Questões de História da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

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"A fundação de São Luís, hoje capital do Estado do Maranhão, está ligada a uma invasão estrangeira, que visava não só o contrabando do pau-brasil, mas principalmente a ocupação efetiva da região". Essa invasão foi realizada nos inícios do século XVII, pelos:

  • A. franceses, comandados por Daniel de La Touche.
  • B. holandeses, comandados por Maurício de Nassau.
  • C. ingleses, comandados pelo português João de Barros.
  • D. espanhóis, comandados por Felipe II, rei da Espanha.

"A cidade de São Luís, entre os séculos XVIII e XIX, vivenciou uma época de florescimento econômico e demográfico, tornando-se a terceira cidade mais populosa do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro e Salvador". Isso só foi possível graças:

  • A. a expulsão dos estrangeiros vivendo na região.
  • B. ao descobrimento de grandes jazidas de ferro na capitania.
  • C. ao grande fluxo comercial de algodão.
  • D. a plantação da cana para produção de açúcar e aguardente.

"Sua história confunde-se com a própria fundação da cidade de São Luís. Ostenta um imponente estilo neoclássico e possui rico acervo de gravuras e obras de arte. Destaca-se ainda como um dos principais pontos turísticos desta cidade histórica." Estamos nos referindo ao:

  • A. Palácio Cruz e Sousa.
  • B. Palácio Arthur de Azevedo.
  • C. Palácio Cristo Rei.
  • D. Palácio dos Leões.

Através de tombamento realizado pelo governo federal, em 1955, a área central de São Luís foi considerada patrimônio histórico nacional, e inscrita na Lista do Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO. Entre as razões que levaram a essas medidas de proteção, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A. A existência de um significativo casario de características coloniais, com construções que datam de fins do século XVIII ou inícios do XIX.
  • B. As peculiaridades da adequação da arquitetura de características coloniais ao clima equatorial.
  • C. A tentativa de deter a destruição dos antigos sobrados, abalados com a substituição de todo o calçamento do período imperial por asfalto, na década de 1940.
  • D. O traçado urbano singular da cidade, que, diferentemente da maioria das cidades coloniais brasileiras, é caracterizado pela regularidade geométrica.

A cidade de Alcântara, tombada como monumento nacional em 1948, pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional tem ainda lugar de destaque em função de suas condições geográficas. Entre tais condições, podem ser citadas:

  • A. a proximidade em relação à linha do Equador, estratégica para o programa espacial, por ser favorável ao lançamento de satélites de comunicação.
  • B. grandes altitudes, clima temperado e relevo acidentado, favorecendo a atividade turística envolvendo os chamados "esportes clássicos".
  • C. distância de grandes centros urbanos, acessíveis apenas por via marítima, proporcionando o isolamento necessário a atividades de lazer voltadas para a interação harmônica com a natureza.
  • D. instabilidade climática, com ventos de grande intensidade e regime intermitente de chuvas, favorecendo freqüentes acidentes marítimos de grandes proporções e com intensa cobertura jornalística.

Preocupados com as transformações da natureza e meio ambiente, alguns países se propuseram a firmar um acordo, embora modesto, que foi denominado de "Protocolo de Quioto". No entanto, houve países que não assinaram esse Protocolo. Ente eles podemos citar:

  • A.

    Estados Unidos da América.

  • B.

    Japão.

  • C.

    Brasil.

  • D.

    Alemanha

"O Brasil é um país com tradição escravista e latifundiário, com raiz histórica no modelo empresa, no qual o trabalhador é 'pau para toda obra'". (Ricardo Abramovay). Para minimizar essa tendência o governo procura criar e implantar políticas públicas na agricultura. Dentre elas podemos citar:

  • A. PROCASA
  • B. PRONAF.
  • C. PROEN.
  • D. PROINFO.

O atual Município de São José foi fundado em 1750, pelos:

  • A.

    alemães

  • B.

    italianos

  • C.

    vicentistas

  • D.

    açorianos

"A transversalidade, atrelada aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), publicados pelo Ministério da Educação, apresenta temas que devem nortear a elaboração dos objetivos, programas e conteúdos que serão desenvolvidos por professores e alunos nas escolas brasileiras." Entre o conjunto de temas transversais propostos, assinale a seguir a alternativa que NÃO é citada explicitamente nessa proposta.

  • A.

    Saúde e Meio Ambiente.

  • B.

    Orientação Sexual; Trabalho e Cultura.

  • C.

    Ética e Pluralidade Cultural.

  • D.

    Meios de Comunicação e Movimentos Sociais.

"Sabendo que o ensino é algo dinâmico e necessita adaptar-se às diversas realidades dos alunos, o professor pode e deve renovar o ensino da História, tanto numa abordagem tradicional como na implantação de eixos temáticos." (Freitas Neto, 2003). Para que isso se realize, o professor de História deve estar atento, entre outros tantos pontos, para o constante da alternativa:

  • A.

    O professor poderá alcançar sempre seus objetivos, desde que consiga cooptar seus alunos para desenvolver o conteúdo que mais se enquadra com seu preparo teórico e prático.

  • B.

    A inovação representada pela transversalidade já garante por si só a articulação dos conteúdos históricos divididos de forma tradicional ou dentro de propostas inovadoras.

  • C.

    Refletir com os alunos sobre o que se ensina, porque se ensina e onde quer se chegar, para que eles sejam partícipes desse processo de aprendizagem.

  • D.

    O reduzido número de aulas para o ensino de História nas séries do ensino fundamental, impede a realização de mudanças no trabalho do professor.

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