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História - História do Brasil - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
"A fundação de São Luís, hoje capital do Estado do Maranhão, está ligada a uma invasão estrangeira, que visava não só o contrabando do pau-brasil, mas principalmente a ocupação efetiva da região". Essa invasão foi realizada nos inícios do século XVII, pelos:
História - História do Brasil - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
"A cidade de São Luís, entre os séculos XVIII e XIX, vivenciou uma época de florescimento econômico e demográfico, tornando-se a terceira cidade mais populosa do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro e Salvador". Isso só foi possível graças:
História - História do Brasil - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
"Sua história confunde-se com a própria fundação da cidade de São Luís. Ostenta um imponente estilo neoclássico e possui rico acervo de gravuras e obras de arte. Destaca-se ainda como um dos principais pontos turísticos desta cidade histórica." Estamos nos referindo ao:
História - História do Brasil - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Através de tombamento realizado pelo governo federal, em 1955, a área central de São Luís foi considerada patrimônio histórico nacional, e inscrita na Lista do Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO. Entre as razões que levaram a essas medidas de proteção, assinale a alternativa INCORRETA:
História - História do Brasil - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A cidade de Alcântara, tombada como monumento nacional em 1948, pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional tem ainda lugar de destaque em função de suas condições geográficas. Entre tais condições, podem ser citadas:
História - História Geral - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Preocupados com as transformações da natureza e meio ambiente, alguns países se propuseram a firmar um acordo, embora modesto, que foi denominado de "Protocolo de Quioto". No entanto, houve países que não assinaram esse Protocolo. Ente eles podemos citar:
Estados Unidos da América.
Japão.
Brasil.
Alemanha
História - História do Brasil - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
"O Brasil é um país com tradição escravista e latifundiário, com raiz histórica no modelo empresa, no qual o trabalhador é 'pau para toda obra'". (Ricardo Abramovay). Para minimizar essa tendência o governo procura criar e implantar políticas públicas na agricultura. Dentre elas podemos citar:
O atual Município de São José foi fundado em 1750, pelos:
alemães
italianos
vicentistas
açorianos
"A transversalidade, atrelada aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), publicados pelo Ministério da Educação, apresenta temas que devem nortear a elaboração dos objetivos, programas e conteúdos que serão desenvolvidos por professores e alunos nas escolas brasileiras." Entre o conjunto de temas transversais propostos, assinale a seguir a alternativa que NÃO é citada explicitamente nessa proposta.
Saúde e Meio Ambiente.
Orientação Sexual; Trabalho e Cultura.
Ética e Pluralidade Cultural.
Meios de Comunicação e Movimentos Sociais.
"Sabendo que o ensino é algo dinâmico e necessita adaptar-se às diversas realidades dos alunos, o professor pode e deve renovar o ensino da História, tanto numa abordagem tradicional como na implantação de eixos temáticos." (Freitas Neto, 2003). Para que isso se realize, o professor de História deve estar atento, entre outros tantos pontos, para o constante da alternativa:
O professor poderá alcançar sempre seus objetivos, desde que consiga cooptar seus alunos para desenvolver o conteúdo que mais se enquadra com seu preparo teórico e prático.
A inovação representada pela transversalidade já garante por si só a articulação dos conteúdos históricos divididos de forma tradicional ou dentro de propostas inovadoras.
Refletir com os alunos sobre o que se ensina, porque se ensina e onde quer se chegar, para que eles sejam partícipes desse processo de aprendizagem.
O reduzido número de aulas para o ensino de História nas séries do ensino fundamental, impede a realização de mudanças no trabalho do professor.
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