Lista completa de Questões de História da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O isolacionismo é um traço presente na política externa dos Estados Unidos da América (EUA) desde a independência do país. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Dado o isolacionismo pautar sua conduta, os EUA se retraíram após a Segunda Guerra Mundial e evitaram ter um papel de protagonista na política internacional.
Constitui exceção ao comportamento isolacionista dos EUA o fato desse país ter aceito a presidência da Liga das Nações, depois da Primeira Guerra Mundial.
A concepção de governo isolacionista dos EUA fundamenta sua atitude de não agir militarmente na América Latina e no Caribe durante o século XX.
A doutrina Monroe, em que os EUA repudiam à intervenção da Europa nas Américas, é exemplo do comportamento isolacionista dos EUA.
Os EUA invadiram o Canadá depois da Guerra Civil e mantiveram políticas hostis contra esse país em consonância com seu comportamento isolacionista.
A passagem do século XVIII para o século XIX foi acompanhada do que se denomina dupla revolução, a ocorrência concomitante de mudanças radicais no cenário político e da revolução industrial. Com base nessas informações, assinale a opção correta a respeito das mudanças políticas ocorridas nesse período.
A Revolução Americana caracteriza-se como conservadora, porque instituiu a escravidão e, consequentemente, a guerra civil.
A Inglaterra, com base no pensamento desenvolvido no Iluminismo, concedeu, de imediato, a independência aos EUA.
O poder político que se justificava na crença do direito divino dos monarcas passou a fundamentar-se, com a passagem do século XVIII para o XIX, na ideia de soberania popular.
Tanto a Revolução Americana quanto a Revolução Francesa tiveram influência restrita e não provocaram alterações em outras partes do mundo.
As mudanças ocorridas na França não foram tão radicais quanto as ocorridas nos EUA, devido ao fato de a Revolução Francesa não ter resultado na elaboração de uma constituição.
Com relação às críticas desenvolvidas ao capitalismo liberal ao longo do século XIX, assinale a opção correta.
Marx e Engels, ao proporem a ideia de socialismo utópico, postulam a reorganização da vida social em novas comunidades.
Conforme as concepções socialistas, o capitalismo introduziu a exploração de uma classe sobre outra, dado esse tipo de exploração não ocorrer em outros modos de produção.
Uma das preocupações dos socialistas era a crescente diferença econômica existente entre trabalhadores e capitalistas.
De acordo com o pensamento socialista, a divisão do trabalho é positiva por tornar o operário consciente de sua participação no processo produtivo.
Segundo Marx e Engels, o livre mercado deveria ser expandido, deixando os agentes econômicos agir irrestritamente.
Em relação ao cenário internacional após a Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.
Sucedeu-se a independência rápida e pacífica das colônias europeias na África e Ásia.
Ocorreram conflitos diretos e frequentes entre as duas superpotências, como a Guerra do Vietnã, em que se enfrentaram EUA e União Soviética.
Reorganizou-se o mundo em duas novas grandes alianças militares: OTAN, liderada pelos EUA, e Pacto de Varsóvia, liderado pela Alemanha.
Criou-se a Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo principal consistia em preservar a paz mundial.
Estabeleceu-se o Plano Marshall, tendo os EUA o papel de financiar a reconstrução econômica da União Soviética.
Ao final da década de 70 do século XX, em razão da recessão criada pela primeira crise do petróleo, em 1973, e acentuada pela segunda crise do petróleo, em 1979, ocorreu significativa inflexão política e econômica. Com relação às reações geradas por essas crises, assinale a opção correta.
A primeira-ministra da Grã-Bretanha Margaret Thatcher representou o ideário neoliberal ao combater sindicatos e ao privatizar empresas públicas.
A Grã-Bretanha declarou guerra contra a Argentina pelo controle das ilhas Malvinas, em conformidade com o ideário neoliberal que defendia.
Nos EUA, o governo Reagan tornou-se um representante do neoliberalismo, ao propor o conceito de estado máximo, segundo o qual a presença do estado de bem-estar cresceria em razão dos problemas econômicos da década.
No Brasil, investiu-se em programas energéticos alternativos e ocorreu, na década de 80 do século XX, o denominado milagre brasileiro, em que houve um período de grande prosperidade e crescimento econômico.
O bolivarianismo surgido ao final do ano de 1970 na Bolívia tornou-se uma corrente de forte influência sobre os países andinos da América do Sul, ao defender o desenvolvimento nacional autossustentável.
No que diz respeito à Primeira Guerra Mundial, assinale a opção correta.
Ao declararem a instauração da Primeira Guerra Mundial, os líderes das nações incitaram grandes insurreições populares.
O início súbito da Primeira Guerra Mundial surpreendeu as potências políticas e econômicas, pois havia décadas que pairava paz entre elas, que não detinham preparativos militares ou de planos de batalha.
O assassinato do príncipe herdeiro da Austria-Hungria por um jovem nacionalista sérvio foi o estopim que levou ao conflito.
Em respeito às convenções de Haia e de Genebra, firmadas no início do século XX, as populações civis foram protegidas contra a Primeira Guerra Mundial.
A Primeira Guerra Mundial resultou do fracasso de um sistema de alianças que impedia às potências políticas se alinharem umas às outras.
A respeito da Revolução Pernambucana de 1817, assinale a opção correta.
Preocupado em evitar ressentimentos futuros, o governo português agiu de maneira conciliatória, perdoando os líderes da Revolução Pernambucana de 1817.
A Revolução Pernambucana de 1817 foi um movimento de libertação colonial cujo objetivo era a libertação de parte do território Nordestino do domínio português.
O Ceará foi o principal polo revolucionário da Revolução Pernambucana de 1817, porque não era um estado emancipado, mas integrante da Capitania de Pernambuco.
A base da Revolução Pernambucana de 1817 era conservadora e autoritária e insurgiu-se contra as ideias modernizantes de Portugal.
A elite econômica pernambucana ressentia-se pelo fato de não receber a atenção da metrópole portuguesa, apesar de estar, no momento da Revolução Pernambucana de 1817, em fase de grande prosperidade.
Após a independência do Brasil, tornou-se necessária a criação de instituições próprias para o novo país, fato concretizado por meio da Constituição de 1824. Com relação a esse novo cenário político, assinale a opção correta.
A abdicação de D. Pedro I relaciona-se ao fato de ter-lhe sido imposta uma constituição da qual ele discordava.
Na Constituição de 1824, fundamentada nas ideias liberais de José Bonifácio, previa-se explicitamente a abolição da escravidão, fato que não se concretizou em face dos interesses das elites do Império.
O voto era livre e direto para todos os indivíduos do sexo masculino com idade superior a dezoito anos, conforme os princípios do Iluminismo.
Além dos três poderes Executivo, Legislativo e Judiciário criou-se um quarto poder, o Poder Moderador.
Em conformidade com a tradição portuguesa, foi criada uma única casa no Parlamento, a Câmara dos Deputados.
No que se refere às cidades na Europa ocidental entre a Idade Média e a Modernidade, julgue os itens a seguir.
As cidades renascentistas foram erguidas no mesmo lugar das suas antecessoras medievais, havendo uma continuidade na ocupação do espaço urbano da Idade Média ao Renascimento. As cidades quinhentistas, por exemplo, foram projetadas e reformadas de acordo com padrões elaborados por arquitetos medievais.
Assinale a opção correta acerca da Confederação do Equador.
A punição aos revoltosos derrotados na Confederação do Equador foi bastante dura, tendo sido enforcados e fuzilados diversos líderes.
Os revoltosos da Confederação do Equador defendiam a separação do Sul do Brasil e o restabelecimento do vínculo com Portugal.
A Confederação do Equador consistiu em um movimento de crítica à excessiva descentralização política iniciada por D. Pedro I e que acirrava as disputas locais.
As reivindicações que compunham a Confederação do Equador contrariavam as ideias nacionalistas, liberais e antiportuguesas que fundamentavam o pensamento de D. Pedro I.
Dos estados vizinhos a Pernambuco, Ceará foi o único que não aderiu à Confederação do Equador.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...