Questões de História da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de História da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nos Estados Unidos da América, um dos legados da guerra civil do século XIX foi

  • A.

    a divisão permanente entre duas Américas, uma desenvolvida ao sul e outra marcada pelo ranço escravista que subsistiu um século depois no norte.

  • B.

    abriu brechas para o pleno emprego e o fechamento do país a novos imigrantes.

  • C.

    a produção de uma ambigüidade no negro norte- americano: não ser escravo nem cidadão.

  • D.

    uma certa retração na lógica da acumulação de riquezas, que moldava o homem, a qual Aléxis de Tocqueville identificara na sua interpretação do devir dos norte-americanos.

Texto para as questões 69 e 70

 

O século XIX, tal como os historiadores o delimitam, ou seja, o período compreendido entre o fim das guerras napoleônicas e o início do primeiro conflito mundial — uma centena de anos que se situam entre o Congresso de Viena e a crise do verão de 1914 — é um dos séculos mais complexos que existem. Cuidemos para não atribuir-lhe retrospectivamente uma racionalidade que lhe seria estranha. O traço mais evidente é a freqüência de choques revolucionários. É esse o sentido profundo da efervescência que se manifesta continuamente na superfície da Europa, a que não ficou imune nenhuma parte do continente: tanto a Irlanda como a Península Ibérica, os Bálcãs como a França, a Europa Central e a Rússia, foram afetadas por essa agitação, uma ou mais vezes.

Tomando o texto como referência inicial, é correto afirmar que o século XIX na Europa foi dominado por

  • A.

    forte elevação do peso das tensões que levaram a levantes, guerras civis e insurreições na sua história continental.

  • B.

    movimentos de tensão direta entre potências tradicionais como a Inglaterra, mais ao ocidente, contra a Rússia, no leste.

  • C.

    movimentos de retorno à ordem do Antigo Regime, inimigos da voga liberal que recém se iniciava.

  • D.

    lógica histórica que pode ser apreendida apenas por meio das suas resultantes que proveram o século XX de continuidades do anterior.

Texto para as questões 69 e 70

 

O século XIX, tal como os historiadores o delimitam, ou seja, o período compreendido entre o fim das guerras napoleônicas e o início do primeiro conflito mundial — uma centena de anos que se situam entre o Congresso de Viena e a crise do verão de 1914 — é um dos séculos mais complexos que existem. Cuidemos para não atribuir-lhe retrospectivamente uma racionalidade que lhe seria estranha. O traço mais evidente é a freqüência de choques revolucionários. É esse o sentido profundo da efervescência que se manifesta continuamente na superfície da Europa, a que não ficou imune nenhuma parte do continente: tanto a Irlanda como a Península Ibérica, os Bálcãs como a França, a Europa Central e a Rússia, foram afetadas por essa agitação, uma ou mais vezes.

Ainda tomando o texto como referência inicial, assinale a opção correta com relação à Europa do século XIX.

  • A.

    O liberalismo foi uma das forças da moda política e intelectual e empurrou todo o mundo europeu para o predomínio das visões burguesas.

  • B.

    Regimes políticos liberais e uma certa ordem intra-européia liberal foram impulsionados pela Inglaterra como valor político e modo de vida por entre as brechas das crises monárquicas na Europa continental.

  • C.

    A idéia democrática, no século XIX, se confunde com o liberalismo.

  • D.

    O papel do Estado foi ampliado em quase todas as sociedades liberais do século XIX na Europa.

O século XX, ao abrir-se com crises internacionais como a Grande Guerra, prosseguiu, nas décadas seguintes, gerando processos históricos dramáticos. A respeito dessas crises e suas conseqüências, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O irracionalismo nacionalista levou os europeus a movimentos como o fascismo e o nazismo.

  • B.

    Os egoísmos nacionais inibiram a cooperação internacional e a busca de soluções para a crise do sistema econômico global.

  • C.

    A crise econômica do capitalismo, apesar de seu efeito econômico, teve baixa ressonância no espaço político.

  • D.

    A ruptura soviética separou ainda mais a Europa Ocidental da Europa do Leste.

A contribuição de Karl Marx ao estudo da história está mais para a constatação do que para a proposição normativa. A respeito dessa contribuição, assinale a opção correta.

  • A.

    O reconhecimento de que, em condições de baixo desenvolvimento das forças produtivas, a economia tem imposto opções estreitas aos homens e mulheres, é uma notória contribuição da tradição marxista.

  • B.

    A economia, para Marx e para toda a historiografia dele derivada, é o sujeito da história e o vetor que dominará eternamente os movimentos do sujeito humano.

  • C.

    A compulsão pelo esforço de elucidação de uma certa continuidade natural da história tornou o marxismo histórico obsoleto no século XXI.

  • D.

    A tradição histórica do marxismo teve apenas discreta representação no Brasil, país dominado por correntes nacionalistas e autoctonistas pouco interessados pelos debates vigentes na Europa.

Texto para as questões  72 e 73

 

A flexibilização da ordem bipolar foi a característica mais marcante das relações internacionais no período que vai de 1955 a 1968. Apesar das crises internacionais presenciadas naqueles 13 anos, as duas superpotências já não operavam os princípios da Guerra Fria dos anos 40 e da primeira metade dos anos 50. A coabitação pacífica, alimentada pela percepção da capacidade destrutiva que carregavam com seus armamentos atômicos, e as forças profundas que vieram alimentar os novos movimentos nas relações internacionais evidenciaram a imperfeição do modelo bipolar.

Tomando o texto como referência inicial, assinale a opção incorreta a respeito do estudo da Guerra Fria.

  • A.

    Tratada pela ciência política tradicional como um modelo fechado de sistema, a Guerra Fria foi mais um processo histórico contraditório que realidade estagnada.

  • B.

    A Guerra Fria teve etapas e momentos que se moveram da hipótese de guerra direta entre as duas superpotências para uma forma de convivência tolerável.

  • C.

    A Guerra Fria, apesar da agressividade verbal e de guerras como a do Vietnã, foi amenizada pela coexistência pacífica na segunda metade dos anos 50.

  • D.

    A crise da Guerra Fria seria apenas claramente perceptível no contexto da derrubada do muro de Berlim.

Há cerca de um milhão de anos, o Homo erectus iniciava sua trilha a partir dos vales da África centro-oriental para o mundo. Essa trilha

  • A.

    abriu caminhos na direção da Europa e da Ásia, em especial.

  • B.

    empurrou homens e mulheres em êxodo para o processo civilizatório pioneiro nas Américas.

  • C.

    era animada por um espírito de diáspora espiritual mais do que pelo avanço tecnológico e econômico.

  • D.

    foi prejudicada pela carência de um sistema de transporte de água, alimento e fogo.

Texto para as questões  72 e 73

 

A flexibilização da ordem bipolar foi a característica mais marcante das relações internacionais no período que vai de 1955 a 1968. Apesar das crises internacionais presenciadas naqueles 13 anos, as duas superpotências já não operavam os princípios da Guerra Fria dos anos 40 e da primeira metade dos anos 50. A coabitação pacífica, alimentada pela percepção da capacidade destrutiva que carregavam com seus armamentos atômicos, e as forças profundas que vieram alimentar os novos movimentos nas relações internacionais evidenciaram a imperfeição do modelo bipolar.

Ainda tomando o texto como referência inicial, assinale a opção correta a respeito do processo de flexibilização gradual da ordem bipolar.

  • A.

    A Europa renascida pelo aggiornamento econômico e pela renovação política nos anos 50 contribuiu para a redução da tensão direta bipolar.

  • B.

    A América Latina assistiu, indiferente, ao movimento de flexibilização sistêmica da ordem da Guerra Fria nos anos 50 e 60 do século XX.

  • C.

    O bloco soviético manteve-se intacto, sem fissuras, durante toda a Guerra Fria.

  • D.

    A descolonização afro-asiática, apesar de importante para o destino histórico dos povos colonizados, teve ínfimo peso na lógica da flexibilização sistêmica da ordem bipolar.

Uma base da formação das comunidades mais antigas no mundo de agricultores e criadores foi a revolução agrícola. A respeito desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    A coleta e a caça, como atividades primitivas e inseguras, foram sendo gradualmente substituídas pela segurança do mundo da agricultura e da criação.

  • B.

    A agricultura, por dispersar riqueza, atraía menos a cobiça de vizinhos que praticavam a guerra como forma de sobrevivência.

  • C.

    A crença no Egito como o grande berço da agricultura já não possui tantos defensores nas correntes historiográficas predominantes atualmente.

  • D.

    A agricultura limitou as possibilidades de crescimento demográfico e a formação de estrutura organizacional em torno de grupos e tribos.

Weffort, no Brasil, e Portantiero, na Argentina, formularam, em meados da segunda metade do século XX, interpretações, que eles mesmo revisaram mais tarde, acerca do conceito de populismo e sua aplicação na América Latina. Nesse aspecto, a revisão historiográfica mais recente brasileira e argentina

  • A.

    tem sugerido certos limites à utilização dessa categoria analítica para os governos dos dois países para os anos 50 e 60 do século passado.

  • B.

    chama a atenção para o fato de que o povo foi apenas manipulado pelos seus governantes, sem consciência histórica das suas demandas e proposições políticas.

  • C.

    observa que o conceito, por sua conotação relativamente negativa a respeito das classes sociais subalternas, não poderia mais ser usado para o estudo da região.

  • D.

    vem utilizando, sem restrição e cautela teórica, o mesmo conceito para os novos governos de esquerda na América Latina no início do presente século.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...