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Observe as 3 imagens abaixo e, em seguida, analise as assertivas.
I. As manifestações sociais que ocorreram no Rio de Janeiro em três momentos diferentes têm o mesmo propósito, mas as imagens não se relacionam.
II. As imagens se referem ao aumento do custo das passagens do transporte público e se depararam com reações violentas da polícia. Entretanto, a questão dos transportes não estava relacionada a outros problemas sociais enfrentados pela população.
III. A Revolta do Vintém redefiniu atores, plateia e encenação da cultura política, visto que os anos anteriores a 1880 colocavam o público como espectador ou comentarista, mas não como participante ativo.
IV. A Revolta do Vintém foi um indício das mudanças sociais, políticas e econômicas dos finais do governo de Dom Pedro I, mas o motim não trouxe maiores consequências no que tange ao problema do transporte público do Rio de Janeiro.
V. A Revolta do Vintém foi provocada pelo aumento da passagem dos bondes. No entanto, as questões que envolveram o motim estavam relacionadas à visão tradicional do Estado quanto às normas e às obrigações sociais postas em prática. Portanto, quando os milhares de pessoas se reuniram no Campo de Santana, em 1º de janeiro de 1880, para entregar petição a D. Pedro II, não visavam à derrubada da instituição, mas sim a valer os direitos já instituídos. O desrespeito a esses direitos foi a motivação para o motim, que terminou tendo o imposto revogado.
Sobre o exposto, é correto o que se afirma em
Os alemães, no século XIX, desejavam expandir-se geográfica e territorialmente e dominar, por meio de seu imperialismo, o continente europeu. O resultado foi a eclosão da Guerra Franco-Prussiana (1870). Vitoriosa, a Alemanha, outrora Prússia, anexou a Alsácia e a Lorena em seu território. Seu líder, Otto Von Bismarck, recebeu forte influência deste geógrafo que legitimava a ação imperialista do Estado alemão. Trata-se de
Ritter.
Münster.
von Thünen.
Ratzel.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
Sobre a democracia vigente durante o período ___________ em ____________, é correto afirmar que há inúmeras diferenças em relação às democracias, tais como compreendidas a partir da Modernidade. Dentre estas diferenças destaca-se, por exemplo, a compatibilidade da democracia grega com a existência de _________.clássico / Esparta / escravidão
arcaico / Atenas / xenofobia
clássico / Atenas / escravidão
arcaico / Tebas / escravidão
Analise as afirmações abaixo sobre a formação do Estado brasileiro e questões étnicas. Marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Durante o período colonial não havia uma competição direta no mercado e a mobilidade social estava à mercê de um sistema de patronagem conduzido por uma elite branca. ( ) Diferentemente da elite norte-americana, a elite brasileira, em alguns casos, contrariava a atitude formal e discriminatória em relação aos negros e aceitava alguns deles, sobretudo mulatos de pele clara, em meio à sua camada. ( ) Constam, na Constituição Brasileira de 1824, amplas referências à escravidão existente naquele período.V/ V/ V
V/ V/ F
F/ F/ V
V/ F/ V
A partir da segunda metade do século XIX, teorias distintas oriundas da Europa foram trazidas ao Brasil e, nesse novo contexto, foram utilizadas para reforçar a discriminação e o racismo característico ao período em questão. Entre essas teorias, destacam-se
o socialismo utópico, o darwinismo social e o anarco-sindicalismo.
o positivismo, o darwinismo e o evolucionismo.
o marxismo, o darwinismo e o eugenismo.
o nacional-socialismo, o positivismo e o darwinismo social.
Leia o trecho abaixo para responder à questão 20.
Os revolucionários franceses, durante a fase jacobina da Revolução, eram identificados com os modelos políticos espartanos e romanos. Portanto, uma identificação maior com modelos republicanos do que imperiais.É possível afirmar que a frase analisada está
correta, exceto pelo que diz respeito à identificação com modelos republicanos. Na verdade, havia uma identificação com modelos imperiais associados à Esparta e ao Império Romano, respectivamente.
errada, pois os jacobinos identificavam-se com modelos democráticos atenienses, não com os espartanos.
errada, pois a Revolução Francesa abriu mão de todas as referências passadas em favor do progresso e de valores como Igualdade, Liberdade e Fraternidade.
inteiramente correta.
Em relação à escravidão antiga e moderna, analise as assertivas abaixo.
I. Segundo o que consta na literatura antiga, sobretudo entre os romanos do primeiro século da era cristã, havia um tratamento mais tolerante em relação aos escravos em contraste com o que ocorreu com a escravidão moderna. Nas sociedades antigas, a escravidão, embora ocorresse informalmente, era considerada fora da ordem natural. II. Embora as sociedades modernas não tenham apresentado maior tolerância e humanidade em relação aos escravos, em alguns escritos manifestam-se preocupações com a ociosidade por parte dos filhos das classes dominantes em função da comodidade de ter seu trabalho realizado por escravos. Tal preocupação com os efeitos da escravidão sobre os senhores é típica de uma sociedade capitalista, em que a ideologia dominante preza pelo fruto do trabalho individual. III. Uma vez que a punição de um escravo na sociedade romana antiga implicava dano à propriedade de outrem, as atitudes em relação aos escravos subversivos ficavam a critério de seu dono. É correto o que se afirma emI, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
Levando em conta o contexto da proclamação da República e o período que a sucede, assinale a alternativa correta.
A partir da proclamação da República brasileira, em 1889, houve uma drástica cisão entre o Estado e a Igreja, o que implicou um afastamento entre a República e o Vaticano.
Com a República brasileira proclamada, surgiram ao longo do país diversos movimentos de insatisfeitos com o novo regime. Todos eles de caráter unicamente político.
Muitos dos chamados republicanos históricos tiveram vaga participação na proclamação da República e foram criticados no período que se seguiu.
O modelo ditatorial republicano proposto pelos positivistas brasileiros, diferentemente do modelo comteano, era comparável com o socialismo, e incluía, a um prazo mais longo que o proposto por este modelo, um período final onde o pleno progresso seria atingido pela revolução proletária.
Em relação ao contexto do surgimento da Teologia da Libertação. Marque V para verdadeiro ou F que falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Surgiu em países latino-americanos em contextos de opressão, resultante dos regimes militares vigentes naqueles países. ( ) Tem relação direta com o Concílio Vaticano II, que teve como proposta a revisão de algumas posições da Igreja Católica conforme questões contemporâneas o que incluía questões políticas. ( ) A Teologia da Libertação teve seu auge de atuação político-social no período que antecede a década de 1980.V/ F/ V
V/ V/ V
F/ V/ V
V/ V/ F
Leia atentamente as afirmações abaixo acerca de questões teóricas e práticas relacionadas às reivindicações sociais dos séculos XIX.
I. Influenciados por ideias socialistas, diversos teólogos desenvolveram teorias visando à diminuição da miséria das massas. Entre essas iniciativas, algumas previam a intervenção estatal, outras iniciativas individuais. Sua principal convergência teórica com o marxismo dizia respeito à necessidade da abolição da propriedade privada dos meios de produção. II. Já na primeira metade do século XIX, na Inglaterra, diante da pressão dos movimentos sociais, houve modificações na legislação vigente. Entre as modificações, a proibição da utilização de mãode- obra feminina e infantil em minas. III. Como consequência das perseguições aos judeus, sobretudo através dos pogroms na Rússia, surge os fundamentos teóricos do sionismo, o qual enfatizava a necessidade de uma unidade nacional judaica a ser concretizada com a colonização da Palestina. É correto o que se afirma emI, II e III.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
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