Lista completa de Questões de História da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens de 108 a 113, relativos à história moderna.
Entre as instituições criadas pelos monarcas durante o processo de centralização do poder que levaria ao absolutismo, a mais importante, segundo diversos autores, é o fisco, que provocou o enfraquecimento do absolutismo inglês e a sua derrota na Guerra Civil e na Revolução Gloriosa.
Em junho de 2012, tendo em vista que o Paraguai havia sido suspenso do MERCOSUL após a destituição do presidente Fernando Lugo, foi aprovada a entrada, nesse bloco econômico, da
Venezuela.
Argentina.
Colômbia.
Bolívia.
Costa Rica.
Julgue os itens de 108 a 113, relativos à história moderna.
A noção de Antigo Regime foi sendo construída ao longo da Revolução Francesa e representava tudo aquilo pelo que os revolucionários deveriam lutar.
Em outubro de 2012, morreu em Londres, aos noventa e cinco anos de idade, um relevante historiador do mundo contemporâneo. Ele foi autor de obras que se tornaram clássicas, como a Era das Revoluções e a Era dos Extremos, nas quais ele buscou abordar a história a partir de uma visão marxista, balizada em exaustivas pesquisas. Assinale a opção correspondente ao nome desse historiador.
Tony Judt
Isaac Deutscher
Giovanni Arrigh
Marc Bloch
Eric Hobsbawm
Julgue os itens de 108 a 113, relativos à história moderna.
Os philosophes iluministas fundamentaram o discurso dos revolucionários, sendo considerados, por isso e por suas ações revolucionárias contra a patronagem dos nobres e a distribuição de cargos na administração real, os pais fundadores da Revolução.
Atualmente, é generalizada a impressão de que ocorre, na Síria, uma guerra civil que repercute de modo negativo na política internacional. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
A União Europeia apoia o governo sírio por temer uma possível influência russa na região.
A Síria é uma tradicional aliada dos EUA no Oriente Médio.
O regime democrático em vigor na Síria é destoante das outras ditaduras presentes na região.
A histórica inimizade entre Síria e Irã tem gerado profundas tensões geopolíticas.
A Síria integra o grupo xiita que se opõe a Israel, ao Egito e às monarquias árabes sunitas.
Julgue os itens de 108 a 113, relativos à história moderna.
Grande parte dos revolucionários radicais de 1789 eram iluministas fracassados, ou seja, pessoas atraídas a uma carreira de letras pelo sucesso dos philosophes, mas que não conseguiam se estabelecer na República das Letras, tal como ocorreu com o jornalista radical Jean-Paul Marat.
O atual estágio da economia mundial, que é comumente denominado globalização, refere-se à culminância de um longo processo histórico, cujo início remete à expansão comercial e marítima europeia dos séculos XV e XVI e à Revolução Industrial, a partir de meados do século XVIII. Os elementos definidores da ordem global contemporânea incluem
o enrijecimento das fronteiras e o impedimento ao livre comércio.
a ausência do Estado nas atividades econômicas e a ampla circulação de ativos financeiros.
a fragilidade dos mercados financeiros e a restrita circulação de capitais.
a defesa retórica e a prática de medidas protecionistas.
o domínio do conhecimento e as inovações tecnológicas.
A nova identidade atribuída ao ensino médio define-o como a etapa conclusiva da educação básica. Desse modo, essa etapa do ensino tem como objetivo preparar o educando para o exercício da cidadania e para sua inserção qualificada no mundo do trabalho. Nessa perspectiva, o ensino de história
deve ser articulado com outras disciplinas para oferecer aos alunos possibilidades de desenvolver competências que lhes permitam participar criticamente no mundo social, cultural e do trabalho.
deve ser desenvolvido sem o estudo dos fatos ou acontecimentos, sendo voltado para a análise das grandes estruturas e para a compreensão das mudanças que, ao longo do tempo, conferem sentido à vida das sociedades.
deve ser desenvolvido autonomamente, visto que a interdisciplinaridade não possibilita a percepção da ambiência e da temporalidade das ações humanas.
deve ser pautado pela prevalência dos pressupostos teóricometodológicos sobre a seleção e a organização dos conteúdos a serem ministrados, a fim de afastar a visão positivista comum a essa disciplina.
deve ser fundamentado na busca do desenvolvimento de competências socioafetivas, em detrimento de competências cognitivas, as quais incentivam a exacerbação do individualismo e a competitividade.
Uma categoria central do conhecimento histórico é a dimensão da temporalidade. Levar o aluno a compreender que o tempo histórico não é homogêneo, que comporta durações variadas, é uma importante competência para evitar o anacronismo, que consiste em
utilizar conceitos elaborados para determinada época.
estabelecer critérios particulares para o estudo de uma sociedade.
avaliar épocas distintas com critérios e conceitos distintos.
enfatizar a ação do indivíduo no transcurso do processo histórico.
atribuir às sociedades do passado nossos próprios sentimentos e razões.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...