o desenvolvimento do Iluminismo.

  • C.

    A ausência de crítica racional ao absolutismo vertical dos reis europeus sacrificou a criação política do ideário iluminista.

  • D.

    A permanência do Iluminismo residiu na sua contribuição ao pensamento mercantilista e autárquico, ao reforçar o sentido do Estado nacional.

John Locke, ao refletir acerca das monarquias européias e dos governos da Era Moderna,

  • A.

    propõe regimes políticos que substituam, de vez, a monarquia.

  • B.

    assinala sua incompatibilidade teórica e prática com a dimensão parlamentar na vida política.

  • C.

    registra o seu desencanto com a política ao não reconhecer na mesma a capacidade para transformar o meio social.

  • D.

    reconhece o direito de rebelião e a necessidade de certo controle cidadão sobre os governos.

A classe operária

  • A.

    é muito antiga, tendo estado praticamente em todas as sociedades desde as primeiras comunidades organizadas.

  • B.

    é um fenômeno perene e natural na conformação da contemporaneidade.

  • C.

    está associada à existência de uma parte da população desprovida de meios de produção e que se dedica a vender sua força de trabalho.

  • D.

    está exclusivamente ligada ao fenômeno da Revolução Industrial.

A formação dos Estados nacionais na América Latina é muito diversa, embora existam matrizes comuns. A respeito desse tema, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O predomínio dos chamados "interesses ingleses" se manifestou de forma homogênea em todo o espaço latinoamericano por via da subordinação sem contestação.

  • B.

    A guerra do Paraguai, embora na segunda metade do século XIX, ainda foi uma guerra de afirmação nacional e de acomodação na formação dos Estados platinos na América do Sul.

  • C.

    Os Estados nacionais mais bem organizados, com hegemonias internas mais bem estruturadas, como no caso brasileiro, puderam estabelecer critérios de soberania nacional sem fazer maiores concessões ao longo do século XIX.

  • D.

    Cuba, ao tempo de José Martí, em fins do século XIX, iniciou ruptura definitiva com Espanha, mas procurou evitar, por meio da visão liberal nacionalista de José Antônio Saco, ingerência norte-americana na vida cubana, o que não aconteceu na prática das primeiras décadas do século XX.

A formação e o desenvolvimento dos Estados nacionais na América Latina nos séculos XIX e XX

  • A.

    foi resultante de uma herança colonial autoritária que continuou, sem modernização e ajustes, nesses dois séculos.

  • B.

    incorporou, já no século XIX, o fator povo, ao permitir a inclusão das classes sociais subalternas em ambiente de protagonismo político.

  • C.

    levou à impossibilidade de arranjos de conciliação entre liberais e conservadores, entre associativistas e nacional-desenvolvimentistas.

  • D.

    foi iniciada por líderes imbuídos do ideário burguês liberal. Tais lideranças, depois, se moveram para formas mais locais, como o sistema dos caudilhos na América de expressão espanhola.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...