Questões de Informática / Microinformática

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Acerca de DevOps, assinale a opção correta.

  • A. O DevOps concentra-se em reunir diferentes processos e executá-los mais rapidamente e com mais frequência, o que gera baixa colaboração entre equipes.
  • B. O DevOps tem como princípio produzir, a partir da avaliação dos times de desenvolvimento do serviço, grandes mudanças e farta documentação com valor agregado para os usuários, assemelhando-se, por isso, com objetivos dos métodos iterativos e em cascata.
  • C. A infraestrutura de nuvem de provedores internos e externos vem restringindo o uso de DevOps pelas organizações.
  • D. O DevOps parte da premissa de adoção de grandes equipes de especialistas, com a menor interação possível, visando à padronização de processos e à mínima automação de atividades.
  • E. Atividades típicas em DevOps compreendem teste do código automatizado, automação de fluxos de trabalho e da infraestrutura e requerem ambientes de desenvolvimento e produção idênticos.

Assinale a opção correta relativamente ao Scrum.

  • A. Fixadas as datas de início e fim de uma sprint, a equipe de desenvolvimento busca cumprir o sprint backlog, estágio em que o product owner não pode negociar o escopo do backlog da sprint mesmo que tal prática reduza o ritmo do desenvolvimento.
  • B. A qualquer momento após o início do projeto, geralmente depois de analisar o retorno sobre o investimento e avaliar se um conjunto de funcionalidades já pode ser utilizado por clientes e usuários, o product owner pode decidir o tempo de entrega de uma versão.
  • C. Burndown e burnside são duas das práticas de estimativa utilizadas no Scrum.
  • D. A definição de requisitos e a realização do trabalho no projeto ocorrem em interações, ao final das quais o produto estará pronto para que o cliente homologue as implementações por ele fixadas.
  • E. Ordenados os requisitos do product backlog pelo time de desenvolvimento, o product owner avaliará a qualidade dos produtos entregues para certificar-se de que os desenvolvedores realizaram adequadamente as avaliações de mercado e as necessidades dos clientes com relação ao produto.

De acordo com o PMBOK, a análise de impactos e probabilidade de ocorrência de eventos incertos é requisito para a elaboração de

  • A. testes da estratégia e dos cenários.
  • B. plano de riscos do projeto.
  • C. projeto de entrega da estrutura de divisão do trabalho.
  • D. atividades de controle e verificação do escopo.
  • E. atividades de desenho e desenvolvimento do produto.

Um consultor foi contratado por certa instituição financeira para controlar um projeto para os próximos doze meses. Enquanto realizava o planejamento do escopo do projeto, ele descobriu que diversos requisitos legais não haviam sido considerados nos casos de negócio. Na avaliação do consultor, não considerar tais requisitos exporia a instituição a ações legais. Entretanto, o investimento em tecnologia para atendê-los levaria o projeto a exceder o orçamento e o escopo, o que poderia resultar no cancelamento do projeto.

Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção em que é apresentada a melhor decisão a ser tomada pelo referido consultor.

  • A. Considerar os requisitos legais como risco dentro do plano de escopo do projeto.
  • B. Dar início ao processo de gestão de mudança para corrigir o escopo e atualizar as linhas de base do projeto.
  • C. Informar imediatamente tal descoberta aos patrocinadores do projeto e às partes interessadas.
  • D. Solicitar dispensa do contrato, pois, embora não seja considerada ilegal, a situação representa transgressão ao código de ética do PMI (Project Management Institute), o que é impraticável e poderia implicar perda de seu PMP (project management professional).
  • E. Aguardar até a conclusão de 10% do projeto, momento em que ele terá uma ideia geral dos recursos e investimentos que deverão ser alocados para atender aos requisitos legais.

Acerca da gestão do escopo do projeto, assinale a opção correta, de acordo com o PMBOK.

  • A. Os processos de gestão de escopo devem ser desenvolvidos na seguinte sequência: criar a estrutura de trabalho desmembrada ou WBS (work breakdown structure); planejar o escopo; coletar requisitos; validar escopo; definir escopo; controlar escopo.
  • B. O plano de gestão do escopo é parte do plano de gestão do projeto.
  • C. O controle do escopo do projeto é um processo autônomo que dispensa ajustes no tempo, custos e recursos.
  • D. O escopo é derivado do processo de estimativa de recursos por atividades.
  • E. A verificação e a validação do escopo podem resultar em requisição de mudança na base de referência (baseline) de escopo.

Abordagens qualitativas embasadas em equipes auxiliam na melhoria da estimativa e na obtenção de maior comprometimento da equipe nas estimativas emergentes. De acordo com o PMBOK, são exemplos de abordagem qualitativa

  • A. o brainstorming e a estimativa por grupos focais paramétricos e análises de regressão.
  • B. a técnica de grupo nominal, a estimativa por grupos focais paramétricos e as análises de correlação.
  • C. o brainstorming e a técnica Delphi.
  • D. o brainstorming, a avaliação de especialistas e os modelos paramétricos com estatística inferencial.
  • E. a avaliação de especialistas, a técnica de grupo nominal e o tratamento da incerteza por meio de distribuições de probabilidade.

O COBIT 5 estabelece sete habilitadores, orientados pela cascata de objetivos para estabelecer o que eles devem alcançar. Assinale a opção em que é apresentado o habilitador que se refere a práticas e atividades para atingir determinados objetivos e produzir um conjunto de saídas para auxiliar na realização dos objetivos de TI.

  • A. princípios, políticas e frameworks
  • B. pessoas, habilidades e competências
  • C. processos
  • D. informação
  • E. estruturas organizacionais

Considerando que o modelo de referência de processos do COBIT 5 distingue governança e gestão, assinale a opção correta.

  • A. A governança possui três domínios e trinta e dois processos.
  • B. A gestão se caracteriza por quatro domínios e cinco processos.
  • C. A governança compõe-se de três domínios: avaliação, direção e monitoramento.
  • D. A governança é caracterizada por três domínios; a gestão, por cinco processos.
  • E. A gestão tem cinco domínios; entre os quais, avaliação, direção e monitoramento.

Acerca do gerenciamento de serviços com ITIL v3, assinale a opção correta.

  • A. O estágio de transição de serviços é suportado por processos desabilitadores e de informação, como gestão de demandas, gestão das liberações, validação e teste de serviço.
  • B. O estágio de operação de serviços é suportado por processos como gestão de eventos, de incidentes, problemas, service desk e gerenciamento de riscos.
  • C. As práticas primárias (definição de mercado, desenvolvimento da oferta e preparação para execução) são próprias do estágio de desenho dos serviços.
  • D. O estágio de desenho de serviços conta com os processos de suporte, gestão de demandas, gestão de disponibilidade e gestão da capacidade.
  • E. A gestão do catálogo de serviços interage com os processos de gestão de mudanças e de configurações e objetiva manter informações úteis no catálogo de serviços para torná-las disponíveis aos clientes de TI.

Com relação ao gerenciamento de serviços com ITIL v3, assinale a opção correta.

  • A. A transição de serviços fornece orientações de gerenciamento da complexidade relacionada às mudanças de serviços em processos como gestão de mudanças, de catálogos e de níveis de serviço.
  • B. A organização poderá prover os serviços contratados de prateleira e os serviços descontinuados.
  • C. O estágio de operação de serviços abrange a gestão de incidentes, que requer a análise das causas básicas para o planejamento de ações preventivas que favoreçam o restabelecimento tempestivo dos serviços.
  • D. No estágio de operação de serviços, é necessário estabelecerem-se acordos de nível operacional com provedores externos para que sejam atingidos os níveis de serviços negociados com clientes e usuários.
  • E. O estágio estratégia de serviços orienta as políticas e os processos de gerenciamento de serviços a serem implementados como ativos estratégicos no ciclo de vida do serviço.
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