Questões de História da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de História da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens de 108 a 113, relativos à história moderna.

Entre as instituições criadas pelos monarcas durante o processo de centralização do poder que levaria ao absolutismo, a mais importante, segundo diversos autores, é o fisco, que provocou o enfraquecimento do absolutismo inglês e a sua derrota na Guerra Civil e na Revolução Gloriosa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em junho de 2012, tendo em vista que o Paraguai havia sido suspenso do MERCOSUL após a destituição do presidente Fernando Lugo, foi aprovada a entrada, nesse bloco econômico, da

  • A.

    Venezuela.

  • B.

    Argentina.

  • C.

    Colômbia.

  • D.

    Bolívia.

  • E.

    Costa Rica.

Julgue os itens de 108 a 113, relativos à história moderna.

A noção de Antigo Regime foi sendo construída ao longo da Revolução Francesa e representava tudo aquilo pelo que os revolucionários deveriam lutar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em outubro de 2012, morreu em Londres, aos noventa e cinco anos de idade, um relevante historiador do mundo contemporâneo. Ele foi autor de obras que se tornaram clássicas, como a Era das Revoluções e a Era dos Extremos, nas quais ele buscou abordar a história a partir de uma visão marxista, balizada em exaustivas pesquisas. Assinale a opção correspondente ao nome desse historiador.

  • A.

    Tony Judt

  • B.

    Isaac Deutscher

  • C.

    Giovanni Arrigh

  • D.

    Marc Bloch

  • E.

    Eric Hobsbawm

Julgue os itens de 108 a 113, relativos à história moderna.

Os philosophes iluministas fundamentaram o discurso dos revolucionários, sendo considerados, por isso e por suas ações revolucionárias contra a patronagem dos nobres e a distribuição de cargos na administração real, os pais fundadores da Revolução.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atualmente, é generalizada a impressão de que ocorre, na Síria, uma guerra civil que repercute de modo negativo na política internacional. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    A União Europeia apoia o governo sírio por temer uma possível influência russa na região.

  • B.

    A Síria é uma tradicional aliada dos EUA no Oriente Médio.

  • C.

    O regime democrático em vigor na Síria é destoante das outras ditaduras presentes na região.

  • D.

    A histórica inimizade entre Síria e Irã tem gerado profundas tensões geopolíticas.

  • E.

    A Síria integra o grupo xiita que se opõe a Israel, ao Egito e às monarquias árabes sunitas.

Julgue os itens de 108 a 113, relativos à história moderna.

Grande parte dos revolucionários radicais de 1789 eram iluministas fracassados, ou seja, pessoas atraídas a uma carreira de letras pelo sucesso dos philosophes, mas que não conseguiam se estabelecer na República das Letras, tal como ocorreu com o jornalista radical Jean-Paul Marat.

  • C. Certo
  • E. Errado

O atual estágio da economia mundial, que é comumente denominado globalização, refere-se à culminância de um longo processo histórico, cujo início remete à expansão comercial e marítima europeia dos séculos XV e XVI e à Revolução Industrial, a partir de meados do século XVIII. Os elementos definidores da ordem global contemporânea incluem

  • A.

    o enrijecimento das fronteiras e o impedimento ao livre comércio.

  • B.

    a ausência do Estado nas atividades econômicas e a ampla circulação de ativos financeiros.

  • C.

    a fragilidade dos mercados financeiros e a restrita circulação de capitais.

  • D.

    a defesa retórica e a prática de medidas protecionistas.

  • E.

    o domínio do conhecimento e as inovações tecnológicas.

A nova identidade atribuída ao ensino médio define-o como a etapa conclusiva da educação básica. Desse modo, essa etapa do ensino tem como objetivo preparar o educando para o exercício da cidadania e para sua inserção qualificada no mundo do trabalho. Nessa perspectiva, o ensino de história

  • A.

    deve ser articulado com outras disciplinas para oferecer aos alunos possibilidades de desenvolver competências que lhes permitam participar criticamente no mundo social, cultural e do trabalho.

  • B.

    deve ser desenvolvido sem o estudo dos fatos ou acontecimentos, sendo voltado para a análise das grandes estruturas e para a compreensão das mudanças que, ao longo do tempo, conferem sentido à vida das sociedades.

  • C.

    deve ser desenvolvido autonomamente, visto que a interdisciplinaridade não possibilita a percepção da ambiência e da temporalidade das ações humanas.

  • D.

    deve ser pautado pela prevalência dos pressupostos teóricometodológicos sobre a seleção e a organização dos conteúdos a serem ministrados, a fim de afastar a visão positivista comum a essa disciplina.

  • E.

    deve ser fundamentado na busca do desenvolvimento de competências socioafetivas, em detrimento de competências cognitivas, as quais incentivam a exacerbação do individualismo e a competitividade.

Uma categoria central do conhecimento histórico é a dimensão da temporalidade. Levar o aluno a compreender que o tempo histórico não é homogêneo, que comporta durações variadas, é uma importante competência para evitar o anacronismo, que consiste em

  • A.

    utilizar conceitos elaborados para determinada época.

  • B.

    estabelecer critérios particulares para o estudo de uma sociedade.

  • C.

    avaliar épocas distintas com critérios e conceitos distintos.

  • D.

    enfatizar a ação do indivíduo no transcurso do processo histórico.

  • E.

    atribuir às sociedades do passado nossos próprios sentimentos e razões.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...