Questões de História da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Lista completa de Questões de História da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Martinho Lutero foi um teólogo alemão da Idade Moderna. É considerado o pai espiritual da Reforma Protestante. São características da reforma iniciada por Lutero no século XVI:

  • A.

    a condenação da ostentação católica, e a pregação de que a salvação da alma era individual, dependendo da conduta moral do homem e da leitura da bíblia e não de rituais, cultos e devoções às imagens e santos.

  • B.

    o culto aos santos e a criação de leis e dogmas que regulassem a relação dos fiéis e suas práticas de devoção através da leitura da bíblia, feita de forma indireta por padres e sacerdotes habilitados.

  • C.

    o desprezo aos bens materiais e retorno a uma devoção primitiva, com o culto à leitura individual da bíblia e sua interpretação, criação de escolas dominicais e um projeto de evangelização dos pobres, com desprezo aos reis e aos ricos.

  • D.

    a pregação moralizadora dos devotos por meio de venda de indulgências, prática que regulava a forma pela qual os fiéis iam ser absolvidos de seus pecados pelos sacerdotes e reis na Idade Moderna.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em 1543, Nicolau Copérnico divulgou uma nova concepção astronômica, o Heliocentrismo. Nela o sol aparecia pela primeira vez como o centro de órbita em torno da qual gravitavam vários planetas, entre eles a Terra. Essa descoberta, contudo, trouxe muitos problemas a Copérnico e a outros cientistas seus contemporâneos, como Galileu e Giordano Bruno, porque:

  • A.

    Copérnico, Bruno e Galileu pertenciam ao grupo dos iluministas, que contestavam a centralidade da Terra e se chocavam com a Igreja Católica e sua versão bíblica.

  • B.

    era uma descoberta revolucionária, que não se baseava em provas concretas. Na ausência de provas, o governo e a Igreja condenavam os descobridores, taxando-os de inimigos das tradições católicas e protestantes.

  • C.

    Copérnico, Bruno e Galileu eram inimigos do rei da Itália, por isso foram perseguidos. Contudo, seu amigo Colombo seguiu com a descoberta para a Espanha e ali convenceu os reis locais a acreditarem em sua teoria.

  • D.

    essa descoberta dos cientistas renascentistas feria a ordem religiosa da época, que, através do modelo bíblico, acreditava que a Terra e os homens constituíam o centro do universo criado por Deus.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Moderna e ainda muito utilizada, a enciclopédia tem uma história recente. Ela nasce com o iluminismo francês do século XVIII. Seus autores, Diderot e D'Alembert, acreditavam que a enciclopédia era importante porque:

  • A.

    servia para a divulgação do conhecimento do mundo entre os alunos iniciantes, tendo sua justificativa maior no seu uso didático e instrucional básico.

  • B.

    servia para divulgar palavras menos conhecidas no campo da teologia e da sociologia. A enciclopédia era um grande dicionário didático de palavras menos usuais, que servia para educar os príncipes.

  • C.

    como uma nova bíblia, a enciclopédia servia para demarcar que os novos teólogos, e não os iluministas, eram os responsáveis pela produção do conhecimento do mundo.

  • D.

    era um veículo de educação e propaganda iluminista, já que antes dela o conhecimento derivava da teologia e da bíblia e depois dela passou a ser produzido pelos homens e filósofos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Foi uma junção ímpar: um país com uma população sendo expulsa do campo e o nascimento de um novo modelo de cidade onde o trabalho deixou de ser artesanal. Primeiro veio a máquina a vapor (1712) e depois muitas outras invenções: a máquina de fiar, o tear hidráulico e tantas outras engenhocas que caracterizaram um período conhecido como a:

  • A.

    Revolução Industrial alemã, que se manteve emergente do século XVIII até as vésperas da primeira guerra mundial, em 1914.

  • B.

    Revolução Burguesa européia, um fenômeno que associava o surgimento das indústrias com o crescimento da manufatura de caráter caseiro e artesanal.

  • C.

    Revolução Industrial inglesa, que mecanizou e reorganizou a produção, ditando o desaparecimento de muitas técnicas artesanais.

  • D.

    Revolução Francesa, demarcada pelo aparecimento de pequenas indústrias, com trabalho artesanal em que todos dominavam todo o processo de produção.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As mudanças tecnológicas da Revolução Industrial podem ser divididas em duas grandes fases: a primeira, entre 1750 e 1860, e a segunda, de 1860 até 1945. Sobre esses dois momentos e suas características, é correto afirmar que:

  • A.

    a primeira fase marcou-se pelo uso da máquina a vapor e do ferro, o que possibilitou uma melhoria na produção e transporte.

  • B.

    a primeira fase pode ser identificada pelo motor a explosão movido a petróleo e por uma grande revolução tecnológica.

  • C.

    na segunda fase, a descoberta do petróleo como matéria-prima aprimorou o uso da máquina a vapor, alavancando a indústria têxtil e o transporte.

  • D.

    na segunda fase, o uso do alumínio e do plástico em lugar do ferro criou novas tecnologias, levando a revolução ao seu ápice.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Choiseul, um antigo ministro das colônias francesas de 1765, assim definia a relação entre metrópoles e colônias no mundo moderno: "As colônias não passam de estabelecimentos de comércio." Identifique a alternativa que melhor defina a que tipo de comércio entre colônia e metrópole se referia Choiseul.

  • A.

    comércio colonial, em que ambas as partes trocavam mercadorias manufaturadas livremente.

  • B.

    comércio transatlântico, em que a colônia fazia a produção agrícola e manufaturada e a metrópole o transporte do que era produzido.

  • C.

    troca desigual baseada no pacto colonial pelo qual a colônia fornecia matéria-prima e a metrópole os produtos acabados.

  • D.

    comércio triangular, no qual a colônia trocava manufaturas e escravos africanos por produtos agrícolas vindos da metrópole.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A partir da leitura do documento acima e dos estudos históricos que se têm sobre o assunto, é correto dizer que o interventor Magalhães Barata, com suas palavras, revela que a sua concepção política sobre a questão social que agitava o país desde as primeiras décadas do século XX é:

  • A.

    assistencialista, muito comum entre os governantes desde o período inicial da chamada República Velha, pois viam a questão social como uma questão de polícia e o trabalho como uma doação social.

  • B.

    apoiada no discurso de "amparo ao operariado", amparo esse entendido como medidas que eram dirigidas a esse segmento social e que incluíam melhores salários, saúde, habitação, educação e seguro contra acidentes.

  • C.

    baseada em uma visão econômica nacionalista, defendida pela maioria dos jovens interventores que assumiram o governo dos estados após a Revolução de 30, assentada em medidas que visavam dar condições de trabalho em primeiro lugar à mão-de-obra masculina e juvenil de imigrantes europeus.

  • D.

    social progressista, pois ao mesmo tempo em que buscava assegurar medidas de promoção social ao trabalhador das indústrias, oportunizando-lhe estudar nas escolas noturnas, procurava desenvolver o parque industrial brasileiro com o capital internacional.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...